Imagem do movimento -

Imagem do movimento -

Ambicionamos chegar em 2030 com 1.000 empresas com programas estruturantes de saúde mental, impactando 10 milhões de trabalhadores com essas iniciativas.

Icone do movimento -
Imagem do O que é o movimento?

O que é o movimento?

O Movimento Mente em Foco é uma iniciativa do Pacto Global da ONU no Brasil, idealizado pela InPress Porter Novelli, parceria da Falconi Consultores S/A e chancela da Sociedade Brasileira de Psicologia. A iniciativa convida empresas e organizações brasileiras a agir em benefício de seus colaboradores(as) e da sociedade como um todo no combate ao estigma e ao preconceito social ao redor da saúde mental. O movimento traz para o centro das decisões das empresas a pauta da saúde mental, estimula a discussão sobre o tema, estabelece ações concretas e de suporte as empresas a fim de contribuir para a criação de ambientes de trabalho saudáveis. O objetivo é que a saúde mental seja tratada não apenas como uma medida emergencial, mas, de forma preventiva e humanizada, como um tema perene e que faça parte da estratégia de negócio das companhias – um avanço no ODS 3 (Saúde e Bem-Estar).

Assista ao vídeo teaser

Movimento Mente em Foco

O QUE QUEREMOS
Compromissos das Empresas

As empresas que se tornarem signatárias do Movimento firmam o compromisso de:

Ter um profissional de referência para aconselhamento e atendimento;

Oferecer orientação e manejo de crises; Garantir a avaliação permanente dos colaboradores;

Manter gestores engajados, com capacitação para atuar em relação ao tema e orientação sobre as melhores condutas, sendo agentes de transformação;

Criar um programa antiestigma: promover debates abertos e intervenções em grupo com assuntos que busquem reduzir o estigma relacionado ao sofrimento psíquico, inserindo-o como pauta permanente na organização;

Promover ações de incentivo à saúde mental: campanhas e iniciativas para incentivar práticas culturais, esportivas, de nutrição, bem-estar, educação, entre outras, a partir de demandas identificadas.

Como trabalhamos

Trazendo a força e a credibilidade do Pacto Global Global da ONU no Brasil, queremos engajar empresas que buscam construir ambientes de trabalho saudáveis, que além de assumir um compromisso público, realizam ações concretas e as monitoram através de indicadores específicos. Trabalhamos para que as empresas e parceiros encontrem no Movimento as ferramentas e capacidades necessárias para desenvolverem projetos estruturados e impactar positivamente seus colaboradores(as) promovendo saúde mental e bem-estar. Que encontrem o ecossistema mais completo e potente para questões relacionadas a Saúde Mental e os especialistas e empresas mais influentes no tema para apoiá-las nesta jornada.

Engajamento da alta liderança: engajamento nos eventos do Movimento
Visibilidade: divulgação da marca como parte integrante no hotsite do Movimento
Construção de capacidades:
1. Produção de conteúdos (workshops, fóruns, guias)
2. Comunidade Mente em Foco
3. Toolkits
4. Informe

Engajamento da alta liderança: engajamento nos eventos do Movimento e espaço de fala no CEO Roundtable
Visibilidade: divulgação da marca como parte integrante no hotsite do Movimento
Construção de capacidades:
1. Mentorias de gestão estratégica para desenho/reavaliação de projeto
2. Mentorias de comunicação para incorporação dos objetivos do projeto na estratégia da empresa
3. Workshop para alta liderança
4. Workshop incompany

Além de assinarem os compromissos, podem participar dos movimentos como apoiador insitucional mediante formalização (acordo de cooperação ou termo de parceria).

PRINCIPAIS

Números

Icone do item de compromisso com o numero de 73

73

empresas que aderiram
Icone do item de compromisso com o numero de 09

09

entidades não empresariais
Icone do item de compromisso com o numero de 01

01

empresa embaixadora

Monitoramento

O monitoramento do movimento se dará por meio de dois processos do Pacto Global da ONU no Brasil:

Observatório 2030: através de dados públicos e relatórios de sustentabilidade;

Formulário anual auto declaratório do Mente em Foco com os indicadores de cada compromisso assumido. Para mais detalhes e acesso aos principais indicadores, consulte o FAQ;

Comitê Consultivo


Empresa Embaixadora

Comitê Executivo

Parceira Estratégica

Formas de Engajamento

Empresa Comprometida:
● Empresas que queiram atingir coletivamente a ambição do Movimento Mente em Foco, participando da jornada Freemium.

Empresa Embaixadora:
● Empresas pioneiras e comprometidas que tem interesse em ser protagonistas no avanço do ODS 3 – Saúde e Bem-estar no país, com contrapartidas especiais.

Governos:
● Organizações do poder executivo, legislativo e judiciário, agências reguladoras, ministério público e demais instituições governamentais podem aderir ao Movimento, apoiando na implementação das ações, por meio de:
● – Termo de Apoio Institucional (apoio ao Movimento dando visibilidade para suas ações e outras trocas de conteúdo e engajamento). Caso tenha interesse em ser uma parceira estratégica do Movimento, nos escreva contando como gostaria de apoiar e para uma avaliação de afinidade de projeto.

Organizações Apoiadoras:
● Organizações do Terceiro Setor, Fundações, Associações de Classe, Autarquias, e demais instituições não empresariais podem aderir ao Movimento, assumindo o compromisso e apoiando na implementação das ações, tornando-se parceira estratégica, por meio de:
● Apoio Institucional (apoio ao Movimento dando visibilidade para suas ações e outras trocas de conteúdo e engajamento). Caso tenha interesse em ser uma parceira estratégica do Movimento, nos escreva contando como gostaria de apoiar para uma avaliação de afinidade de projeto.
● Cooperação Técnica (grupos de trabalho técnico; elencar projetos práticos para divulgação no movimento, esses projetos passarão por uma avaliação.

Como aderir

Inscreva-se para receber mais informações.

Importante: É necessário ser empresa participante do Pacto Global da ONU no Brasil para aderir ao movimento.

Cadastro de interesse

Se a sua empresa já é participante do Pacto Global, entre em contato para saber como aderir ao Movimento Mente em Foco:

Outros Movimentos