Imagem do movimento - AMBIÇÃO <br> 2030

AMBIÇÃO
2030

1.500 empresas comprometidas com o Elas Lideram 2030 +11.000 mulheres em posição de alta liderança

Icone do movimento - AMBIÇÃO <br> 2030
Imagem do O que é o movimento?

O que é o movimento?

O Movimento Elas Lideram 2030 é uma iniciativa do Pacto Global da ONU Brasil em parceria com outras instituições parceiras com a ambição de ter 1500 empresas comprometidas com a paridade de gênero na alta liderança até 2030.

O QUE QUEREMOS

Compromissos das Empresas

Icone do item de compromisso com o numero de 30%

30%

de mulheres em cargo de alta liderança até 2025.
Icone do item de compromisso com o numero de 50%

50%

de mulheres em cargo de alta liderança até 2030.
Imagem do Principais números

Principais números

05
Empresas
Embaixadoras

114
Empresas
Comprometidas

11
Parceiras
Estratégicas

Como trabalhamos

Trazendo a força e a credibilidade do Pacto Global e de ONU Mulheres, queremos aglutinar outras iniciativas, para que as empresas, não apenas assumam um compromisso público, com metas concretas e indicadores específicos, mas também encontrem no Movimento as ferramentas e capacidades necessárias para desenvolverem essas metas e irem além. Que encontrem um ecossistema completo e potente para questões de gênero e as especialistas mais influentes no tema para apoiá-las nesta jornada.

 

Compromisso das empresas com os
Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs)

Conheça a cartilha ou acesse o site dos Princípios de Empoderamento das Mulheres e saiba como a sua empresa pode se tornar signatária.

PILARES DE ATUAÇÃO

 

Engajamento Da Alta Liderança

Construção De Capacidades Jornada de Conhecimento 

Movimento E Compartilhamento De Boas Práticas E Resultados De Impacto 

Premiação E Visibilidade

Comitê Consultivo


São 12 encontros (entre lives e workshops) na jornada free, além de plantões mensais de dúvidas e mentorias em grupo. As empresas terão, ainda, a possibilidade de adquirir produtos premium in company e estratégicos, incluindo o desenvolvimento e participação da RBPG em um comitê estratégico da organização para as questões de gênero (ou D&I).

Além da construção de capacidades e acompanhamento de metas, o Elas Lideram 2030 conta com o engajamento da alta liderança em eventos de alto nível, produção de pesquisas e materiais de apoio para o setor privado, culminando com o Prêmio WEPs, por meio da aliança com ONU Mulheres, nossa sócia nesta iniciativa.

Participação aberta para todas as empresas do movimento (assinantes do compromisso).
– Direitos Humanos e a lgualdade de gênero nos negócios (dados, tendências e previsões).
– Mulheres: interesecções e atravessamentos na experiências das mulheres no mercado de trabalho.
– A equidade como pilar estratégico do negócio e o papel do setor privado.
– Os Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs): uma plataforma de ação pela Igualdade
– Diagnóstico de lacunas de gênero: mapear e priorizar para avançar.
– Engajando aliados: o papel dos homens na Igualdade de gênero.

Participação fechada para empresas que desejam avançar.
– Como mapear dados qualitativos e quantitativos: censo, demografia, clima e outros dados para um plano de ação Sustentável.
– Atração, Retenção e Promoção: gestão sensível a gênero.
– Desenvolvimento de lideranças e cultura: vieses inconscientes e mudanças de paradigma.
– Transversalização de gênero: uma questão metodológica e cultural.
– Monitoramento e Avaliação de Resultados e a sustentabilidade dos avanços.
– 2 Workshops Extras (temas variados).
– Mentoria em grupo e plantão de dúvidas mensal.

Além de assinarem os compromissos, podem participar dos movimentos como apoiador insitucional mediante formalização (acordo de cooperação ou termo de parceria).

Empresas Embaixadoras

Parceiras estratégicas

Formas de Engajamento

Empresa Comprometida:
● Empresas que queiram atingir coletivamente a ambição do Movimento Elas Lideram, participando da jornada Freemium.

Empresa Embaixadora:
● Empresas que tenham interesse em ser protagonista no avanço do ODS 5 no país, com contrapartidas especiais.

Governos:
● Organizações do poder executivo, legislativo e judiciário, agências reguladoras, ministério público e demais instituições governamentais podem aderir ao Movimento, apoiando na implementação das ações, por meio de:
● Apoio Institucional (apoio ao Movimento dando visibilidade para suas ações e outras trocas de conteúdo e engajamento). Caso tenha interesse em ser uma parceira estratégica do Movimento, nos escreva contando como gostaria de apoiar e para uma avaliação de afinidade de projeto.

Organizações Apoiadoras:
● Organizações do Terceiro Setor, Fundações, Associações de Classe, Autarquias, e demais instituições não empresariais podem aderir ao Movimento, assumindo o compromisso e apoiando na implementação das ações, tornando-se parceira estratégica, por meio de:
● Apoio Institucional (apoio ao Movimento dando visibilidade para suas ações e outras trocas de conteúdo e engajamento). Caso tenha interesse em ser uma parceira estratégica do Movimento, nos escreva contando como gostaria de apoiar para uma avaliação de afinidade de projeto.
● Cooperação Técnica (grupos de trabalho técnico; elencar projetos práticos para divulgação no movimento, esses projetos passarão por uma avaliação.

Como aderir

Inscreva-se para receber mais informações.

Importante: É necessário ser empresa participante do Pacto Global da ONU no Brasil para aderir ao movimento.

Cadastro de interesse

Se a sua empresa já é participante do Pacto Global, entre em contato para saber como aderir ao Movimento Elas Lideram:

Dúvidas Frequentes

O Movimento Elas Lideram 2030, realizado em parceria com ONU Mulheres e apoio de diversas instituições atuantes em prol da igualdade de gênero, foca na aceleração da paridade de gênero, tendo como ambição ter 1.500 empresas comprometidas com a paridade de gênero na alta liderança até 2030.

A RBPG considera como alta liderança, posições de Diretoria e acima. Casos especiais poderão ser analisados, quando a estrutura hierárquica da empresa for muito grande, para que se considerem também gerências seniors. Para isso, a empresa deverá submeter a carta compromisso, apresentando a organização hierárquica de sua estrutura e justificando o pedido de exceção.

O movimento tem como ambição coletiva ter 1.500 empresas comprometidas com a paridade de gênero na alta liderança até 2030, incluindo, neste mesmo período, pelo menos 11.000 mulheres em posições de alta liderança e 150 lideranças seniores engajadas com o Movimento e influenciando ativamente seus pares.

Para se engajar as empresas devem assinar uma carta se comprometendo com a Rede Brasil do Pacto Global a:
  • 30% de mulheres em cargo de alta liderança até 2025;
  • 50% de mulheres em cargo de alta liderança até 2030.

Há duas formas de aderir ao Movimento:
  • Como Empresa Comprometida: Avalie a proposta do movimento e defina em qual jornada participará FREE (gratuita) ou PREMIUM (valores variam – consulte a gestão do Movimento para mais informações); assine a carta compromisso e envie para movimento.elaslideram@pactoglobal.org.br
  • Como Empresa Embaixadora: Caso tenha interesse em ser protagonista no ODS 5, avalie ser uma Empresa Embaixadora, com contrapartidas especiais. Entre em contato com movimento.elaslideram@pactoglobal.org.br
Importante: É necessário ser empresa participante da Rede Brasil do Pacto Global para aderir ao movimento e é fortemente recomendado que a empresa seja signatária dos WEPs, para saber como: www.weps.org e incluir o email setorprivado@unwomen.org

Outros Movimentos