Imagem do movimento -

Imagem do movimento -

Icone do movimento -
Imagem do O que é o movimento?

O que é o movimento?

O Movimento + Água é um engajamento empresarial coletivo para que juntos possamos alcançar objetivos centrais nas agendas de segurança hídrica e acesso ao saneamento básico no Brasil. Queremos impactar a vida de 100 milhões de pessoas no país a partir das ações coletivas acerca do ODS 6.

Segurança hídrica é a capacidade da população ter acesso sustentável à água em quantidade e qualidade adequadas para a manutenção da vida e do bem-estar humano, garantindo o desenvolvimento das atividades econômicas, garantindo a proteção contra doenças de veiculação hídrica e desastres associadas à água, bem como a preservação dos ecossistemas.

Mais do que um posicionamento público, o Movimento +Água propõe uma jornada conjunta por transparência e ações coletivas, defendendo a definição de metas como uma maneira poderosa de impulsionar as empresas com vantagem competitiva na transformação da sociedade para a universalização do saneamento e a segurança hídrica no país, avançando no ODS 6 – Água Potável e Saneamento.

Icone 1 do O que é o movimento?
Icone 2 do O que é o movimento?

O QUE QUEREMOS

Compromissos Coletivos

Icone do item de compromisso com o numero de 99%

99%

de pessoas com acesso à água potável segura até 2033.
Icone do item de compromisso com o numero de 90%

90%

de esgoto coletado e tratado até 2033.
Icone do item de compromisso com o numero de 50%

50%

de reflorestamento das áreas críticas que auxiliam na produção natural de água até 2030.
Icone do item de compromisso com o numero de 25%

25%

de aumento na eficiência do uso da água nos processos produtivos (com base em 2010), assegurando retiradas menores e sustentáveis de recursos hídricos da natureza.
Imagem do Principais números

Principais números

46
Empresas
Comprometidas

14
Organizações
Apoiadoras

0
Governos

Como vamos trabalhar

Trazendo a força e a credibilidade do Pacto Global da ONU - Rede Brasil, ambicionamos impactar a vida de mais de 100 milhões de pessoas, alcançando a universalização do saneamento e a segurança hídrica no país, por meio de compromissos públicos, ações coletivas, compartilhamento de conhecimento, engajamento das lideranças e colaboradores. Para as empresas, há Jornadas (Free ou Premium) oferecidas para avançar no cumprimento dos objetivos até 2030, que vão desde compartilhamento de boas práticas, engajamento com alta liderança, envolvimento com a cadeia de valor à construção de soluções coletivas para os desafios colocados.

Pilares de Atuação

 

Construção De Conhecimento

 

Monitoramento do ODS 6 Painel Mov+Água 

Clique aqui e acesse o painel 

ODS 6 Pelos Estados: Avanço Regional

Veja o vídeo do evento 2023

Premiação Guardiões da Água

 

 

Comitê Consultivo


Monitoramento

O monitoramento se dará por meio de três ferramentas do Pacto Global:

  • Observatório 2030: através de dados públicos e relatórios de sustentabilidade;
  • Painel Digital e Premiação Anual: através de inscrições de melhores práticas;
  • Formulário anual auto declaratório do Mov+Água com os indicadores de cada compromisso assumido

    Para mais detalhes e acesso aos principais indicadores, consulte o FAQ.

  • Empresas Embaixadoras

    Formas de Engajamento

    Empresa Comprometida:

  • Empresas que queiram atingir coletivamente a ambição do Movimento +Água, participando da jornada Free.

    Empresa Embaixadora:

  • Empresas que tenham interesse em ser protagonista no avanço do ODS 6 no país, com contrapartidas especiais, além do acesso à jornada premium.

    Empresa Premium:

  • Empresas que queiram atingir coletivamente a ambição do Movimento +Água, com acesso a trilha de capacitação com foco na gestão eficaz de riscos hídricos ou apoio para criação de diagnóstico sobre situação do saneamento básico em regiões socioeconomicamente vulneráveis com treinamento para stakeholders da empresa.

  • Workshops, conteúdos e eventos para apoio técnico e avanço das empresas nos temas de água e saneamento para alcançar os compromissos do Movimento.

    • Acesso à Trilha de capacitação com foco na gestão eficaz de riscos hídricos;
    • Apoio para criação de diagnóstico sobre situação do saneamento básico em regiões socioeconomicamente vulneráveis com treinamento para stakeholders da empresa

    Projetos do Movimento +Água

    Coalizão Brasileira pela Resiliência Hídrica

    Essa iniciativa no Brasil integra o Movimento + Água e dialoga com a ambição do projeto Water Resilience Coalition do CEO Water Mandate do Pacto Global da ONU, de garantir projetos de impacto em Bacias Hidrográficas sob estresse hídrico. Os principais objetivos são segurança Hídrica das bacias hidrográficas nacionais, regionalizando as ações coletivas nos biomas brasileiros, por meio das ações de conservação, preservação e reflorestamento, e de soluções para o abastecimento de água e esgotamento sanitário, quando necessárias e viáveis. Por meio dessas ações, o projeto também prevê, dentre inúmeros impactos, auxiliar na preservação da biodiversidade local das espécies de cada região.   

     

    Banco de Soluções Hídricas

    É uma ferramenta dinâmica para expor e promover, sem fins comerciais, soluções hídricas a partir de tecnologias usadas em projetos empresariais com foco em eficiência, resiliência hídrica e acesso ao saneamento. A partir do Banco, é possível compreender como as tecnologias são empregadas nos projetos e quais os resultados atingidos que visam impacto socioambiental.   

     

    Trilha de Riscos Hídricos

    A Trilha é concebida como um diagnóstico profundo da situação atual da empresa, análise de riscos e proposições de melhorias. Seu principal propósito é mostrar para as empresas o que falta para otimizar sua gestão hídrica. A trilha não só ajuda a minimizar os impactos negativos dos riscos hídricos, mas também promove uma abordagem preventiva e adaptativa, capacitando as organizações a lidarem eficazmente com desafios presentes e futuros relacionados à água.  

    Como aderir

    Inscreva-se para receber mais informações.Importante: É necessário ser empresa participante do Pacto Global da ONU - Rede Brasil para aderir ao movimento.

    Dúvidas Frequentes

    O Movimento +Água é uma iniciativa do Pacto Global da ONU no Brasil para aceleração da universalização do saneamento e segurança hídrica do Brasil, e tem a ambição de impactar a vida de mais de 100 milhões de pessoas.Mais do que um posicionamento público, o Movimento +Água propõe uma jornada conjunta por maior controle, transparência e ações coletivas, defendendo a definição de metas como uma maneira poderosa de impulsionar as empresas com vantagem competitiva na transformação da sociedade para a universalização do saneamento e a segurança hídrica no país, avançando no ODS 6 – Água Potável e Saneamento. A iniciativa é uma colaboração entre Pacto Global da ONU no Brasil, Instituto Trata Brasil, Ordem dos Advogados do Brasil Conselho Federal (OAB), The Nature Conservancy Brasil (TNC), Water.org, Water Resilience Coalition e Fundación Avina.

    Ambicionamos impactar a vida de mais de 100 milhões de pessoas, alcançando a universalização do saneamento e a segurança hídrica no país.

    O movimento +Água possui abrangência nacional, sendo que desdobramentos internacionais e transfronteiriços serão considerados positivos no compartilhamento de cases, mas não serão o foco do acompanhamento do movimento.

    Há duas formas de aderir ao Movimento +Água:
    • Como Empresa Participante: Avalie a proposta do movimento e defina em qual jornada participará FREE (gratuita) ou PREMIUM (cota no valor de R$ 50mil – pagamento via contrato de patrocínio); assine a carta compromisso e envie para agua@pactoglobal.org.br
    • Como Empresa Embaixadora: Caso tenha interesse em ser protagonista no ODS6, avalie ser uma Empresa Embaixadora, com contrapartidas especiais (cota no valor de R$ 250mil/ano, com pagamento via contrato de patrocínio). Entre em contato com agua@pactoglobal.org.br
    Importante: É necessário ser empresa participante do Pacto Global da ONU no Brasil para aderir ao movimento.Organizações não empresariais também podem se engajar no movimento +Água:
    • Como Organização Não Empresarial Apoiadora: ONGs podem apoiar o movimento assinando uma carta de apoio institucional ao Movimento +Água, podendo colaborar com apoio institucional, grupos de trabalho técnico, elencar projetos práticos para divulgação no movimento (esses projetos passarão por uma avaliação do Comitê Executivo).
    • Como Governos: Possibilidade de engajamento em breve.

    Não. Ao aderir ao movimento +Água, a organização deverá selecionar na carta compromisso quais metas ela se comprometerá, podendo ser 1, 2 ou 3 metas. As metas são coletivas, então os números das metas devem ser atingidos coletivamente.
    1. 99% de pessoas com acesso à água potável segura até 2033.
      O compromisso está atrelado a prestação direta dos serviços pelas Utilities e/ou projetos descentralizados do setor empresarial com apoio à gestão comunitária, organizações não-governamentais e/ou construção de soluções (baseadas na natureza ou tecnologias)
    2. 90% de esgoto coletado e tratado até 2033.
      O compromisso está atrelado a prestação direta dos serviços pelas Utilities e/ou projetos descentralizados do setor empresarial com apoio à gestão comunitária, organizações não-governamentais e/ou construção de soluções (baseadas na natureza ou tecnologias)
    3. Conservação e reflorestamento de 50% das áreas críticas que auxiliam na produção natural de
      água até 2030. Ação coletiva.

      O compromisso está atrelado ao plano de manejo de bacias hidrográficas e/ou reservatórios subterrâneos, considerando ações de longo prazo.
    É possível selecionar parte das metas no momento da adesão ao movimento e posteriormente adicionar
    outras metas que possam ser aderidas pela empresa, lembrando que nossa jornada é até 2030 para a meta 3 e 2033 para as metas 1 e 2, em linha com o Novo Marco Legal do Saneamento

    Sim, a jornada coletiva pela universalização da água e saneamento prevê o apoio institucional, tecnológico e financeiro a projetos e desenvolvimento de soluções individuais por parte de empresas de outros setores que proporcione o avanço da universalização. Existe um grupo de trabalho para acompanhamento, compartilhamento e construção coletiva dentre os participantes que selecionarem estas metas especificamente.

    Não. As metas do Movimento +Água são direcionadas para ações de empresas e governos. ONGs podem
    apoiar o movimento assinando uma carta de apoio institucional ao Movimento +Água, podendo colaborar com:
    • Apoio institucional;
    • Grupos de trabalho técnico;
    • Elencar projetos práticos para divulgação no movimento (esses projetos passarão por uma avaliação
      do Comitê Executivo).
    Caso a sua ONG queira colaborar com o movimento, envie um e-mail para agua@pactoglobal.org.br

    Sim. Pequenas, médias e grandes empresas são atores fundamentais para alcançarmos coletivamente a
    universalização do saneamento e segurança hídrica do país e fazem parte da cadeia de valor de diversos
    setores, podendo reduzir a pegada hídrica de produtos e serviços.

    Para participar do Movimento, a empresa precisa ser participante do Pacto Global da ONU no Brasil ou estar
    disposta a unir-se à iniciativa (consulte se sua empresa é membro aqui).

    O Mov+Água é um desdobramento do Pacto pela Resiliência Hídrica e Energética (PRHE), no qual além de metas numéricas ofereceremos de forma gratuita para as empresas apoio técnico, direcionamento para projetos práticos, eventos, advocacy, visibilidade de cases e melhores práticas e um monitoramento de curto, médio e longo prazo até 2033. Ou seja, os princípios são os mesmos, mas o PRHE é um compromisso público empresarial que direciona ações de forma individual e o Mov+água é um passo além, com suporte nosso e de nossos parceiros para uma jornada coletiva e mais ambiciosa.

    O Movimento +Água está ancorado na Plataforma Ação pela Água do Pacto Global da ONU no Brasil, e está alinhado com as melhores práticas internacionais: Water Resilience Coalition (CEO Water Mandate/UNGC) e Race to Resilience.

    Ao apoiar ações coletivas na bacia selecionada por meio da Water Resilience Coalition (WRC), a empresa já atuará para o cumprimento da meta 3 do movimento +Água. Os projetos vinculados à WRC terão divulgação global.
    Outras ações coletivas em bacias hidrográficas também serão válidas para o cumprimento da meta 3.

    O Pacto apoiará as ações coletivas de três formas:
    • Mosaico de projetos práticas em cada região do Brasil, sendo projetos de autoria do próprio Pacto ou de parceiros;
    • Grupos de trabalho para os compromissos assumidos: 1 – Universalização do Saneamento e 2 - Resiliência Hídrica;
    • Painel digital com visibilidade da presença de empresas por bacia hidrográfica.

    O Movimento +Água atuará da seguinte forma:
    • Construção de Conhecimento – Jornada Freemium: Acesso a uma trilha de progresso com atividades,
      workshops, conteúdos e projetos práticos em todas as regiões do Brasil e avanço conjunto das
      empresas na temática da água para atingimento dos compromissos do movimento, junto a um
      mosaico de projetos e oportunidades práticas para empresas;
    • Monitoramento – Painel digital: Através de painel público digital automatizado, medindo o impacto
      das empresas e do setor público nas bacias e estados, destacando as melhores práticas do mercado
      com geolocalização e logo das empresas por bacia hidrográfica e estado;
    • ODS 6 pelos estados – Avanço regional: Fomentar o avanço do ODS 6 e da agenda 2030 nas políticas
      públicas de saneamento e gestão hídrica dos estados brasileiros através dos HUB ODS da RBPG,
      trazendo para o diálogo entidades de relevância regional dos setores público, privado e ONGs;
    • Premiação – Visibilidade: Encorajar compromissos públicos com o ODS 6 e premiar as melhores
      práticas anualmente nas categorias Saneamento, Indústria, Agropecuária, Serviços e StartUps a partir
      de 2023.
    O progresso das empresas será apoiado pelos pilares do movimento e grupos de trabalho até 2030/2033.

    Todas as empresas membro do Pacto Global da ONU no Brasil podem participar do movimento
    gratuitamente. Haverá custo extra caso queira participar da Jornada Premium ou ser Empresa Embaixadora.

    O objetivo da Jornada Freemium é acelerar conhecimento, competência e planejamento para a entrega dos compromissos.Na Jornada Free (gratuita), a participação é aberta para todas as empresas do movimento (empresas
    assinantes do compromisso), e estão incluídas as atividades abaixo:
    • Jornada corporativa da água aplicada ao movimento (conteúdos orientativos);
    • Eventos abertos;
    • Inscrição anual de cases que serão avaliados e podem vir a ser premiados e fazer parte do painel
      digital e de publicações.
    Na Jornada Preemium (com contrapartidas especiais), a participação é fechada para as empresas que
    quiserem avançar ainda mais. Além das atividades da Jornada Free, estão contidas na jornada Preemium:
    • Engajamento da alta liderança – Atividades e participação (fala do CEO) em um dos eventos nos HUB
    • ODS para fomento do avanço do ODS 6 regionalmente;
    • Logo da empresa no painel digital com geolocalização por bacia;
    • Destaque de boas práticas no painel digital e publicações, após avaliação;
    • Materiais de comunicação externa personalizados.

    A diferença principal é o tipo de atividade disponível a ser realizada de acordo com o recurso financeiro
    aportado.
    • Na adesão Free, a empresa poderá participar da jornada de construção de conhecimento com
      workshops, conteúdos e eventos para apoio técnico e avanço conjunto das empresas na temática da
      água para atingimento dos compromissos do movimento.
    • Na adesão Premium, além da jornada de construção de conhecimento, a empresa participará de ações
      mais específicas para avanço das metas, com engajamento da alta liderança, conteúdos exclusivos
      para aplicação prática, visibilidade no painel digital, etc.
    • Na adesão de Empresa Embaixadora, a empresa atuará como protagonista do ODS6, havendo
      oportunidades de engajamento especiais, sendo uma delas a participação no Conselho Consultivo do mov+água, junto com o Pacto Global e grandes referências no tema. Caso tenha interesse em ser
    • empresa Embaixadora, entre em contato com agua@pactoglobal.org.br para agendar uma reunião de apresentação da proposta.

    O Mov+Água tem duração até 2033. O compromisso assumido via carta assinada pelo/a CEO da empresa tem validade de 2 anos, sendo renovada automaticamente.
    Temos um olhar de médio/longo prazo devido à complexidade do desafio nacional proposto pelo ODS 6,
    assim como o alinhamento com a Agenda 2030 e o Novo Marco Legal do Saneamento.

    Todas as empresas participantes são solicitadas a nomear dois representantes (um representante principal
    e um suplente) para participar ativamente do movimento. Isso inclui participação em oficinas,
    acompanhamento de sessões online e coordenação junto aos colegas em toda a organização para promover a mudança efetiva na empresa. Espera-se que ao menos um/a representante participe das sessões em grupo, podendo ser da área de sustentabilidade, meio ambiente, operação, engenharia, financeiro da empresa, ou outra que julgarem importante.Além dos/as representantes mencionados acima, todas as empresas participantes devem nomear um
    contato de nível executivo para acompanhar o desenvolvimento do Mov+Água, dar suporte aos
    representantes da empresa quando necessário e representar a organização em eventos de alto nível que
    façam parte ou estejam relacionados ao movimento. O representante de nível executivo deve ter uma linha direta de comunicação com o/a CEO (por exemplo, Membro do C-Suite ou Conselho). O/a CEO da empresa também pode decidir assumir o papel de representante de nível executivo do movimento.

    O monitoramento se dará por meio de três ferramentas do Pacto Global:
    • Observatório 2030: através de dados públicos e relatórios de sustentabilidade;
    • Painel Digital e Premiação Anual: através de inscrições de melhores práticas;
    • Formulário anual auto declaratório do mov+água com os indicadores de cada compromisso
      assumido – esses dados só serão públicos de forma individualizada com consentimento da empresa, caso contrário farão parte de dados consolidados.

    Os principais indicadores do Mov+Água são:
    • Há integração do ODS6 - Água Potável e Saneamento na estratégia de negócios e de gestão da
      organização?
    • A organização comunicou interna e externamente seu compromisso público com o ODS6, o
      Movimento +Água e as metas escolhidas?
    • A sua organização implementa projetos descentralizados relacionados às metas 1 e/ou 2?
    • Sobre o acesso à água potável em todo o seu território de atuação, informe o percentual de pessoas
      atendidas com acesso à água potável, o número da população total atendida e o número da população
      total do seu território de atuação. (pergunta exclusiva para companhias de saneamento)
    • Sobre perdas de água em todo o seu território de atuação, informe o percentual de perdas de água
      nos sistemas de distribuição na operação. (pergunta exclusiva para companhias de saneamento)
    • Sobre a coleta de esgoto em todo o seu território de atuação, informe o percentual de pessoas
      atendidas com acesso à coleta de esgoto, o número da população total atendida e o número da
      população total do seu território de atuação. (pergunta exclusiva para companhias de saneamento)
    • Sobre o tratamento de esgoto em todo o seu território de atuação, informe o percentual de volume
      de esgoto tratado, o número da população total atendida e o número da população total do seu
      território de atuação. (pergunta exclusiva para companhias de saneamento)
    • A sua organização realiza a medição e monitoramento da quantidade de água utilizada nos processos
      (volume de água captado, descartado, consumido)?
    • Qual percentual de redução de volume total de água captada em relação ao ano anterior?
    • Qual volume total reduzido de água captada em relação ao ano anterior?
    • Qual o volume total de água consumida em áreas com estresse hídrico (o estresse hídrico se refere à
      capacidade de atender, ou não, demanda. Pode-se referir à disponibilidade, qualidade ou acessibilidade e cuja mensuração pode ocorrer utilizando diferentes metodologias. Considerar a metodologia utilizada pela organização)?
    • A empresa reporta ao CDP Segurança Hídrica? (Trata-se de um questionário para empresas. É um
      instrumento de disclosure das principais informações da companhia em relação à aspectos gerais de
      sua gestão de recursos hídricos e que, também, apresenta vínculos com os padrões de reporte do
      GRI).
    • Há o engajamento com fornecedores com impacto significativo relacionados à água? (Uma empresa
      tem impacto na qualidade e na disponibilidade de água não apenas mediante suas operações diretas, como também de sua cadeia de valor. Desse modo, busca-se avaliar se há um trabalho conjunto para que a companhia possa gerir os recursos hídricos como um recurso compartilhado e considerando as necessidades de todos os usuários de suas localidades de captação, consumo e descarte). Se sim, explique brevemente como é realizado.
    • Há a mensuração de risco de escassez hídrica? (A UN Water define a escassez hídrica como a
      indisponibilidade física do recurso ou a impossibilidade de acesso devido a falhas institucionais de
      garantir o abastecimento regular e de qualidade. Diante disso, o indicador avalia se a operação das
      empresas integra o risco da escassez hídrica nos pilares: quantidade, qualidade e acesso à água).
    • Há operação ativa localizada em bacias com estresse hídrico?
    • Quais bacias hidrográficas onde a organização possui atuação foram priorizadas para recuperação e
      proteção hídrica?
    • A organização possui projetos para proteção e/ou reflorestamento de bacias sob estresse hídrico?
    • A organização participa de ações coletivas para proteção e reflorestamento de bacias sob estresse
      hídrico?
    • A sua organização possui outros projetos para resiliência hídrica que não são relacionados a
      conservação e reflorestamento (soluções baseadas na natureza)? (ex. infraestrutura cinza).

    A jornada contará com atividades orientadoras sugeridas para apoiar as empresas de setores diferentes em atividades internas e externas/coletivas para chegarmos juntos com a meta cumprida em 2033,
    considerando:
    • Formulário de maturidade por tema e por setor, apoiando na definição da trilha a ser seguida pela
      empresa;
    • Cartilha com as etapas e atividades de curto, médio e longo prazo, considerando as metas e agenda
      do movimento;
    • Conteúdos orientativos e mosaico de projetos práticos para cada etapa da jornada.
    Caso sua empresa já execute as ações propostas isso será considerado de forma positiva no monitoramento, não vamos reinventar ou sobrepor projetos existentes, mesmo que com outros parceiros.A cartilha será entregue digitalmente para as empresas participantes do movimento.

    A orientação aqui é a empresa priorizar as bacias em estresse hídrico em que está localizada, identificando as áreas de cabeceira/nascentes – na jornada de construção do conhecimento damos um passo a passo, além de ferramentas para apoiar nessa identificação para as empresas que ainda não trabalham com este viés de risco hídrico – além do próprio grupo de trabalho (GT 2 – Resiliência Hídrica) que possui profissionais de diversas instituições para apoiar nas dúvidas mais técnicas que forem surgindo ao longo do caminho. Lembrando que os 50% são uma meta coletiva, queremos escalar iniciativas individuais para aumentar o impacto nessas áreas.

    Para a modalidade Empresa Embaixadora e Premium, o pagamento se dará por meio da assinatura de
    contrato de patrocínio e emissão de recibo.Em ambos os casos, preferiremos utilizar o modelo padrão de contratos do Pacto já adaptados para o formato do Movimento +Água

    A adesão ao movimento é gratuita para participantes do Pacto, que tem acesso à “jornada free”. Caso tenha interesse na jornada premium, com as contrapartidas citadas no documento, o valor é 50 mil reais.

    Basta enviar uma carta assinada pelo CEO sinalizando o cancelamento da adesão ao Movimento +Água, para o e-mail agua@pactoglobal.org.br .
    Ainda tem dúvidas?
    Fale com nossa equipe através do agua@pactoglobal.org.br

    Outros Movimentos