Alinhada aos padrões de reporte já existentes, como o GRI e o CDP, a CoP tem como objetivo auxiliar as empresas em seus processos de gestão de indicadores de sustentabilidade, enquanto aumentam a transparência de informações para quem possa interessar.

Os materiais de apoio irão ajudar a extrair o máximo de informações de seus resultados para a CoP: 

Acompanhe aqui os modelos dos questionários que deverão ser preenchidos a partir de 2024: 

Guia do Questionário

Questionário CoP 2024

  

 



Quando devo enviar minha CoP?

Todas as empresas devem enviar a CoP no período de envio universal entre de março e junho, com informações referentes ao ano anterior. Entretanto, no ano de 2024 o envio se iniciará em 01 abril e irá até 31de julho. Para acessar o sistema, é necessário que a pessoa seja ponto de contato da empresa no Pacto Global, tendo cadastro na área restrita do nosso site: https://unglobalcompact.org/login 

Se eu enviei em 2023, preciso enviar em 2024?
Sim, a CoP é um requisito anual.

Se entrei este ano, preciso preencher a CoP no ano que vem?
Todos os novos participantes precisarão enviar a CoP após sua adesão, mesmo que tenha feito a adesão no ano em que a CoP está em curso. Caso sua empresa tenha aderido ao Pacto Global há menos de 6 meses da data de envio da CoP, ela poderá optar por deixar as respostas da primeira CoP no “modo privado”, sendo acessível apenas para os funcionários do Pacto Global da ONU. 



Quais dados devo usar para o CoP?

Solicitamos que você relate usando dados mais recentes dos últimos doze meses. Esse processo de coleta de dados deverá ter sido feito nos doze meses anteriores à apresentação da CoP. Por exemplo, se sua empresa encerrar seu processo de coleta de dados em julho de 2023, ela poderá usar esses dados para concluir sua CoP de 2024. 

Ainda podemos relatar com base em nosso ano fiscal? Qual dados devemos utilizar?
As empresas devem utilizar os dados mais recente, coletados no ano anterior. 

 



Por que precisamos fazer isso se já temos o CEO fazendo uma declaração no relatório anual/relatório de sustentabilidade etc. Podemos usar isso em vez da declaração?

Relatórios, como um relatório de sustentabilidade, não são uma exigência da nova CoP (e sua inclusão como anexo é opcional e não substitui o ao preenchimento do formulário). Você precisará preencher a declaração do CEO na plataforma digital para atender ao requisito.

É possível assinar em nome do CEO?
im, é possível. Entendemos que a pessoa preenchendo a CoP está autorizada a fazer o envio de todas as informações em nome da empresa, inclusive a declaração do CEO. Em todo caso, será o nome do CEO a ser apresentado publicamente na declaração do CEO no perfil da empresa. 



As subsidiárias que fazem parte de uma rede local diferente do GC precisam publicar seu próprio COP ou apenas a empresa mãe precisa publicá-lo?
Sim. As subsidiárias cuja CoP foi coberta pela controladora continuarão a ser cobertas pela CoP da controladora. Solicite a equipe do Pacto Global da ONU, por meio do email engajamento@pactoglobal.org.br, para que essa configuração seja feita. 



Haverá um elemento de pontuação?
O Pacto Global da ONU não pontuará as respostas da CoP nem classificará as empresas com base em suas respostas. 

Em seu FAQ você diz que a UNGC não desenvolverá ranking de pontuação, mas você diz que é possível a empresa ver o painel de dados (por setor ou geografia). Então, que tipo de informação sobre outras empresas veremos? Como será nosso feedback do UNGC?
Planejamos mostrar um subconjunto de perguntas, onde um participante poderá visualizar suas respostas em relação a conjuntos de pares agregados por setor, geografia e tamanho da empresa. Eles não poderão destacar um par específico em relação aos dados agregados (no entanto, todas as respostas individuais de cada empresa podem ser acessadas no perfil público da empresa no site do Pacto Global da ONU). 

 


A outra preocupação que tenho e talvez precise entrar na decisão das empresas de participar é que é mais um questionário de 75 perguntas a ser preenchido e durante o tempo de relatório de sustentabilidade.
A nova CoP é um relatório especificamente adaptado aos Dez Princípios do Pacto Global e foi projetada para aumentar a transparência e ajudar a impulsionar a sustentabilidade dos negócios dos participantes. Empresas que já divulgam usando padrões como GRI ou CDP já terão as informações necessárias disponíveis para preencher o questionário CoP.