Como Aderir

Ao fazer parte do Pacto Global da ONU, sua empresa irá avançar rumo aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), por meio do acesso à diretrizes, ferramentas e conteúdos do Sistema ONU que levam em consideração a realidade do setor empresarial.   

Com mais de 2 mil participantes, o Pacto Global da ONU no Brasil reúne o setor empresarial para atuar com impacto mensurável nos ODS tanto na evolução dos modelos de negócio, como na implementação de projetos de parceria. A rede local conta com o envolvimento de empresas, poder público, instituições de ensino e da sociedade civil, para gerar impactos positivos através do core business das empresas.

Ao participar do Pacto Global da ONU no Brasil, sua empresa terá acesso à:

O propósito do Pacto Global da ONU no Brasil é “Transformar as estratégias empresariais em prol do Desenvolvimento Sustentável de um Brasil que não deixa ninguém para trás”. Por isso, desenvolvemos diversos trabalhos, em variadas frentes, a fim de contemplar o maior número de empresas e setores, impactando positivamente a sociedade e o meio ambiente.

Contudo, é importante ressaltar que o Pacto Global não é uma consultoria, pois não temos capacidade para desenvolver trabalhos individualizados para cada organização. Nós também não somos uma certificadora ou auditora ESG, pois todas as informações compartilhadas são de responsabilidade da empresa participante e não passam por verificação de nossa equipe.

O objetivo, portanto, do Pacto Global da ONU no Brasil é acelerar a jornada de sustentabilidade das empresas participantes da rede, a partir do compartilhamento de boas práticas, jornadas de capacitação e oportunidades de trocas.

Para isso, dividimos nosso trabalho em três pilares progressivos, sendo eles: conhecimento, engajamento e visibilidade.

Conheça mais sobre os benefícios de participar do Pacto Global da ONU explorando as abas ao lado.

Jornada ODS – A Jornada ODS é o primeiro passo para as empresas que entram no Pacto Global. Com duração de seis semanas, a proposta deste curso é um aprofundamento nas oportunidades de engajamento com o Pacto Global da ONU no Brasil.  A Jornada ODS conta com encontros ao vivo, envio de conteúdos e canais de interação, nos quais os participantes podem tirar dúvidas e trocar experiências. Cada empresa participante pode inscrever uma pessoa por turma da Jornada ODS, que abrem a cada três meses e não há custo adicional. 

 Academy O nosso principal aliado em conhecimento é o Academy, que é a maior plataforma de e-learning de sustentabilidade do mundo. Nela, disponibilizamos cursos gravados, que geram certificado, com conteúdos do básico ao avançado sobre os temas de sustentabilidade, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e os Princípios do Pacto Global. Os cursos são de livre acesso para todos os colaboradores das empresas participantes que têm um e-mail corporativo e não há custo adicional. Apenas empresas participantes do Pacto Global podem acessar este benefício. 

Portfólio de conhecimento – a fim de atender demandas mais especializadas, disponibilizamos um portfólio de conhecimento com cursos e palestras ao vivo, além de programas de aceleração em indicadores. Qualquer empresa pode contratar os serviços descritos no portfólio, mas há um desconto para empresas participantes do Pacto Global e membros do CORB. 

Hubs ODS – O HUB ODS é a presença estadual do Pacto Global da ONU, que cria espaços para diálogos locais sobre sustentabilidade por meio de newsletters personalizadas, encontros periódicos e workshops. Hoje, atuamos em 7 estados, sendo eles o Ceará, Pernambuco, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Amazonas, Paraná e Santa Catarina, e o objetivo é estarmos em todos os Estados até 2030. O HUB ODS é gratuito e aberto para todos, incluindo empresas que ainda não conhecem nossas iniciativas.  

 Plataformas de Ação – Espaços de encontros temáticos e compartilhamento de conhecimento, boas práticas e networking, no qual cada empresa pode escolher participar de até quatro das seis Plataformas de Ação disponíveis.  As plataformas possuem encontros a cada 3 meses, em que se debate temas relevantes para o setor privado. As plataformas são: Água e Oceano, Direitos Humanos, Clima, Contra Corrupção, Agro Sustentável e Comunicar e Engajar. Caso deseje mais informações de como participar das plataformas de ação, envie um e-mail para engajamento@pactoglobal.org.br. 

Apenas empresas participantes do Pacto Global podem acessar este benefício.  

Ambição 2030 (movimentos) – Os movimentos são compromissos públicos que as empresas assinam junto ao Pacto Global da ONU, a fim de alcançar metas de desenvolvimento sustentável até 2030. A adesão é voluntária e não há nenhum custo adicional. Quando a pessoa CEO assina um compromisso, é possível indicar duas pessoas para nossa jornada de capacitação na qual aprenderão metodologias e ferramentas para atingir a meta estabelecida. Não há restrições de quantos movimentos cada empresa pode assinar, desde que ela seja participante do Pacto Global. Para mais detalhes sobre cada um dos movimentos, acesse os links abaixo: 

  • Movimento Ambição Net Zero – propõe uma redução coletiva de emissões de gases de efeito estufa.
  • Movimento + Água – propõe a universalização de acesso a água e saneamento no Brasil, além de conservação de áreas críticas.
  • Movimento Conexão Circular – propõe a implementação de modelo circular nas empresas e o descarte correto no ciclo de vida de produtos comercializados.
  • Movimento Elas Lideram – propõe mais mulheres em cargos de alta liderança como Diretoria e C-level.
  • Movimento Raça é prioridade – propõe mais pessoas negras e indígenas em cargos de liderança nas empresas.
  • Movimento Mente em Foco – propõe o estabelecimento de programas de suporte para saúde mental dos colaboradores das empresas.
  • Movimento Salário Digno – propõe o estabelecimento de novos pisos salariais nas empresas, considerando fatores como o custo de vida local para o estabelecimento de uma vida digna.
  • Movimento Transparência 100% – propõe maior transparência de informações importantes na governança das empresas, com extensão para a cadeia de valor e interações com o setor público. 

Liderança com ImPactoO programa busca posicionar os CEOs como mobilizadores de temas de impacto ESG (Ambiental, Social e Governança) em suas empresas e no mercado, alinhando as práticas gerenciais e operacionais aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). 

As Lideranças com ImPacto são selecionadas através de inscrição das empresas, avaliadas com base em critérios de engajamento e integridade. A empresa indica o ODS em que o presidente se posicionará com mais ênfase e descreve as contribuições feitas para avançar nesse objetivo específico. A análise considera o envolvimento da empresa com o ODS, a reputação da empresa e do CEO, o engajamento com o Pacto Global da ONU no Brasil e o alinhamento com os compromissos propostos pela iniciativa.  

Apenas CEOs ou membros do Conselho de empresas participantes do Pacto Global da ONU no Brasil podem aplicar para o programa. 

CFO Coalition Iniciativa internacional do Pacto Global da ONU para repensar, a longo prazo, o papel dos CFOs de maneira sustentável e alinhada aos ODS.  Sendo assim, é uma ação que trabalha para alinhar os investimentos corporativos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). 

CFOs globais e executivos corporativos participam para colaborar com colegas, investidores, instituições financeiras e agências da ONU em desenvolver princípios, estruturas e recomendações para integrar os ODS nas finanças corporativas, além de criar um mercado para investimentos alinhados aos ODS.     

Eventos – o Pacto Global da ONU realiza regularmente eventos nacionais e internacionais, a fim de promover temas relevantes para o setor privado no país e no mundo. Para mais informações, acompanhe o link de nossa agenda. 

Comunicação de Progresso (CoP) – A CoP é um requisito obrigatório para todas as empresas participantes do Pacto Global da ONU e consiste em um compartilhamento de resultados anual sobre temas relacionados aos Dez Princípios e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Todas as empresas devem enviar a CoP no período de envio universal entre de março e junho, com informações referentes ao ano anterior. Para acessar o sistema, é necessário que a pessoa seja ponto de contato da empresa no Pacto Global, tendo cadastro na área restrita do nosso site. 

Todas as empresas participantes do Pacto Global da ONU devem enviar a CoP anualmente. Organizações não empresariais enviam a Comunicação de Engajamento (CoE) a cada dois anos. 

Para aderir ao Pacto Global da ONU no Brasil, o processo é muito simples. Siga os passos abaixo: 

  1. Preencha a Carta de Adesão utilizando o modelo 
  2. Preencha o formulário e anexe a Carta de Adesão  

Valores de anuidade: Para implementarmos as iniciativas do Pacto Global da ONU no Brasil, cobramos uma anuidade, que varia de acordo com a faixa de faturamento da empresa. Para conferir o valor de anuidade da sua empresa, basta converter o faturamento bruto da empresa no Brasil para dólares, e verificar na tabela abaixo qual é faixa de faturamento correspondente.  

Dúvidas Frequentes

Caso ainda tenha dúvidas, veja abaixo as perguntas frequentes.

Lançado em 2000 pelo então secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, o Pacto Global é um chamado para as empresas alinharem suas estratégias e operações a 10 princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção, desenvolvendo ações que contribuam para o enfrentamento dos desafios da sociedade. É hoje a maior iniciativa de sustentabilidade corporativo do mundo, com mais de 21 mil membros em mais de 70 redes locais, que abrangem 160 países.  

Como uma iniciativa global que busca impacto local, o Pacto Global tem redes em mais de 70 países, de forma a agir mais conectado a realidade do setor empresarial de cada país. O Pacto Global da ONU no Brasil conta com a terceira maior rede do mundo e a maior das Américas, com mais de 2000 participantes.  

O Pacto Global da ONU tem a sua atuação pautada por Dez Princípios Universais na área de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção. Assim, todas as iniciativas implementadas pelo Pacto Global da ONU estarão abrangidas dentro de uma dessas áreas de atuação.  No Brasil, trabalhamos mais especificamente com os temas de Água e Oceanos (ODS 6, 12 e 14), Contra a Corrupção (ODS 16), Direitos Humanos (ODS 3, 5, 8 e 10), Clima (ODS 13), Agro Sustentável (ODS 2 e 13) e Comunicação e Engajamento de Stakeholders (ODS 17), sempre trazendo um caráter de transversalidade em relação aos outros ODS.

Não, o Pacto Global é uma iniciativa empresarial baseada em princípios e ancorada nas Nações Unidas, que apoia empresas a trabalharem de forma estratégica com sustentabilidade e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).  

O Pacto Global teve sua estrutura de governança adotada pelo então Secretário-Geral da ONU Kofi Annan em 2005. A estrutura distribuí as funções de governança entre várias entidades, de forma a envolver os participantes das diversas redes e demais partes interessadas nos níveis global e local das tomadas de decisões e aconselhamento sobre questões de maior importância para sua participação no Pacto Global.O Pacto Global da ONU no Brasil integra três instâncias de governança internacional: o Conselho Regional das Redes Locais da América Latina e Caribe, o Conselho Global das Redes Locais e o Conselho Global do Pacto Global, instância máxima da organização, presidida pelo Secretário-Geral das Nações Unidas, Antônio Guterres.

No Brasil, seguimos as diretrizes estabelecidas pelo Pacto Global da ONU para manter os padrões de qualidade na governança local. A base do sistema de governança e os órgãos que a compõe estão descritos no Estatuto Social.​Atualmente, o Pacto Global da ONU no Brasil prevê, em sua estrutura, a Assembleia Geral, o Conselho de Administração (CA), a Diretoria Executiva e o Conselho Fiscal. Como órgãos auxiliares, temos o Conselho Orientador da Rede Brasil (CORB), o Comitê de Governança, o Comitê de Integridade e o Conselho Jovem.  ​

Não. Os ODS são uma agenda multisetorial que pode ser trabalhada de maneira independente por sociedade civil, empresas e governos. O Pacto Global apoia o setor empresarial com ferramentas, conteúdos e diretrizes para facilitar a integração do ODS em suas estratégias de negócios.  

Para fazer parte da nossa rede, existe uma contribuição anual que apoia com a manutenção das diferentes iniciativas implementadas pelo Pacto Global da ONU no Brasil para as empresas participantes. Essa anuidade varia de acordo com a faixa de faturamento da empresa. Para saber o valor que a sua empresa deverá pagar, basta converter o faturamento bruto do último ano para dólares, e verificar na primeira coluna da tabela abaixo qual é a faixa correspondente. O valor a ser pago estará na segunda coluna.
O valor de contribuição da segunda coluna está em dólares, e deve ser convertido em moeda local com base na tabela mensalmente publicada pela ONU no mês de aceite da empresa na iniciativa.Atenção: Uma vez que a contribuição anual à iniciativa não se caracteriza como prestação de serviços, embora haja contrapartidas decorrentes da participação da empresa no Pacto Global da ONU no Brasil, não há fator gerador de impostos, de modo que não emitimos Nota Fiscal (NF) A contribuição anual deve ser realizada a cada 12 meses, contando a partir da data de adesão. Depois de submeter o processo de adesão, o prazo para o primeiro pagamento é de até 60 dias.No momento do pagamento, nossa equipe financeira entrará em contato com a sua empresa, através do e-mail cadastrado.

Empresas subsidiárias com matriz estrangeira que já participem do Pacto Global em outros países tem 50% de desconto no valor da anuidade.Já empresas subsidiárias com matriz no Brasil que já participem do Pacto Global no Brasil tem isenção no valor de anuidade.

Empresas de qualquer setor que estejam devidamente constituídas no país são elegíveis à participação no Pacto Global da ONU no Brasil, com exceção de
  • Submissão de sanção pela ONU
  • Presença na Lista de Fornecedores Inelegíveis da ONU por questões éticas
  • Obtenção de receita proveniente da produção, venda e/ou transferência de minas terrestres antipessoais ou bombas de fragmentação
  • Obtenção de receita advinda da produção e/ou manufatura de tabaco
  • Pessoas físicas
  • Empresas com 10 ou menos funcionários

O Pacto Global da ONU tem mais de 21 mil participantes, e o Pacto Global da ONU no Brasil tem cerca de 2 mil. Você pode ver todas aqui (é possível filtrar por país, setor, tipo de organização, entre outros). 

Ao participar do Pacto Global da ONU no Brasil, a empresa se compromete a ter uma atuação baseada nos Dez Princípios universais na área de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção.Além disso, sua empresa deverá submeter, anualmente, uma Comunicação de Progresso, de forma a possibilitar um acompanhamento da jornada da empresa rumo aos ODS e a uma atuação mais sustentável.Por fim, a sua empresa deverá pagar a anuidade referente a sua faixa de faturamento.

Sobre a sua empresa:
  • Nome
  • Site
  • Número de funcionários
  • Propriedade (privada, listada publicamente, estatal)
  • Setor
  • País
  • Faturamento (em dólares): deve ser preenchido sem pontos ou virgulas, apenas números
  • Se é uma subsidiária de empresa que já integra a rede: caso seja, responda “sim” e selecione qual é a empresa.
  • Se é produtora de tabaco
  • Se é produtora de minas terrestres ou bombas
Sobre o ponto focal (“Contact Point”):
  • Nome completo
  • Cargo
  • E-mail
  • Telefone
  • País
  • Endereço
  • Login e senha
  • Contato financeiro (“Financial Point”) – pode ser o mesmo contato que o Ponto Focal
  • Contato da mais alta liderança da empresa no Brasil (“Highest Executive Level”) – não iremos enviar nenhuma comunicação a ele(a).
Documentos que devem ser anexados:
  • Carta de Adesão assinada pela mais alta liderança da empresa no Brasil
  • Cartão CNPJ da empresa

A carta deve ser assinada, impreterivelmente, pela mais alta liderança da empresa no Brasil, normalmente seu CEO/Presidente. Não é permitido que uma pessoa de outro cargo assine a carta, mesmo que tenha procuração da empresa e que assine outros documentos de igual relevância.O texto da carta não pode sofrer alterações, deve ser preenchida exatamente como no modelo. A assinatura pode ser por via eletrônica e a carta deve ser anexada no formulário de adesão.

O Pacto Global da ONU e o Pacto Global da ONU no Brasil realizam uma análise de diligência reputacional, para compreender se a empresa descumpre com algum dos Dez Princípios do Pacto Global. O processo de análise leva até 6 semanas.A adesão pode ser recusada se a empresa fere um ou mais dos Dez Princípios universais em decorrência de atividades praticadas em suas operações, produtos, serviços e cadeia de valor. Confira quais são os Dez Princípios universais [linkar página dos Dez Princípios] nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção.Ao longo do processo, não entraremos em contato com a empresa, a menos que detectemos alguma inconsistência. Caso detectemos que a empresa descumpre com algum dos Dez Princípios, poderemos entrar em contato para maiores esclarecimentos, e o prazo para a conclusão desse processo pode se estender. Se verificarmos inconsistências com relação ao faturamento e demais informações de cadastro, também entraremos em contato para pedir maiores esclarecimentos.  Após a aprovação da empresa, entraremos em contato por e-mail. Enviaremos uma comunicação com o manual de boas-vindas e um convite para nossas reuniões de boas-vindas.   ​

O Pacto Global é uma iniciativa voluntária e os participantes são livres para encerrar sua participação a qualquer momento. Estes podem decidir se retirar se entenderem que não estão aptos a continuar sua participação na iniciativa ou se não conseguirem manter seu compromisso com os Dez Princípios. A intenção de se retirar deve ser comunicada por escrito por um(a) representante autorizado(a) da organização participante e especificar os motivos para o término do compromisso. O comunicado deve ser enviado por e-mail para contato@pactoglobal.org.brComo resultado da solicitação de retirada, o status do participante no site do Pacto Global será atualizado para "retirado da lista" e o motivo da exclusão indicará "Retirada solicitada pelo participante".

Cadastro de interesse

Se a sua empresa ainda não é participante do Pacto Global, entre em contato: