Imagem do movimento -

Imagem do movimento -

REDUÇÃO DE 2 GIGA TONELADAS DE CO2
E EM EMISSÕES ACUMULADAS.

Ambicionamos trabalhar localmente com reduções de emissões de gases de efeito estufa para impactar positivamente a sociedade brasileira e o meio ambiente global.

Icone do movimento -
Imagem do O que é o movimento?

O que é o movimento?

O Movimento Ambição Net Zero é uma iniciativa de aceleração que visa desafiar e apoiar empresas integrantes do Pacto Global da ONU para que estabeleçam compromissos em relação ao clima que sejam ambiciosos e baseados na ciência e que integrem o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 13 (Ação Climática) e os objetivos do Acordo de Paris em suas estratégias de negócio. O movimento defende a definição de metas baseadas na ciência como uma maneira poderosa de impulsionar entregas de impacto para a sociedade brasileira e por isso se propõe a trabalhar com setor empresarial brasileiro com compromissos individuais e ambições coletivas.
Alinhado às campanhas e melhores práticas internacionais:

Icone 1 do O que é o movimento?
Icone 2 do O que é o movimento?

Assista ao vídeo teaser

Movimento Ambição NET Zero

O que queremos

Compromisso Empresarial

Publicar anualmente inventário de emissões de gases de efeito estufa (GEE); e reduzir emissões de GEE de forma alinhada aos critérios da iniciativa Science Based Targets (SBTi) ou formalizar o compromisso com a SBTi em até 12 meses da assinatura do compromisso com o Movimento.

PRINCIPAIS

Números

Icone do item de compromisso com o numero de 85

85

Empresas comprometidas
Icone do item de compromisso com o numero de 02

02

Empresas Embaixadoras

Como vamos trabalhar


MONITORAMENTO E

Visibilidade

Monitorar progresso, compartilhar e premiar as melhores práticas anualmente


ENGAJAMENTO DA

Alta Liderança

Oportunidades de participação de CEOs em eventos nacionais e internacionais + curso de estratégia financeira climática.


CADEIA DE

Valor

Engajamento da cadeia, estratégias de descarbonização do escopo 3 e conexão com soluções inovadoras


JORNADA

Construção de Capacidades

Conteúdos, sessões técnicas facilitadas e acesso à especialistas para apoio no estabelecimento de metas baseadas na ciência.

Monitoramento

O monitoramento se dará por meio do Observatório 2030 da Rede Brasil do Pacto Global, que coletará dados públicos (relatórios integrados, registro público de emissões do GHG Protocol, CDP, entre outros).

Comitê Consultivo


Empresas Embaixadoras

Organizações Apoiadoras

Formas de Engajamento

Empresa Comprometida:
Empresas que queiram atingir coletivamente a ambição do Movimento Ambição Net Zero, participando da jornada Freemium.

Empresa Embaixadora:
Empresas pioneiras e comprometidas que têm interesse em ser protagonistas no avanço do ODS 13 no país, com presenças especiais.

Governos:
Organizações do poder executivo, legislativo e judiciário, agências reguladoras, ministério público e demais autoridades governamentais podem aderir ao Movimento, apoiando na implementação das ações, por meio de:

Organizações Apoiadoras:
Organizações do Terceiro Setor, Fundações, Associações de Classe, Autarquias, e demais instituições não empresariais podem aderir ao Movimento, assumindo o compromisso e apoiando na implementação das ações, tornando-se parceira estratégica, por meio de:

– Apoio Institucional (apoio ao Movimento dando visibilidade para suas ações e outras trocas de conteúdo e engajamento). Caso tenha interesse em ser uma parceira estratégica do Movimento, nos escreva contando como gostaria de apoiar e para uma avaliação de afinidade de projeto;

– Acordo de Cooperação Técnica (grupos de trabalho técnico; elencar projetos práticos para divulgação no movimento, esses projetos passarão por uma avaliação).

Como aderir

Inscreva-se para receber mais informações.

Importante: É necessário ser empresa participante do Pacto Global da ONU - Rede Brasil para aderir ao movimento.

Cadastro de interesse

Se a sua empresa já é participante do Pacto Global, entre em contato para saber como aderir ao Movimento Ambição Net Zero:

Dúvidas Frequentes

O Movimento Ambição Net Zero, ou Movimento ANZ, é uma iniciativa de aceleração que visa desafiar e apoiar empresas integrantes do Pacto Global da ONU para que estabeleçam compromissos em relação ao clima que sejam ambiciosos e baseados na ciência, considerando o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 13 – Ação Climática e o Acordo de Paris em suas estratégias de negócio.O Movimento defende a definição de metas como uma maneira poderosa de impulsionar entregas de impacto para a sociedade brasileira e por isso se propõe a trabalhar com o setor empresarial brasileiro na realização de seus compromissos individuais de redução de emissões e na ambição coletiva de um futuro carbono neutro.

A ambição de zerar as emissões líquidas de gases de efeito estufa (GEE), ou seja, alcançar o Net Zero, é a estrela do norte para a ação climática em todos os setores. Precisamos juntos reduzir significativamente as emissões de GEE em toda a economia global. Onde as emissões não puderem ser eliminadas, devemos neutralizá-las removendo permanentemente uma quantidade equivalente de carbono da atmosfera.Ainda que, no momento presente, algumas empresas não se sintam preparadas a assumir compromissos de alcançar o Net Zero, acreditamos que essa deve ser a visão ambiciosa a guiá-la em sua jornada de sustentabilidade nos próximos anos. Aderir ao Movimento Ambição Net Zero também é uma oportunidade de preparação para acelerar sua trajetória rumo a metas de redução mais ambiciosas.

O Movimento ANZ tem como proposta de ambição coletiva a redução de 2 Giga toneladas de CO2e em emissões acumuladas até 2030 (ano base 2020).

Para se aderir ao Movimento ANZ, as empresas devem assinar uma carta se comprometendo com a Rede Brasil do Pacto Global a:
  • Publicar anualmente seu inventário de emissões de gases de efeito estufa (GEE) e reduzir suas emissões de forma alinhada aos critérios da iniciativa Science Based Targets (SBTi) em até 24 meses após a adesão ao Movimento.
ou
  • Publicar anualmente seu inventário de emissões de gases de efeito estufa (GEE) e firmar compromisso com a SBTi em até 12 meses após a adesão ao Movimento.
Caso a empresa ainda não tenha a prática de publicar seu inventário, o Movimento considera um prazo de até 12 meses para a publicação do primeiro.

O Movimento Ambição Net Zero é uma iniciativa da Rede Brasil do Pacto Global da ONU que está diretamente conectado ao SBTi.A iniciativa global SBTi, ou Science Based Targets, mobiliza as empresas para que adotem metas baseadas na ciência para a redução de suas emissões de GEE, impulsionando a transição rumo a uma economia neutra em emissões. São consideradas “metas baseadas na ciência” se as metas estabelecidas pelas emrpesas estiverem de acordo com o que a mais atual ciência climática indica como necessário para que os objetivos do Acordo de Paris sejam alcançados: limitar o aquecimento global a muito abaixo dos 2°C com relação aos níveis pré-industriais, envidando todos os esforços possíveis para limitar esse aumento da temperatura global a 1.5°C. A SBTi foi criada e é implementada por quatro organizações parceiras – CDP, Pacto Global das Nações Unidas, WRI e WWF – que atuam coletivamente e globalmente para elaborar métodos e ferramentas e avaliar e validar as metas empresariais.Para aderir ao Movimento ANZ não é necessário ter formalização com o SBTi. Entretanto, a empresa deve se compremeter a formalizar ou se alinhar aos seguintes critérios do SBTi:
  • Elaborar meta de redução de emissões para escopos 1 e 2 que inclua, no mínimo, 95% das emissões desses escopos como abrangência; e/ou
  • Elaborar avaliação de alto nível (high level screening) das emissões de escopo 3.
O Movimento ANZ oferecerá às empresas uma compreensão clara sobre a SBTi – seus objetivos, critérios e métodos – a fim de apoiá-las em seu processo de definição de metas de redução de emissões de GEE de forma alinhada à ciência internalizando conhecimento e integrando a agenda de clima nas suas estratégias.Para saber mais sobre o SBTi, acesse: https://pactoglobal.org.br/pg/science-based-targets

Outros Movimentos