Notícias

O Pacto Global da ONU – Rede Brasil realiza  a 1ª Reunião da Plataforma de Ação pela Água e Oceano do ano 

Reunião da Plataforma de Ação pela Água e Oceano do ano discute projetos para  2024 em reunião híbrida na sede da Veirano Advogados em São Paulo. 


Março de 2024 –   A Sede da Veirano Advogados, organização participante do Pacto, foi palco da 1ª Reunião da Plataforma de Ação pela Água e Oceano do Pacto Global da ONU – Rede Brasil. O encontro, que aconteceu formato híbrido, foi exclusivo para participantes da Plataforma com principal objetivo de apresentar uma visão geral das ações e projetos em Água e Oceano ao longo do ano de 2024. 

 A reunião contou com a participação da equipe da Plataforma de Ação pela Água e Oceano, incluindo Marina Rodrigues, Coordenadora da Plataforma e de Sustentabilidade na AEGEA Saneamento; Rubens Filho, Gerente de Água e Oceano no Pacto Global da ONU – Rede Brasil; Andresa Cassiano, Analista em Água e Oceano; Monique Ferreira, Analista do Projeto Blue Keepers; Diogo Higor, Assistente de Resíduos e Circularidade; e Priscila Mistro, Estagiária da Plataforma de Ação pela Água e Oceano. 

Além de integrar a coordenação da Plataforma, a AEGEA também atua como embaixadora do Movimento +Água, demonstrando seu compromisso com os compromissos do Movimento e apoiando o projeto ‘Blue Keepers’. A empresa quer mobilizar outras empresas do setor e de sua cadeia de valor para avançar nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, em especial os ODS 6 (Água Potável e Saneamento) e 14 (Vida na água).  

“Estamos sempre buscando implementar inovações e soluções, sejam elas operacionais ou financeiras, para que esse serviço seja de fato acessível, especialmente para a população em situação de vulnerabilidade social, seja em favelas, comunidades de palafitas ou periferias, como muitos dos casos que temos enfrentado com muita coragem na empresa em Manaus, no Rio de Janeiro e no interior do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul”, afirma Marina Rodrigues. 


Sustentabilidade Corporativa

Além disso, o evento também contou a participação de Iara Machado, Coordenadora de Sustentabilidade da Riachuelo, que comentou sobre a questão da gestão de resíduos, especialmente plásticos, e seu impacto nos oceanos.  “Muitas empresas podem não estar diretamente ligadas geograficamente ao oceano, mas a gestão de resíduos, especialmente plásticos, tem se tornado cada vez mais relevante para todas as empresas. O impacto desses resíduos pode acabar prejudicando os oceanos. Acredito que, independentemente do setor em que uma empresa atua ou de onde ela está localizada, a gestão de resíduos é crucial. As grandes empresas podem auxiliar nessa questão, contribuindo para a reconstrução do ecossistema marinho.” 


Gestão da Água

Ela também trouxe pontos sobre a importância da gestão da água. “Dependendo do consumo de água, pode-se optar por água de reúso. Também é importante promover um uso mais eficiente da água na comunidade ao redor, para que todos possam conviver de maneira sustentável. A Riachuelo, como uma empresa do setor têxtil, desde a indústria até o varejo, reconhece que a indústria têxtil faz uso extensivo de água. Portanto, nossas ações têm sido sempre direcionadas para a eficiência hídrica de nossos processos, desde a utilização de processos mais eficientes na lavagem no setor têxtil até a parte de reuso e tratamento de efluentes, que depois são descartados. A água é um recurso muito importante para nossa empresa.” 

Atualmente, a Plataforma conta com 153 organizações participantes. Para saber mais sobre as ações realizadas e como sua empresa pode se engajar, acesse a página da Plataforma. 

Confira algumas fotos do encontro: