Entenda melhor

A Plataforma Ação pela Água e Oceano promove o engajamento das empresas e organizações brasileiras para escalar e acelerar impacto positivo coletivo para avanço do ODS 6 – Água Potável e Saneamento e 14 – Vida na Água. Isso acontece por meio de: 

  • Desenvolvimento de soluções coletivas e de impacto; 
  • Engajamento da alta liderança das empresas; 
  • Parceria e articulação com agências da ONU, setor privado e setor público; 
  • Disseminação de conhecimento e capacitação. 

As ações e projetos da plataforma estão alinhados à plataforma do CEO Water Mandate, a UN Decade of Ocean Science e a Ocean Stewardship Coalition, bem como ao programa de aceleração SDG Ambition, com os benchmarks “Impacto Líquido Positivo da Água em bacias em estresse hídrico”, “Mobilizando o Setor Empresarial para a Agenda do Saneamento” “100% de recuperação de recursos, em todos os materiais e produtos ao final do uso” e “Estabelecer Navegação para Net Zero”. 

Conheça a Equipe


Outras Iniciativas

Imagem do Grupo de Trabalho de Negócios Oceânicos

Grupo de Trabalho de Negócios Oceânicos

Grupo de Trabalho visando discutir a descarbonização da frota marítima e portos. O Grupo é apoiado pela Ocean Stewardship Coalition do Pacto Global da ONU, e propõe construir com o setor mrítimo-portuário brasileiro ferramentas para avançar na navegação com zero emissões. O GT é liderado pelo Porto do Açu, Ocean Stewardship Coalition, e conta com mais de 84 participantes que, juntos, buscam soluções, trocam experiências e promovem debates para alavancar a agenda no Brasil.

Imagem do HUB Circularidade em Água

HUB Circularidade em Água

Instrumento de reflexão aprofundada sobre o tema, com grandes empresas impulsionando-o, e sendo incentivadas a buscar por cases de impacto. A partir do HUB, é possível mapear as oportunidades e desafios na agenda de empresas com base nas metas da Agenda 2030, em especial dos ODS 6 (Água e Saneamento), 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura), 12 (Consumo e Produção Responsáveis) e outros instrumentos normativos pertinentes. O intuito é produzir e compartilhar conhecimento de forma colaborativa e sistematizada considerando as características das empresas desse setor e assim inspirar a indústria globalmente a atuar com assertividade na agenda de circularidade da água. 

O HUB tem como resultado esperado a oportunidade de 1) ampliar o reúso de água no Brasil por meio de tecnologias e adoção de práticas pelo setor produtivo, a partir de experiências aprendidas entre si e acordos internacionais com centros de estudos e empresariais; 2) facilitar trocas de experiências e adoções de práticas para o reaproveitamento energético a partir dos efluentes gerados; e 3) obter conhecimentos e proporcionar oportunidades para o setor produtivo na reutilização dos lodos.

Como Fazer Parte

Se a sua empresa já é participante do Pacto Global, entre em contato: