Confira os documentos que registram as práticas de governança do Instituto Rede Brasil do Pacto Global: 

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Conselho de Administração

É formado por representantes das empresas que integram a iniciativa no Brasil e é composto por um presidente, um vice-presidente e sete conselheiros, além da participação do coordenador-residente do Sistema das Nações Unidas no Brasil. O Conselho de Administração é responsável por zelar pelas diretrizes e princípios do Pacto Global, aprovar o plano estratégico, o plano de trabalho e o orçamento anual da Rede Brasileira, instituir e destituir instâncias de apoio desta, como o Comitê de Governança, o Comitê de Integridade e o Conselho Orientador (CORB), dentre outras importantes atribuições para o direcionamento da Rede Brasil do Pacto Global. Seguem abaixo os membros eleitos em 2020 para um mandato de três anos:

Rodolfo Sirol (CPFL Energia)

Presidente
Rodolfo Sirol (CPFL Energia)

Atua no setor de energia desde 2001, quando ocupava a posição de gerente ambiental na Duke Energy. Se juntou à CPFL Energia como gerente de Meio Ambiente em 2008 e, em 2011, tornou-se diretor de Meio Ambiente. Em 2016, passou a acumular a Diretoria de Sustentabilidade. Formado em Oceanografia pela Universidade Federal do Rio Grande, possui mestrado e doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa e dois MBAs, ambos pela Fundação Getulio Vargas: Estratégia e Gestão de Pessoas. Em 2014, conclui o seu pós-MBA em Inovação pela HSM e, em 2017, finalizou o programa Prince of Wales’s Business & Sustainability, da Universidade de Cambridge. Desde 2013 é membro do Conselho de Administração da ENERCAN, CERAN e Foz do Chapecó. Atualmente também é presidente da Fundação COGE.

Denise Hills (Natura)

Vice-presidente
Denise Hills (Natura)

Denise Hills é diretora global de sustentabilidade na Natura. Anteriormente, foi líder das áreas de Sustentabilidade e Negócios Inclusivos do Itaú Unibanco, responsável por iniciativas como os programas de Microcrédito e o Itaú Mulher Empreendedora. Como representante da instituição, foi eleita em 2015 vice-presidente do Comitê Brasileiro do Pacto Global (CBPG) e, entre 2017 e junho de 2019, assumiu a presidência da rede. É membro do conselho do CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável) e da Comissão de Estudos de Sustentabilidade para as Empresas do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC).

Ana Buchaim (B3)


Ana Buchaim (B3)

Ana Buchaim é Diretora de Pessoas, Marketing, Comunicação e Sustentabilidade da B3. Liderou os esforços de integração de pessoas resultante da fusão da Cetip com a BM&FBOVESPA e investe intensamente na evolução da cultura e gestão da empresa. Possui quase 20 anos de experiência no setor financeiro, com passagens pelo Citibank, ABN Amro e Santander antes de assumir a diretoria de recursos humanos da Cetip em 2014 e da B3 em 2017. É formada em administração pela USP, com especialização em psicanálise pelo CEP, e formação complementar em Leading Organizational Change na The University of Chicago Booth School of Business.

Eduardo Fonseca (Grupo Boticário)


Eduardo Fonseca (Grupo Boticário)

Eduardo é diretor de Assuntos Institucionais do Grupo Boticário desde 2018. Formado em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e pós-graduado em Gestão Empresarial pela Universidade de São Paulo (USP), é especialista em Gestão Internacional pela Universidade de Columbia, em Nova York. Antes do Grupo Boticário, atuou na Amcham e na International Paper à frente da área de relações governamentais.

Silvia Rucks (ONU)


Silvia Rucks (ONU)

Sra. Silvia Rucks é Coordenadora Residente do Sistema Nações Unidas no Brasil desde 1º. de maio de 2021. Entre agosto de 2016 e abril de 2021, ela foi Coordenadora Residente no Chile, onde atuou também como Representante Residente do PNUD durante a primeira metade de seu mandato. Anteriormente, foi Representante Residente do PNUD no México, Coordenadora Residente na Nicarágua, Diretora de País do PNUD na Colômbia e Representante Residente Adjunta no Peru e na Argentina. A Sra. Rucks tem mais de 30 anos de experiência atuando em várias agências da ONU na Argentina, Brasil, Colômbia, Cuba, El Salvador, Guatemala, México, Nicarágua, Peru, Uruguai, bem como na Sede em Nova York. Ela trabalhou nas áreas de governança democrática, gestão de riscos e resposta a desastres, prevenção e resolução de conflitos e igualdade de gênero; e tem ampla expertise na coordenação de esforços interagenciais da ONU para assessorar governos e instituições do Estado no desenho de políticas públicas e reformas, incluindo recuperação econômica, desigualdade, migração, erradicação da pobreza e direitos dos povos indígenas. A Sra. Rucks ocupou posições de liderança no apoio ao planejamento nacional da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), incluindo a negociação das estruturas de cooperação da ONU. Ela é cidadã do Uruguai e formada em Engenharia (Cum Laude) em Ciência da Computação e Tecnologia da Informação pela Universidad del Valle (Guatemala); foi a primeira de sua classe quando obteve seu mestrado em Administração e Gestão de Negócios pela Universidad Cetroamericana José Simeón Cañas (El Salvador) e sua pós-graduação em Administração pela Universidade de Nova York (EUA). Sra. Rucks é fluente em inglês, italiano, português e espanhol.

Marcia Massotti (Enel)


Marcia Massotti (Enel)

Formada em Economia pela PUC-RJ, com mestrado em Economia com ênfase em Finanças pelo IBMEC-RJ, pós-graduação em Marketing pelo IAG PUC, em Empreendedorismo pela ESPM e em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral. Está no Grupo Enel há 16 anos e há seis como diretora da área de Sustentabilidade, sendo responsável pela implementação de toda estratégia de Sustentabilidade do grupo no Brasil. Antes, atuou no mercado financeiro e no setor de telecomunicações. Desde 2017 é membro do Conselho de Administração da Rede Brasil do Pacto Global da ONU.

Marina Spínola (Fundação Dom Cabral)


Marina Spínola (Fundação Dom Cabral)

Marina Spínola é Diretora de Relações Corporativas da Fundação Dom Cabral. Ingressou na instituição em 2010, ocupando anteriormente a Diretoria de Relações Institucionais e a Diretoria de Comunicação. Também foi Chefe de Gabinete na Secretaria Geral da Presidência da República, conselheira do Conselho Nacional de Política Cultural e do Conselho Nacional de Políticas para as Mulheres. É mestre em comunicação pela UNB, com especialização em Ciências Políticas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e MBA pela Fundação Dom Cabral.

Rodrigo Figueiredo (Ambev)


Rodrigo Figueiredo (Ambev)

Rodrigo Figueiredo atua como Vice-Presidente de Sustentabilidade e Suprimentos da Ambev para SAZ (Zona América do Sul) desde agosto de 2015. Suas atribuições incluem a contratação e desenvolvimento de toda nossa cadeia de suprimentos além da estratégia e atuação em Sustentabilidade para a Companhia. Ingressou na Cervejaria Ambev em 1997 como trainee e teve experiências na área industrial, logística e de suprimentos. Foi Diretor Industrial na Rússia e Ucrânia, Diretor de Logística e Diretor de Gente & Gestão para a Europa na Bélgica. Rodrigo ursou engenharia na POLI/USP e complementou sua formação com uma especialização em Finanças pela FGV, um MBA corporativo e cursos na INSEAD Wharton e Stanford, nos EUA.

Santander


Santander

Pendente substituição de representante.

Suzano


Suzano

Pendente substituição de representante.

Conselho Orientador da Rede Brasil (CORB)

As organizações que fazem parte da Rede Brasil do Pacto Global podem ser admitidas ao Conselho Orientador da Rede Brasil (CORB), observados os requisitos e processo de entrada deste. Esta instância de apoio ao Conselho de Administração dá recomendações sobre a atuação das Plataformas de Ação (ou Frentes Temáticas), planejamento estratégico, programas e projetos, bem como outros assuntos de relevância sobre a atuação da Rede. Seus membros tem a possibilidade de atuar em todas as Plataformas de Ação (ou Frente Temáticas), bem como de candidatar-se à coordenação de uma destas, além de outros diferenciais específicos de atuação.

Albert Einstein
Alpargatas
Amaggi
Anglo American
Atvos
B3
Aegea
BDMG
Ambev
Banco do Brasil
Basf
Bradesco
Braskem
BRF
BRK
Caixa
Unimed
Copel
CPFL
CTG Brasil
EDP
Eletrobras
Enel
FIEMG
Instituto Ethos
Grupo Boticário
FDC
Fiep
Grant Thornton
Fiesp
Furnas
Isae
Grupo Houer
Itaipu
Itau
Mattos Filho
Mosaic Fertilizantes
Machado Meyer
Microsoft
MRV
Natura
Neoenergia
Nestlé
Novozymes
Petrobras
Pwc
Sabara
Sanasa
Sanofi
Santander
Sebrae MT
Siemens
votorantim

Conselho Fiscal


Heloisa Belotti Bedicks

Conselheira de administração do BNDES e do grupo Mapfre. Conselheira fiscal da Braskem e da Fundação Boticário e integra o comitê de auditoria da Brasilseg. Foi diretora geral do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa - IBGC entre abril de 2001 a janeiro de 2020. Possui certificação do IBGC para Conselho de Administração, Conselho Fiscal e Comitê de Auditoria. É mestre em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie, graduada em Economia pela Unicamp e Ciências Contábeis pela PUC de Campinas Possui especialização em Governança Corporativa pela Yale University e em Conselhos de Administração pela Chicago University.

CFO & Operations Leader
Mônica Pires

CFO & Operations Leader dos Laboratórios de Pesquisas da IBM Brasil, India e Singapura e F&O Leader de AI da IBM Research Division. Com mais de 30 anos de experiência em empresa multinacional, tendo ocupado diversos cargos de liderança, atuando em estrutura matricial e trabalhando com equipes multidisciplinares e globais, em formato de squads, com uso de metodologias agile. Com sólida experiência em Finanças, Controles, Compliance (SOX), Preços, Impostos, M&A, integração e transformaçāo de processos globais, montagem de shared services. Nos últimos anos tem investido intensamente em Governança e Inovação, com atuação em Conselhos de Administração, Conselhos Fiscais e Comitê de Auditoria. É Coordenadora da Comissão de Inovação -IBGC e VP do Comitê de Finanças Estratégicas-AMCHAM-SP. É formada em Ciências Contábeis pela UFRJ e Direito pela Universidade Cândido Mendes. Tem MBA pela Fundação Dom Cabral com extensão pela Kellogg Management School, mestrado pela Coppead-UFRJ e formação complementar em Harvard - Leadership for Senior Executives e na Singulary University - Executive Program.


ROBERTO LAMB

É Conselheiro Fiscal na JBS e na OUROFINO, Conselheiro de Administração na CADAM S.A, é membro e coordena o Comitê de Auditoria da IRANI Papel e Embalagem e é membro do Comitê de Auditoria da BB Seguridade. Atuou como Conselheiro Fiscal em grandes empresas como MARCOPOLO, GERDAU, MARFRIG, AES TIETE, AES ELETROPAULO, COPEL, tendo presidido vários desses conselhos. Instalou e coordenou o Comitê de Auditoria Estatutário da ELETROPAULO e o da DATAPREV. Foi professor de Finanças na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com várias publicações na área de Finanças e Governança Corporativa. Possui forte experiência em conselhos e certificação para Conselheiro Fiscal e Comitê de Auditoria do IBGC.

Secretaria

É formada por profissionais que atuam na operação da Rede Brasil do Pacto Global.

Adriana Julião

Head de Governança e Integridade
Adriana Julião

Mestre em Governança Corporativa pela Escola de Direito da Universidade de Stanford, Adriana é advogada formada pela PUC-SP com experiência em operações de fusões e aquisições de empresas, mercado de capitais, Direito Civil e Empresarial. Trabalhou em escritórios internacionalmente reconhecidos, como Machado, Meyer, Sendacz & Opice Advogados e Mayer Brown e atuou como gerente de projetos em start-ups de tecnologia no Vale do Silício e São Paulo. Tem como missão apoiar organizações no desenvolvimento de sua governança corporativa e promoção de impacto socioambiental positivo. Na Rede Brasil do Pacto Global, Adriana é responsável pela gestão da governança e integridade da iniciativa no Brasil.

Ana Carolina Paci

Gerente de ODS e Engajamento
Ana Carolina Paci

Mestre em Estudos para a Paz Internacional com especialização em Mídia pela United Nations-mandated University for Peace, Ana Carolina Paci é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e em Relações Internacionais pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Desde 2012, trabalha com desenvolvimento comunitário, educação e responsabilidade social corporativa, e já atuou em diversas iniciativas nacionais e internacionais, como Fundação Abrinq, Earth Charter e o Escritório das Nações Unidas para Assistência Humanitária. Na Rede Brasil do Pacto Global, é responsável por adesão e engajamento e ponto focal para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Ana Luiza Aranha

Assessora de Anticorrupção
Ana Luiza Aranha

Doutora e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais, Ana já atuou como pesquisadora do Centro de Política e Economia do Setor Público e professora na Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP). Foi também pesquisadora da Transparência Internacional - Brasil, para o desenvolvimento do seu Centro de Conhecimento Anticorrupção. Suas experiências internacionais incluem pesquisadora visitante no Centre for the Study of Democratic Institutions da University of British Columbia (UBC, Canadá), estágio na International Anti-Corruption Academy (IACA, Áustria) e voluntária da Cruz Vermelha Canadense. Ganhadora do Prêmio nacional Construindo a Igualdade de Gênero (2010) e do Youth Research Edge Competition (2018), da OCDE. Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais pela UFMG e certificada em Gestão de Projetos pela UBC.

Carlo Pereira

Diretor-executivo
Carlo Pereira

Carlo tem mais de 20 anos de experiência em relações institucionais e sustentabilidade corporativa. No Pacto Global, é o co-chair do Conselho das Redes, lidera o Conselho Regional das Redes Locais na América Latina e Caribe e integra a instância máxima da iniciativa, o Conselho do Global Compact. Graduado em química, tem mestrado em Ciência (Universidade de São Paulo), MBA em Sustentabilidade (University of Lüneburg), assim como especialização em International Leadership Training (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit - GIZ).

Elisa Badziack

Gerente de Meio Ambiente
Elisa Badziack

Mestre em engenharia pela University of California – Irvine, nos Estados Unidos, Elisa possui graduação em Engenheira Ambiental pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e em Tecnologia em Química Ambiental pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Participou do programa de Trainee na Votorantim Cimentos, com formação em gestão empresarial, e foi reconhecida como Jovem Talento. Tem mais de cinco anos de experiência na indústria, com foco na gestão corporativa de emissões atmosféricas – tanto em gases de efeito estufa como outros poluentes– , eficiência energética, matérias-primas alternativas, relatório de sustentabilidade e planejamento estratégico. Compôs a equipe da ONU Meio Ambiente trabalhando dentro do Ministério do Meio Ambiente, em Brasília, com a Convenção de Minamata, voltada para a área de segurança química do mercúrio. Durante experiência na Alemanha, executou o inventário da frota veicular da prefeitura da cidade de Karlsruhe e se envolveu com projetos de gestão de recursos hídricos. Há quatro anos no sistema ONU, hoje é ponto focal para a agenda de mudança do clima dentro do Pacto Global.

Fabiana Cerqueira

Assessora Administrativa
Fabiana Cerqueira

Formada em Relações Internacionais pela FMU, com especialização em Negociações Econômicas Internacionais pela UNESP e Pós-Graduada em Gerenciamento de Projetos pela Business School São Paulo. Possui mais de doze anos de experiência em organizações de diferentes setores, mas principalmente em corporações multinacionais, atuando nas áreas administrativa, financeira e de projetos, em atividades comerciais e sociais, em organizações como Huawei, GE, Swedish Chamber of Commerce and the Brisith Council. Na Rede Brasil do Pacto Global, atua na área administrativa e engajamento dos membros, governança e fundraising

Gabriela Almeida

Assessora de Direitos Humanos e Anticorrupção
Gabriela Almeida

Gabriela Almeida trabalha na Rede Brasil do Pacto Global há mais de seis anos e é responsável pela coordenação da Frente Temática de Direitos Humanos, tendo como atividades o engajamento das empresas, acompanhamento de planos de ação, organização de reuniões, eventos, oficinas, treinamentos, webinars e publicações, a fim de facilitar a construção e compartilhamento de conhecimento. Gabriela também é responsável pela gestão de todos os projetos no âmbito desse grupo temático, além da captação de recursos para garantir a execução. Gabriela é graduada em Relações Internacionais (Facamp), pós-graduada em Estratégia de Negócios (PUC-SP) e possui curso de Extensão em Direitos Humanos (FESPSP).

Gabriela Rozman

Assessora de capacitações
Gabriela Rozman

Gabriela Rozman é formada em Psicologia pela PUC/SP com mestrado em Psicologia Social e Cultural pela London School of Economics (LSE). Atuou no setor privado com RH e Programas de Desenvolvimento, e na consultoria de sustentabilidade Globescan. Agora no Pacto Global, tem como missão promover conhecimento sobre os ODS e capacitar indivíduos e organizações na direção da Agenda 2030.

Helen Pedroso

Diretora de Relações Institucionais
Helen Pedroso

Formada em Psicologia pela PUC-SP, atualmente cursando o MBA em Gestão de Saúde na FGV-Rio, tem MBA em Gestão de Negócios Sustentáveis pela UFF, especialização em Liderança Executiva para o Terceiro Setor pela Kellogg University em Chicago/USA e é certificada pela Board Source sobre engajamento de Conselhos. Apesar de não concluído, cursou um ano do Mestrado em Serviço Social pela Universidade George Mason nos EUA. Com grande experiência na área Social, atuou nacional e internacionalmente em diversas organizações sociais incluindo Instituto Coca-Cola Brasil, ONG Melwood/ EUA, CIEDS, Fundação Xuxa Meneghel, SESC-Rio e como gestora de projetos sociais na Secretaria Estadual de Ação Social e Cidadania do Rio de Janeiro. Foi membro Fundadora do Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial e é Diretora Administrativa voluntária da Fundação Angélica Goulart. A partir de 2016 foi gerente geral do Instituto Ronald McDonald sendo responsável pelo acompanhamento e desempenho do planejamento estratégico, de recursos e gestão captação do orçamento da organização, tomando decisões que impulsionam resultados e o cumprimento da causa social de “Promover a saúde e a qualidade de vida de crianças e adolescentes com câncer”. Em 2020 foi promovida para função de Diretora Executiva tendo como missão administrar a organização e projetar seu crescimento nos próximos anos. Em 2021, assumiu a Diretoria Institucional da Rede Brasil do Pacto Global.

Lígia Ramos

Coordenadora de Engajamento da Iniciativa Science Based Targets (SBTi) para América Latina
Lígia Ramos

Bacharel em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e pós-graduada em Sociologia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Lígia atua desde 2007 na agenda de sustentabilidade corporativa, especialmente em projetos de mudanças climáticas, indicadores e índices de sustentabilidade, compras sustentáveis, sustentabilidade na cadeia de valor, investimento social privado e desenvolvimento territorial. Antes de ingressar na equipe da RBPG/SBTi, fez parte das equipes do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas (FGVces) e do Banco Santander. Também já atuou como consultora independente.

Marcelo Abrantes Linguitte

Diretor de Parcerias Estratégicas e Mobilização de Recursos
Marcelo Abrantes Linguitte

Engenheiro Civil, mestrando em Gestão Urbana (POLI-USP), especialização em Ética pela COGEAE/PUC-SP. Extensões universitárias em Responsabilidade Social, Sustentabilidade Urbana, Modelagem de Sistemas Complexos e Redes de Cooperação Produtiva. Tem atuado há mais de 25 anos com empresas e organizações não governamentais e multilaterais em diversos países. Trabalhou no Banco Safra em projetos de Reengenharia e na adequação ao Bug do Milênio. Atuou no Instituto Ethos durante nove anos, onde foi gerente de relações internacionais e institucionais, e, desde 2007, tem prestado serviços de consultoria em sustentabilidade, engajamento de stakeholders e ética junto a grandes empresas na América Latina. Em 2002, foi convidado pelo US Department of State para participar do International Visitor Leadership Program. Ajudou a estruturar a rede brasileira do Pacto Global da ONU. Foi representante do Instituto Ethos na ISO 26000 e membro do conselho de criação do ISE [B]3.

Márcia Coimbra

Gerente de Eventos
Márcia Coimbra

Graduada em Comunicação Social pela FAAP, pós graduada em Marketing pela ESPM - SP, possui curso de especialização em PR pela London University. Com sólida experiência em Eventos, Comunicação, Marketing, PR e Comportamento do Consumidor atuou nas empresas Reed Exhibitions, GS Experience, Informa Group, Symnetics, Grupo Volkswagen, entre outras. Márcia foi vencedora do Superstar Award (2.000) pelo Institute for International Research / Informa Group, prêmio bianual dado aos 25 melhores profissionais do mundo, baseado em critérios de excelência de desempenho em geração de resultados, produtividade e ideias inovadoras. Transformando o conhecimento e inteligência das organizações em conteúdos, eventos, experiências e consolidação de marcas, atuou em projetos globais de diversos países: UK, USA, Itália, Espanha, França, China, Holanda e Alemanha.

Pedro Augusto

Coordenador de Adesão e Engajamento
Pedro Augusto

Pedro é administrador pela USP e pós-graduando em Gestão Estratégica para a Sustentabilidade na FIA-USP. Possui 6 anos de experiência no campo de empreendedorismo social. Nos últimos 4 anos, trabalhou no Sistema B como responsável pela Certificação B e projetos de mensuração de impacto. Hoje atua como Coordenador de Adesão e Engajamento na Rede Brasil do Pacto Global.

Otavio Toledo

Gerente de Comunicação e Marketing
Otavio Toledo

Graduado em Administração e Marketing com especialização em Comércio Exterior pela ESPM, possui curso de gestão de pessoas no Insper e Produção de Moda pelo Senac. Durante mais de 10 anos, trabalhou em agências com foco em eventos, experiências do consumidor com marcas e PR. Tem experiências recentes nas empresas Samsung e Heineken. Já realizou campanhas e eventos internacionais e nacionais de diferentes temas, como esporte, música, festas regionais. Também trabalhou em eventos com viés econômico/político, como seminário com participação de Bill Clinton, Tony Blair e Fernando Henrique Cardoso, e Rio Faz Bem, campanha que teve a participação do ex-secretário-geral da ONU Kofi Annan no Brasil. Coordenou comitivas brasileiras nos dois principais eventos das Nações Unidas: UNGA e HLPF, além de ser membro do Comitê Executivo do Afro Presença. Realizou também as Olimpíadas e Paraolimpíadas, UEFA, F1, Rock in Rio, Tomorrowland, Lollapalooza, Parada Disney no Brasil, Carnaval de Salvador, São João em regiões do Nordeste, Salão do Automóvel, SPFW e muitos outros.

Comitê de Governança

Daniela Sandoval


Daniela Sandoval

Daniela Sandoval, Vice-Presidente de Assuntos Corporativos e Regulação da BRK Ambiental, atuou em posições de liderança e conselhos nos setores de saneamento, energia e petroquímico. É também VP da ABCON-Associação de Empresas Privadas de Saneamento, Membro do Conselho de Orientação de Saneamento Básico-COSB da ARSESP, do Conselho Consultivo da ABDIB e da Comissão Especial de Competitividade Jurídica e Econômica da OAB. Daniela tem formação em Direito pela Universidade de São Paulo, LL.M pela New York University, CORe em administração pela HBX - Harvard Business School e Certificação em Compliance (CCEP) da CCB.

Juliana Ramalho


Juliana Ramalho

Juliana Ramalho Monteiro é sócia do escritório Mattos Filho e há 20 anos atua com associações e fundações, com vasta experiência em consultoria societária, administrativa, contratual, tributária e previdenciária. Estuda a relação entre direitos humanos e empresas desde 2007 e, atualmente, assessora empresas no aprimoramento de suas políticas e ações relacionadas a questões ASG (ambientais, sociais e de governança). É formada em Direito pela Pontifica Universidade Católica de São Paulo, especialista em Direito Tributário pela mesma instituição e mestre pela Universidade de Columbia, nos Estados Unidos.

Maria Cristhina de Souza Rocha


Maria Cristhina de Souza Rocha

Psicóloga, especialista em Desenvolvimento Gerencial e Mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas. Gerente Executiva de Projetos Estratégicos do Sistema Fiep, estando sob a sua coordenação ações na área de responsabilidade social corporativa, Centro de Inovação Sesi em Longevidade, Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), Centro Internacional de Formação de Autoridades e Líderes (CIFAL), a implementação de projetos relacionados aos ODS, entre outros.

Reynaldo Goto


Reynaldo Goto

Engenheiro Mecatrônico formado pela Escola Politécnica da USP, pós graduado em Marketing (ESPM) e Finanças (FGV). MBA internacional em Berlim (ESMT). Atuou por mais de 20 anos na Siemens em diversas funções incluindo Engenharia, Logística, Estratégia e Regulatório. Foi CEO da Iriel Industria e Comércio Ltda. Chief Compliance Officer da BRF desde Agosto de 2018. Foi membro e coordenador da Plataforma de Ação Anticorrupção da Rede Brasil do Pacto Global de 2015-2018 e coordenador do Comitê de Governança em 2019-2020. Membro do Board do FGV Ethics.

Leandro Ardito


Leandro Ardito

Leandro Ardito é Sócio de Auditoria da PwC Brasil e Líder de Responsabilidade Corporativa. Membro do grupo técnico Global da PwC, Leandro também é o líder técnico para temas IFRS da PwC Brasil. Iniciou sua carreira na PwC em 1992 e sua experiência profissional na Firma inclui a liderança das operações da PwC Brasil na Região Nordeste entre 2017 e 2019. Além das atividades como sócio de auditoria, Leandro lidera as iniciativas relacionadas ao investimento social e estratégias ambientais, inseridas no contexto de Impacto Social da PwC Brasil. Como parte destas atividades, também lidera a implementação no Brasil do compromisso global "PwC Net Zero 2030".

Comitê de Integridade

André Gustavo de Oliveira


André Gustavo de Oliveira

Andre Gustavo de Oliveira, Diretor Jurídico, Chief Compliance Officer e Data Protection Officer do Grupo BASF na América do Sul. 25 anos de experiência no ambiente empresarial, compondo conselhos de empresas, bem como de sindicatos e de associações setoriais. Membro efetivo do Instituto dos Advogados de São Paulo. Presidente da Rede Brasil do Pacto Global 2015/2017 e co-chair do pilar anticorrupção do B-20 (Alemanha) 2017/2018.

Roberto Medeiros dos Santos


Roberto Medeiros dos Santos

Roberto Medeiros dos Santos é graduado em Direito e pós-graduado em Administração de Recursos Humanos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, além de possuir MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Dom Cabral e também pela Fundação Getúlio Vargas. Tem curso de formação de conselheiros pelo IBGC, sendo associado do Instituto. Exerceu a advocacia a partir de 1996, atuando nas áreas de direito tributário, comercial, administrativo e financeiro. Lecionou disciplinas de Direito e Administração em Universidades do Rio Grande do Norte entre 2003 e 2008. A partir de 2004 ingressou no Grupo Neoenergia como gerente jurídico da Cosern, uma das distribuidoras de energia do Grupo. Em 2014 assumiu a Superintendência Corporativa de Compliance da Neoenergia, sendo responsável pela criação e implantação do Programa de Integridade do Grupo.

Thiago Spercel


Thiago Spercel

Thiago Spercel é Doutor, Mestre e Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Mestre em Direito pela Columbia Law School (LL.M.). Tem pós-graduação em Administração de Empresa pela Fundação Getúlio Vargas – FGV/SP. É membro da Society of Corporate Compliance and Ethics (SCCE) e certificado pela mesma instituição como Certified Compliance and Ethics Professional (CCEP). É membro do Comitê de Integridade da Rede Brasil, do Pacto Global da Organizações das Nações Unidas. É advogado em São Paulo e sócio do escritório Machado Meyer Sendacz e Ópice Advogados. Foi consultor (counsel) do escritório Simpson Thacher & Bartlett LLP em Nova Iorque e São Paulo.

Norman Arruda Filho


Norman Arruda Filho

Norman Arruda Filho é Presidente do Instituto Superior de Administração e Economia – ISAE Escola de Negócios, conveniada à Fundação Getulio Vargas. Possui doutorado em Gestão Comercial Aplicada pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, ISCTE, Portugal (2012). Atualmente, compõe o Comitê de Governança da Rede Brasil do Pacto Global e é um entusiasta da educação executiva no Brasil. Ele fez parte do grupo que criou os Princípios das Nações Unidas para a Educação Executiva Responsável (PRME), diretrizes que norteiam a gestão de mais de 800 escolas de negócios em todo o mundo. Integra o Conselho Global do PRME e atua como conselheiro de várias instituições nacionais e internacionais. Em 2019 foi eleito como membro da Academia Brasileira de Ciências da Administração. Em 2020, foi premiado como “Educador de Gestão Responsável do Ano” pelo CEEMAN Champions Award.

Maria Cristina Prioli


Maria Cristina Prioli

Superintendente de Compliance Corporativo do Itaú Unibanco, com mais de 20 anos de experiência nos temas de auditoria interna, gestão de riscos, controles internos e compliance, com certificação internacional CIA e CCSA pelo IIA. Responsável pelos temas institucionais de Compliance, com destaque para a gestão do Programa de Integridade e Ética, prevenção à corrupção e risco socioambiental corporativo, além da governança do relacionamento com reguladores e agenda normativa. Possui especialização em Gestão Estratégica de Negócios e Pessoas pela Fundação Dom Cabral, MBA em Administração de Empresas pela FGV e é Bacharel em Ciências da Computação pela USP.

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