Entenda melhor

 

Vantagens de fazer parte:

  • Sua empresa protagonista em ações de sensibilização do setor empresarial para a Agenda 2030;
  • Contribua para a definição das estratégias de comunicação e engajamento de públicos
  • Utilizar em sua organização as estratégias construídas em grupo e dividir boas práticas com a Rede Brasil do Pacto Global
  • Possibilidade de ter seu case destaque no Blog Agenda 2030, da Aberje

Daniel Escobar
Coordenador
Amaggi

Karla Prado
Ponto-focal no Pacto Global
Gerente de Comunicação

Natalia de C. Tamura
Secretaria
Aberje

 

 

 

 

 

Frente de Engajamento: Romeu De Bruns (Itaipu) e Renata Petrocelli (Eletrobras)
Frente de Aceleração: Clarice Kobayashi (CRA-SP) e Thiago Menezes (Autoridade Portuária de Santos)

Como fazer parte

Para integrar às Plataformas de Ação sua empresa deve fazer parte do Pacto Global.
Você trabalha em uma empresa ou organização participante do Pacto Global?
Se sim, fale conosco:

Clique aqui

Se sua empresa ou organização ainda não faz parte do Pacto Global e deseja saber mais informações de como integrar a iniciativa, mande um email para contato@pactoglobal.org.br ou acesse.

Iniciativas / Projetos

Projetos 2023

Iniciativas de Comunicação em Sustentabilidade

Projeto da Frente de Engajamento da Plataforma de Ação para Comunicar e Engajar, com curadoria de conteúdo dos participantes e coordenadores, para oferecer materiais com ideias e inspirações para desenvolvimento de campanhas de mobilização interna para as temáticas relacionadas aos ODS nas empresas. O formato escolhido foi uma Newsletter trimestral, a Comunicar para Inspirar. Conheça: 

Newsletter Comunicar para Inspirar - 1ª edição

 

 

 

Newsletter Comunicar para Inspirar - 2ª edição

 

 

 

 

 

Proposta de Trabalho para 2022

Criação de duas frentes de trabalho:

Awareness e Planejamento
Com a presença de dois coordenadores em cada frente

Em cada uma delas teremos Grupos de Trabalhos, responsáveis pela relização de projetos alinhados com os propósitos da PACE e da comunicação estratégica do Pacto Global. Os coordenadores das Frentes serão convidados a assumirem os postos e abriremos a possibilidade de outros membros se voluntariarem. Eles poderão ainda assumir um dos Grupos de Trabalho. A ideia é que dessa forma tenhamos no mínimo um Grupo de Trabalho em cada frente e no máximo 03 Grupos de Trabalho.

Será importante que os projetos dos Grupos tenham menor duração, de até 6 meses.

Frente Engajamento (Awareness e Convergência)
Convergência: facilitadores Renata Petrocelli (Eletrobras) e Romeu de Bruns (Itaipu)

Linhas de atuação dessa frente e seus objetivos:

  • Alinhamento e integração com demais Plataformas – Identificação das ações a serem trabalhadas;
  • Desenvolvimento de campanhas de mobilização interna nas empresas – Maior engajamento de todas as áreas com as ações do Pacto;
  • Mobilização das lideranças das empresas signatárias – Preparação e engajamento de porta-vozes e embaixadores das ações do Pacto;
  • Mobilização dos integrantes da Plataforma – Maior comprometimento do grupo com as ações da Plataforma.

 

Frente Aceleração (Planejamento e Quick Win):
Facilitadores Clarice Kobayashi (CRA-SP) e Thiago de Souza (Autoridade Portuária de Santos)

Linhas de atuação dessa frente:

  • Articulação da PACE com os objetivos do Pacto Global;
  • Alinhamento com necessidades dos membros com foco em comunicação e engajamento;
  • Difusão dos ODS nas empresas – cases de sucesso e Banco de Práticas;
  • Mediação PACE com o Pacto para diretório onboarding;
  • Levantamento dos pontos de melhoria da Plataforma Academy do PG (inscrição, material didático, acessibilidade, etc.);
  • “Diagnóstico de vocação e expectativa” orientando entrada nas plataformas;
  • Mediação PG Mapa de engajamento regional;
  • Comunicação de Progresso e incorporação de metas ODS nas empresas;
  • Alinhamento com outras plataformas de ação.

 

Engajamento da Cadeia de Valor

 

MATERIAIS PRODUZIDOS PELA SUBCOMISSÃO

 

Apresentação de sensibilização para ser utilizada pelos signatários com sua cadeia de fornecedores

Pesquisa realizada com 230 PMEs em 2020, durante a pandemia.

Dois webinars em 2020, para discutir a cadeia de valor nos tempos de pandemia. O primeiro teve mediação da jornalista Bettina Barros (especializada em temas econômicos e socioambientais) e participações do vice-presidente de Sustentabilidade e Suprimentos da Ambev, Rodrigo Figueiredo; do vice-presidente de Compras da BASF, Marcelo Leonessa; do coordenador das pesquisas de impacto da COVID nos pequenos negócios do Sebrae Nacional, Rafael Moreira; e do diretor-executivo da Rede Brasil do Pacto Global, Carlo Pereira. O segundo deu luz aos cases de pequenas e médias empresas que vêm se reinventando para sobreviver à crise sem precedentes gerada pela pandemia da Covid-19. Contou com a mediação da head de Comunicação e Marketing da Rede Brasil e ponto-focal da plataforma, Fernanda Arimura, e com as participações de Daniel Escobar, coordenador da plataforma e gerente de comunicação da Amaggi, Eder Afonso, da Koutage Camisaria, Richard Klevenhusen, diretor da Associação Brasileira dos Salões de Beleza, e Fábio Lesbaupin, diretor de operações e tecnologia do Movimento Estímulo 2020. 

Heloisa Alvarenga

Coordenadora do tema

Construtora Barbosa Mello

Engajamento de Lideranças

 

A alta liderança é um público essencial para o avanço da Agenda 2030 no setor empresarial.

Assim, a plataforma criou uma frente de mobilização para apoiar a Rede Brasil no engajamento e sensibilização desses executivos e executivas. A atuação está alinhada ao programa institucional Liderança com ImPacto

Muriel Lana

Coordenadora do tema

Instituto Iguá

Engajamento do Público Interno

 

Romeu de Bruns

Coordenador do tema

Itaipú

Projetos já finalizados

O Futuro Que a Gente Quer

Lançado no final de 2018, o projeto compreende a produção de vídeos que destaquem os impactos das ações do setor empresarial alinhadas aos ODS na vida das pessoas. Cada curta-metragem abordará um dos ODS e terá patrócínio de organizações que integram a rede. Este conteúdo poderá ser utilizado pelos membros da Rede Brasil do Pacto Global para engajar seus públicos de relacionamento. Os dois vídeos produzidos, dos ODS 6 e 17, patrocinados pela BRK Ambiental e pelo Instituto Iguá, respectivamente, foram divulgados por 90 empresas e organizações da Rede e atingiram 750 mil pessoas.

 

Banco de Boas Práticas

O Banco de Boas Práticas tem como objetivo estimular, por meio de bons exemplos, o desenvolvimento de ações alinhadas aos ODS por empresas brasileiras de todos os portes, integrantes do Pacto Global. Isso ocorre por meio da troca de experiências bem-sucedidas. A plataforma criou este banco no website da Rede Brasil do Pacto Global, com a compilação dos cases inscritos no Prêmio ODS e no SDGs in Brazil. 

 

Campanha ODS e o Setor Empresarial

As mídias sociais dos membros do Pacto Global podem ser utilizadas para divulgar os 17 ODS e as formas possíveis de envolvimento do setor privado com cada um deles. Com este propósito, foi criada a Campanha ODS e o Setor Empresarial, composta por peças digitais acompanhadas por um guia de protocolos e hashtags para uso pelos membros. A iniciativa contou com 90 participantes, entre empresas e organizações, e impactou 4,5 milhões de pessoas. Os conteúdos foram divulgados ao mesmo tempo, criando uma agenda comum de comunicação nas mídias sociais, o que trouxe mais visibilidade para o tema.

 

NOSSOS PARCEIROS

APOIADORES INSTITUCIONAIS

AEGEA
Ambipar
Klabin
MRV
Schneider Electric