Quem são as Lideranças com ImPacto?

Mulheres e homens CEOs que estão mudando o jeito de pensar e fazer negócios em suas empresas, alinhando as práticas gerenciais e operacionais aos Objetivos Globais. Além disso, envolvem pessoas em um propósito, que combina sonhos e desafios ao desempenho. Estão à frente de companhias que entenderam a importância da sustentabilidade para a evolução do negócio e vêm criando formas de inserir os ODS nas estratégias de suas principais áreas. As Lideranças com ImPacto encampam um movimento de transformação dentro de sua própria empresa e aceitam integrar os ODS e a missão do Pacto Global internamente, em suas operações, e para a cadeia de valor e a outros empresários.

 

Quais são os temas de maior impacto que a/o CEO pode mobilizar?

Temas sobre clima, educação, diversidade, inclusão, justiça, agricultura sustentável, segurança alimentar, fome zero, redução das desigualdades sociais, etc.

 

Como a Liderança com ImPacto se posiciona?

A Liderança com ImPacto utiliza o seu poder de decisão e influência para endereçar questões importantes no âmbito da sustentabilidade e, com isso, busca deixar um legado dentro de sua empresa e na sociedade como um todo. Divulga causas e mobiliza o setor empresarial por meio de suas redes sociais e em oportunidades públicas, como quando participa de eventos, concede entrevistas ou se direciona aos seus funcionários e fornecedores. 

Ao tratar desses temas relevantes, influencia os outros pelo bom exemplo, mostrando como sua empresa vem agindo em relação à questão abordada e como os negócios evoluem à medida que a operação segue os objetivos globais de sustentabilidade.

 

Como as Lideranças com ImPacto são escolhidas?

As empresas inscrevem os seus CEOs para integrarem a iniciativa e as candidaturas são avaliadas a partir de critérios de engajamento e integridade. Ao mostrar interesse em fazer parte, a empresa indica um ODS no qual o seu presidente irá se posicionar com mais ênfase e descreve o que vem fazendo para contribuir com o avanço deste objetivo específico. A análise feita pelo Pacto Global considera o envolvimento da empresa com o ODS defendido, a análise reputacional da empresa e do CEO, assim como nível de engajamento com o Pacto Global da ONU no Brasil e o alinhamento com as premissas e compromissos propostos pela iniciativa no país. 

 

Quais são os critérios para se tornar uma Liderança com ImPacto?

Porte da organização, representatividade de gênero e étnico/racial da/do CEO e engajamento da/do CEO em relação às atividades e aos compromissos públicos do Pacto Global.

 

É escolhida apenas uma Liderança por ODS?

O objetivo da Liderança com ImPacto é, principalmente, levar a mensagem dos ODS para os mais diversos stakeholders. Assim, aceitamos mais de um CEO por ODS, desde que os critérios de aprovação sejam cumpridos. 

 

Quando a/o CEO deixa a empresa e assume uma nova posição ela/ele permanece como Liderança com ImPacto?

O programa é voltado para CEOs das empresas que integram o Pacto Global da ONU no Brasil. Caso a liderança deixe a empresa e assuma a mesma posição em outra organização, pode pleitear a participação na iniciativa. O Pacto Global irá avaliar novamente as questões de integridade e engajamento da nova empresa. Em caso de saída da/do CEO da empresa, a organização signatária pode solicitar o ingresso da nova liderança no programa. O Pacto Global também realizará outra análise interna antes de confirmar o aceite. 

O Pacto Global da ONU Brasil está buscando lideranças que defendam publicamente as causas e as frentes trabalhadas no Brasil. Conheça quem já assumiu esse desafio:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 

NOSSOS PARCEIROS

APOIADORES INSTITUCIONAIS

AEGEA
Ambipar
Klabin
MRV