O Programa HUB ODS prevê uma parceria exclusiva com uma organização por Estado. Para a seleção dos parceiros, a Rede Brasil irá considerar:
1. Reputação positiva
2. Alto nível de interlocução com o setor empresarial do Estado
3. Capilaridade estadual (presença nos principais municípios)
4. Alinhamento estratégico que inclua o objetivo de se trabalhar com empresas e ODS na região
5. Estrutura para articulação de eventos, reuniões, mobilização e acompanhamento dos resultados
Tem interesse em ser um parceiro regional? Envie um e-mail para hubods@pactoglobal.org.br.
A implementação de cada HUB ODS passa pela formulação de um plano de trabalho bianual, que poderá considerar, mas não se restringindo:
a) Diagnóstico sobre os ODS mais relevantes para a região
b) Diagnóstico sobre os ODS mais relevantes para as empresas envolvidas
c) Disseminação dos 10 Princípios do Pacto Global e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável entre o setor empresarial da região
d) Capacitações e iniciativas de engajamento sobre integração dos ODS na estratégia empresarial utilizando metodologias do Pacto Global
e) Projetos e ações coletivas dentro dos temas da Agenda 2030 e sua conexão com o setor empresarial
f) Desenvolvimento de atividades institucionais relacionadas ao tema de ODS e empresas, incluindo seminários, mesas redondas e eventos
Por se tratar de um programa regido por meio de parceria exclusiva regional, o HUB ODS pode envolver em suas atividades organizações membros e não membros do Pacto Global no Brasil. Não há cobrança de recursos para a participação de organizações nos HUBs ODS, mas existe a possibilidade de existirem taxas de participação para atividades específicas desenvolvidas no âmbito dos HUBs.
A participação nas atividades do Programa HUB ODS não substituiu ou condiciona a participação na Rede Brasil do Pacto Global. Da mesma forma, empresas e organizações não membros que participarem das atividades dos HUB ODS não terão acesso aos benefícios e contrapartidas da proposta de valor do Pacto Global, que é reservada aos membros da iniciativa.
A adesão a qualquer HUB ODS será formalizada por meio de instrumento (formulário ou declaração), sendo obrigatória a presença da organização no Estado em questão, por meio de sua sede ou operações.
No Estado, a Rede Brasil firmou parceria com a Rede Desafio 2030, grupo de organizações do setor empresarial sediadas em Minas Gerais, comprometidas em avançar com as práticas de sustentabilidade e conscientes da responsabilidade do mundo dos negócios para a promoção de desenvolvimento econômico e redução das desigualdades sociais.
Evento de lançamento do HUB MG, realizado no dia 11 de novembro de 2020
No Paraná, estado com o segundo maior número de signatários no país, a parceria ocorreu com o Sistema Fiep, que tem muita tradição em desenvolvimento sustentável.
Evento de lançamento do HUB PR, realizado no dia 03 de dezembro de 2020