Os HUBs ODS da Rede Brasil do Pacto Global são uma importante frente de atuação definida na Estratégia 2030 da iniciativa, como um mecanismo para aumentar sua atuação regional e gerar mais impacto nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável por meio do engajamento de empresas e organizações.

 

O Programa HUB ODS da Rede Brasil do Pacto Global tem como objetivo acelerar, por meio de parcerias regionais, o envolvimento do setor empresarial com a Agenda de Desenvolvimento Sustentável da ONU até 2030 e seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). É um mecanismo criado para aumentar o impacto regional nos ODS dentro da vocação de cada Estado, alcançando atores em mais capitais e grandes cidades brasileiras. As iniciativas em cada região são conduzidas em parceria com uma organização âncora por Estado, que contribui no âmbito operacional e estratégico, criando conjuntamente um plano de ação para aquela região. Em 2020, a Rede Brasil lançou o programa HUB ODS em Minas Gerais, em parceria com a Rede Desafio 2030, e no Paraná, em parceria com o Sistema FIEP. 

 

Para 2021 a Rede Brasil deve lançar mais dois HUBs ODS. A escolha por Estados e parceiros inicia em março. Caso tenha interesse em se candidatar envie um e-mail para (hubods@pactoglobal.org.br

Organizações com relevância regional e reconhecidas por sua atuação na área de sustentabilidade, podem ser parceiras para a implementação de um HUB ODS.

 

O Programa HUB ODS prevê uma parceria exclusiva com uma organização por Estado. Para a seleção dos parceiros, a Rede Brasil irá considerar:

 

1. Reputação positiva

2. Alto nível de interlocução com o setor empresarial do Estado

3. Capilaridade estadual (presença nos principais municípios)

4. Alinhamento estratégico que inclua o objetivo de se trabalhar com empresas e ODS na região

5. Estrutura para articulação de eventos, reuniões, mobilização e acompanhamento dos resultados

 

Tem interesse em ser um parceiro regional? Envie um e-mail para hubods@pactoglobal.org.br. 

 

Conectar os conteúdos e metodologias do Pacto Global da ONU no âmbito subnacional 

 

A implementação de cada HUB ODS passa pela formulação de um plano de trabalho bianual, que poderá considerar, mas não se restringindo:

a) Diagnóstico sobre os ODS mais relevantes para a região

b) Diagnóstico sobre os ODS mais relevantes para as empresas envolvidas

c) Disseminação dos 10 Princípios do Pacto Global e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável entre o setor empresarial da região

d) Capacitações e iniciativas de engajamento sobre integração dos ODS na estratégia empresarial utilizando metodologias do Pacto Global

e) Projetos e ações coletivas dentro dos temas da Agenda 2030 e sua conexão com o setor empresarial

f) Desenvolvimento de atividades institucionais relacionadas ao tema de ODS e empresas, incluindo seminários, mesas redondas e eventos 

 

Por se tratar de um programa regido por meio de parceria exclusiva regional, o HUB ODS pode envolver em suas atividades organizações membros e não membros do Pacto Global no Brasil. Não há cobrança de recursos para a participação de organizações nos HUBs ODS, mas existe a possibilidade de existirem taxas de participação para atividades específicas desenvolvidas no âmbito dos HUBs. 

 

A participação nas atividades do Programa HUB ODS não substituiu ou condiciona a participação na Rede Brasil do Pacto Global. Da mesma forma, empresas e organizações não membros que participarem das atividades dos HUB ODS não terão acesso aos benefícios e contrapartidas da proposta de valor do Pacto Global, que é reservada aos membros da iniciativa. 

 

A adesão a qualquer HUB ODS será formalizada por meio de instrumento (formulário ou declaração), sendo obrigatória a presença da organização no Estado em questão, por meio de sua sede ou operações. 

 

 

 

 

Hub Minas Gerais

No Estado, a Rede Brasil firmou parceria com a Rede Desafio 2030, grupo de organizações do setor empresarial sediadas em Minas Gerais, comprometidas em avançar com as práticas de sustentabilidade e conscientes da responsabilidade do mundo dos negócios para a promoção de desenvolvimento econômico e redução das desigualdades sociais. 

Evento de lançamento do HUB MG, realizado no dia 11 de novembro de 2020

 

Hub Paraná

No Paraná, estado com o segundo maior número de signatários no país, a parceria ocorreu com o Sistema Fiep, que tem muita tradição em desenvolvimento sustentável. 

 

Evento de lançamento do HUB PR, realizado no dia 03 de dezembro de 2020

 

 

NOSSOS PARCEIROS

APOIADORES INSTITUCIONAIS

Grupo Boticário
MRV
Klabin
AEGEA