O Ambição pelos ODS visa desafiar e apoiar as empresas integrantes do Pacto Global da ONU para que estabeleçam metas ambiciosas e integrem os objetivos de desenvolvimento sustentável em suas estratégias de negócio, considerando também a cadeia e o engajamento com stakeholders.
É uma oportunidade para as empresas irem além do progresso incremental, que considera apenas o próprio negócio, e partirem para uma mudança transformadora para a sociedade e o planeta. Num momento de retomada pós-pandemia, em que sustentabilidade, ESG e ODS são o novo normal, a empresa torna-se mais resiliente e o valor e o crescimento do negócio a longo prazo são impulsionados.
Liderada pelo Pacto Global com apoio da SAP e da Accenture, a iniciativa propõe metas ambiciosas e uma jornada para que sustentabilidade e os ODS sejam integrados ao negócio.
A primeira edição do Ambição pelos ODS foi realizada de Janeiro a Junho de 2021, e contou com a participação de 22 empresas no Brasil. Como encerramento, foi realizado o evento “Encontro com CEOs: Ambição pelos ODS para a Década de Ação”, disponível neste link.
A segunda edição do Ambição pelos ODS já está acontecendo e será concluída em junho de 2022. Confira abaixo quem são as empresas participantes.
A necessidade do aumento do nível de ambição para o alcance dos ODS hoje é clara. O mundo não está avançando em direção aos objetivos globais no ritmo e escala necessários, e o Brasil não é exceção. Se continuarmos neste ritmo, alcançaremos apenas o ODS 7 no país, como mostra um estudo realizado para a construção da Estratégia 2030 da Rede Brasil do Pacto Global, resumido aqui.
Embora ainda seja possível mudar o mundo para uma trajetória de 1,5 °C e atingir os ODS até 2030, será necessária uma ação urgente, escalonável e de múltiplas partes interessadas para acelerar drasticamente o progresso. As empresas devem assumir uma posição clara e demonstrar liderança para transformar modelos de negócios para que se tornem mais justos e inclusivos - não deixando ninguém para trás.
Cerca de 84% das empresas integrantes do Pacto Global já estão agindo em direção aos ODS, porém apenas 46% incorporaram as metas da Agenda em suas estratégias de negócio. Com o apoio da SAP e da Accenture, o Pacto Global busca diminuir essa lacuna com a capacitação proposta pelo Ambição pelos ODS, que irá focar em como integrar metas de sustentabilidade ao negócio, além da definição de prioridades e comunicação do progresso.
Confira as publicações do Ambição pelos ODS:
1. Ambição pelos ODS: Expandindo o impacto sobre os negócios na Década de Ação (português)
2. Ambição pelos ODS: Guia da Ambição – Definindo Metas para a Década da Ação (português) (inglês)
3. Ambição pelos ODS: Guia de Integração – Projetando Sistemas de Negócios para os ODS (português) (inglês)
4. Materiais de Referência (Benchmarks) (português) (inglês)
Em uma jornada que terá duração de 6 meses, de outubro de 2021 a abril de 2022, as empresas serão capacitadas para desenvolver e implementar estratégias de negócio que aumentem significativamente seu impacto nos ODS.
Durante o programa, será possível avaliar o desempenho atual, identificar áreas de risco, descobrir novas oportunidades nas unidades de negócio, e, claro, tomar medidas ambiciosas para o alcance dos objetivos globais.
Por meio do programa, a empresa irá receber:
Acesse aqui uma apresentação detalhada sobre o programa.
Podem participar da jornada até 2 funcionários de empresas integrantes da Rede Brasil do Pacto Global.
Para um melhor aproveitamento do programa, recomendamos que essa dupla seja formada por um representante da área de sustentabilidade e por outro da área de negócios para que tanto as etapas de priorização de ODS e definição de metas quanto a área de integração na estratégia de negócio possam estar cobertas.
A primeira edição do Ambição pelos ODS ocorreu de janeiro a junho de 2021, e contou com a participação de 22 empresas.
São elas:
Encontro com CEOs: Ambição pelos ODS para a Década de Ação
Para celebrar o encerramento da primeira edição do Ambição pelos ODS no Brasil, no dia 12 de agosto, aconteceu o evento online “Encontro com CEOs: Ambição pelos ODS para a Década de Ação”, quando foi debatida a importância de se estabelecer metas ambiciosas e compromissos públicos para o alcance dos ODS.
O evento teve como palestrantes CEOs de organizações que fizeram parte do Ambição pelos ODS, cujas empresas possuem compromissos públicos alinhados com o nível de ambição dos benchmarks propostos pela iniciativa. O evento foi transmitido pelo UOL e pode ser assistido no Youtube do Pacto Global disponível neste link.
Dentre as 22 empresas participantes no Brasil, 6 estabeleceram novas metas ambiciosas alinhadas ao ODS 5; 5 estabeleceram metas ambiciosas alinhadas ao ODS 6; 1 estabeleceu metas ambiciosas alinhadas ao ODS 8; 6 estabeleceram metas ambiciosas alinhadas ao ODS 13; e 2 estabeleceram metas ambiciosas alinhadas ao ODS 16. No âmbito dos compromissos públicos assumidos, as empresas Iguá Saneamento, COPASA, Banco Triângulo, Afya e SPIC Brasil firmaram os seguintes novos compromissos:
A segunda edição do Ambição pelos ODS já está sendo executada e será concluída em junho de 2022.
SOBRE O AMBIÇÃO PELOS ODS
P: O que é o Ambição pelos ODS?
R: O Ambição pelos ODS é uma iniciativa aceleradora que visa desafiar e apoiar as empresas integrantes do Pacto Global da ONU a definir metas corporativas ambiciosas alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Para tanto, propõe metas ambiciosas de sustentabilidade e oferece uma jornada para que a empresa incorpore esses objetivos à estratégia de negócio e gestão de desempenho.
O Ambição pelos ODS permite às empresas ir além do progresso incremental e intensificar a mudança transformadora - ampliando o valor do negócio, construindo a resiliência e impulsionando o crescimento a longo prazo. Foi lançada em janeiro de 2020 no Fórum Econômico Mundial em Davos pelo Secretário-Geral da ONU, António Guterres.
Posteriormente, em junho de 2020, na Cúpula dos Líderes (Leaders Summit) do Pacto Global da ONU, foi proposta a primeira versão das metas ambiciosas (benchmarks), por Lise Kingo, ex-Diretora Executiva e CEO do Pacto Global da ONU, e Julie Sweet, CEO da Accenture. A versão final das metas será oficialmente lançada em setembro, durante a semana da Assembleia Geral da ONU.
A iniciativa está focada na ação e aprendizagem em nível de país, por isso é executada pelas Redes Locais do Pacto Global, como a Rede Brasil. A segunda edição do Programa, conhecido como “jornada”, terá início em outubro de 2021 e consiste em workshops de capacitação que apoiam as empresas a definirem, gerenciarem e monitorarem metas ambiciosas para contribuem diretamente para o alcance dos ODS.
P: Quem são os principais parceiros do Ambição pelos ODS?
R: O Ambição pelos ODS é uma iniciativa do Pacto Global da ONU desenvolvida em parceria com a Accenture e SAP.
A Accenture é uma empresa líder global em serviços profissionais, quer fornece uma ampla gama de serviços e soluções em estratégia, consultoria, digital, tecnologia e operações. Combinando experiência incomparável e habilidades especializadas em mais de 40 setores e todas as funções de negócios, a Accenture trabalha na interseção de negócios e tecnologias para ajudar os clientes a melhorar o seu desempenho e criar valor sustentável para as partes interessadas. Com 505.000 pessoas atendendo clientes em mais de 120 países, a Accenture impulsiona a inovação para melhorar a maneira como o mundo trabalha e vive.
A SAP é líder de mercado em software de aplicação empresarial, ajudando empresas de todos os tamanhos e em todos os setores a funcionarem da melhor forma: 77% da receita de transações do mundo envolve um sistema SAP. O aprendizado de máquina, Internet das coisas (IoT) e tecnologias analíticas avançadas da empresa ajudam a transformar os negócios dos clientes em empresas inteligentes. O pacote completo de aplicativos e serviços oferecidos permite que os clientes operem com lucratividade, se adaptem continuamente e façam a diferença. Com uma rede global de mais de 440.000 clientes em mais de 180 países, mais de 21.000 parceiros, mais de 101.150 funcionários e líderes de ideias, a SAP ajuda o mundo a funcionar melhor e melhorar a vida das pessoas.
P: O que foi lançado no Fórum Econômico Mundial em Davos em janeiro de 2020?
R: Uma introdução ao programa Ambição pelos ODS foi lançado no Fórum Econômico Mundial em Davos, intitulada “Ambição para os ODS - Dimensionando o Impacto nos Negócios para a Década de Ação”. No documento, consta o novo Quadro de Implementação dos ODS do Pacto Global da ONU, que visa orientar as empresas a aprofundarem a integração dos ODS e dos Dez Princípios na estratégia de negócios, operações e engajamento das partes interessadas. A publicação pode ser acessada aqui.
P: O que foi lançado na Cúpula de Líderes (Leaders Summit) do Pacto Global da ONU em junho de 2020?
R: Um conjunto de 10 benchmarks dos ODS, juntamente com um período de consulta formal, foi lançado na Cúpula dos Líderes, intitulado “Ambição para os ODS - Apresentando os benchmarks para a Década de Ação”. Esse é o primeiro rascunho das metas propostas pela iniciativa. O período de consulta abre a possibilidade de colaboração por parte de diversos atores, incluindo as empresas. A publicação pode ser acessada aqui e o formulário para aderir ao período de consulta pode ser acessado aqui.
P: Quais são os benchmarks/ metas propostas?
R: Os benchmarks são um conjunto de referências absolutas e mensuráveis baseadas em requisitos de relatórios já utilizados. Eles traduzem os ODS para os negócios, focalizando onde os negócios podem gerar o maior impacto. Essas referências são aplicáveis em todos os setores e sua implementação é adaptável, permitindo que as empresas definam objetivos e metas nas áreas que são mais relevantes para o contexto de seu setor.
O primeiro conjunto dos benchmarks dos ODS foi lançado na Cúpula dos Líderes do Pacto Global da ONU em junho de 2020 e pode ser acessado aqui.
SOBRE O PROGRAMA/ JORNADA DO AMBIÇÃO PELOS ODS
P: Quais atividades o programa inclui?
R: A jornada do Ambição pelos ODS terá duração de 6 meses, de outubro de 2021 a abril de 2022. Por meio do programa, a empresa será capacitada para definir metas ambiciosas, alinhadas com os benchmarks. Veja o conteúdo que deve ser abordado pelo programa:
Onboarding: O Ambição pelos ODS
• Boas-vindas ao programa;
• Conhecendo o Ambição pelos ODS;
• Integração;
• Conhecendo os benchmarks do Programa;
• Pesquisa Diagnóstico inicial.
Fase 1: Os benchmarks & Priorização de Impacto
• Como priorizar estrategicamente os ODS de acordo com impacto do negócio;
Resultados esperados: Identificação dos ODS e benchmarks prioritários do negócio.
Fase 2: Definição de metas ambiciosas
• Como definir metas ambiciosas alinhadas aos benchmarks;
• Como consolidar as metas do negócio;
Resultados esperados: Pré definição de metas ambiciosas alinhadas aos benchmarks do programa.
Fase 3 Integração e tecnologias facilitadoras
• Como incorporar metas ambiciosas na estrutura do negócio;
• Como desenvolver e/ou se utilizar de sistemas que facilitem o alcance das metas;
Resultados esperados: Integração das metas de sustentabilidade ao negócio.
Fase 4: Compromissos públicos & comunicação do progresso
• Como fazer compromissos públicos;
• Como mensurar e comunicar o progresso;
• Pesquisa Diagnóstico final;
Resultados esperados: Comunicação de compromissos públicos e construção de relatórios à luz dos ODS.
Ao final da jornada, espera-se que as empresas assumam novos compromissos públicos com metas alinhadas ao nível de ambição proposto pelos benchmarks do Programa.
P: Qual é a duração do programa?
R: As inscrições ficam abertas até 23/09/2021. O onboarding do programa será feito em outubro e as atividades começam em novembro de 2021 e irão até abril de 2022.
P: Quais são os benefícios da participação para as empresas?
R: O que você aprenderá:
R: Como resultados, você terá:
P: Onde o programa acontece?
R: O programa está sendo oferecido pela Rede local de Pacto Global nos seguintes países:
P: Existe um custo extra para minha empresa participar?
R: No Brasil, o valor por empresa é de R$ 30.000,00 para aquelas com engajamento signatário na Rede Brasil do Pacto, considerando a participação de até dois colaboradores.
•15% desconto para empresas participantes;
•20% desconto para empresas com parceria estratégica;
•50% desconto para apoiadores institucionais.
SOBRE PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA
Critérios de elegibilidade
O Pacto Global da ONU convida as empresas de sua Rede a aderirem à iniciativa. Para participar, as empresas devem atender aos seguintes critérios:
P: Quem da nossa empresa deve participar do programa? Existem critérios de elegibilidade dos quais devemos estar cientes?
R: Todas as empresas participantes são solicitadas a nomear até dois representantes para participar ativamente do programa. Isso inclui participar dos workshops e demais eventos, além de coordenar internamente a integração dos ODS na estratégia do negócio.
A fim de obter o valor total de nossa participação na iniciativa, cada empresa é fortemente encorajada a nomear os dois representantes. Um representante responsável pela priorização e definição de metas (ou seja, da área de Sustentabilidade/ Negócio) e um representante responsável por supervisionar os sistemas para gerenciamento do desempenho em relação às metas organizacionais (Departamento de Tecnologia da Informação, M&E etc.).
Além dos representantes para a jornada, todas as empresas participantes são solicitadas a nomear um "Champion" (sponsor) de alto nível para acompanhar a evolução e oferecer suporte, conforme necessário. Esse profissional deve ter uma linha direta de comunicação com o/a CEO (por exemplo, Membro do C-Suite ou Conselho). O/A CEO da empresa também pode decidir assumir esse papel.
P: Minha empresa está apenas começando sua jornada em direção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A iniciativa é um programa adequado para participarmos?
R: O primeiro passo do programa é apoiar as empresas a priorizarem estrategicamente os ODS de acordo com os impactos na operação e cadeia de valor. A série de workshops seguintes apoia na definição de metas, na integração com o negócio e na comunicação de progresso. Ou seja, o programa traz benefícios tanto para quem está nos passos iniciais, quanto para quem está nos passos mais avançados, visto que traz uma jornada consistente e completa para as empresas. Além disso, a iniciativa olha não apenas para a operação, mas também para a cadeia, o que ainda é um desafio para muitas organizações.
P: Minha empresa atualmente não tem metas corporativas estabelecidas para promover os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Precisamos definir uma meta para participar?
R: Não. O objetivo do programa é ajudar as empresas a definir e cumprir metas ambiciosas para contribuição efetiva aos ODS. As empresas não precisam ter metas estabelecidas para participar. Por meio da iniciativa, pretendemos fornecer às empresas participantes o conhecimento e as ferramentas necessárias para definir metas corporativas alinhadas à Agenda 2030 e integrá-las à estratégia de negócio.
P: Minha empresa já possui metas corporativas estabelecidas para promover os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O Ambição pelos ODS é um programa adequado para participarmos?
R: Sim As empresas que já têm metas estabelecidas se beneficiarão do envolvimento com especialistas e da aprendizagem entre pares. Além de descobrir estratégias para acelerar o progresso em direção às metas existentes, as empresas podem se inspirar a aumentar a ambição de suas metas para se alinhar melhor às Metas Globais e as expectativas das partes interessadas.
P: Os participantes não empresariais do Pacto Global podem aderir ao programa?
R: Embora o programa seja projetado para os negócios, os participantes não empresariais com experiência e conhecimento relevante para a iniciativa são incentivados a apoiá-la, como disseminando entre sua rede empresarial.
P: Minha empresa não integra a Rede Brasil do Pacto Global. Posso participar mesmo assim?
R: O programa é voltado apenas para profissionais de empresas integrantes do Pacto Global. Veja se sua empresa integra a iniciativa clicando aqui. Se deseja fazer parte da Rede Brasil, veja como aderir clicando aqui.
P: Como me registro para participar?
R: A inscrição é online e deve ser feita por meio deste link até 23/09/2021.