De acordo com o último Progress Report, pesquisa feita anualmente pelo Pacto Global com membros de todo o mundo para avaliar como as empresas estão frente aos 10 Princípios e aos ODS, mais de 90% dos ouvidos apontam que possuem políticas e práticas relacionadas a todos os 10 Princípios. Sobre os ODS, 80% dizem que desenvolvem ações para apoiar a Agenda 2030.

Além disso, 68% afirmam que políticas e estratégias de responsabilidade corporativa são criadas e/ou avaliadas pelos CEOs e 64% reportam que a diretoria estabelece e aprova as metas atreladas ao tema.

Dentro do Pacto Global, queremos envolver os nossos membros e a sua cadeia de valor. Assim, podemos expandir nossa atuação e engajar para os ODS milhares de outras organizações. Cerca de 86% das empresas de grande porte, com mais de 50 mil empregados, apontam que incluem demandas de responsabilidade social corporativa nos documentos externos, como contratos e ordens de compra. Para companhias com menos de 5 mil funcionários, este indicador cai para 58%.

Percebemos que a integração dos ODS aos negócios precisa evoluir. Das ouvidas, 55% não inserem as métricas de sustentabilidade aos reportes financeiros anuais.

 

RELAÇÃO COM OS 10 PRINCÍPIOS

 

DIREITOS HUMANOS

O relatório aponta que 92% das empresas instituíram políticas e práticas relacionados aos direitos humanos, sendo que 80% incorporam princípios de direitos humanos dentro dos códigos corporativos. Enquanto isso, 53% oferecem treinamento em direitos humanos e programas de conscientização para os funcionários e 72% relatam que o Pacto Global teve um papel essencial para indicar o impacto que as levaram a abordar o tema.

TRABALHO

Mais de 85% têm políticas de não discriminação, igualdade de oportunidade e garantia de condições de trabalho seguras. Ao mesmo tempo, 62% afirmam que o Pacto Global teve um papel essencial para indicar o impacto que as levaram a abordar o tema.

MEIO AMBIENTE

Das participantes, 78% atestam ter consumo sustentável e objetivos de uso responsável. Um quarto relatou integrar totalmente questões de água, alterações climáticas, energias renováveis e biodiversidade em sua estratégia corporativa e operações. Dois terços relatam que o Pacto Global teve um papel essencial para indicar o impacto que as levaram a abordar o tema.

ANTICORRUPÇÃO

Aproximadamente 82% dizem que integram o décimo princípio ao seu código corporativo, enquanto dois terços relatam ter políticas de tolerância zero em relação à corrupção. Para 62% das empresas o Pacto Global teve um papel essencial para indicar o impacto que as levaram a abordar o tema.

 

CONHEÇA O LEVANTAMENTO COMPLETO AQUI