Mostrar Aviso

Notícias

Rede Brasileira do Pacto Global ultrapassa o marco de 600 organizações

Filiar-se ao Pacto Global é um processo simples, voluntário e sem custo.

Filiar-se ao Pacto Global é um processo simples, voluntário e sem custo. Como primeiro passo, o principal executivo da organização deve assinar uma carta modelo disponível no site do Pacto Global. Em seguida, a carta deve ser anexada ao formulário de online de adesão. Ao ser aceita como participante, a empresa se compromete publicamente em alinhar suas operações de negócio aos 10 princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.
Esse passo a passo foi seguido pelo Grupo GTFoods, indústria avícola com sede em Maringá (PR) composto pelas marcas Canção Alimentos, Frangos Canção, Gold Frango, Mister Frango e Bellaves. O Grupo se tornou recentemente a organização número 600 da Rede Brasileira do Pacto Global.
Leia entrevista com Douglas Cruzara, gerente corporativo de Auditoria Interna do Grupo GTFoods.
– Como a GTFoods avalia a entrada ao Pacto Global?
O ingresso do Grupo GTFoods confirma o compromisso e os objetivos da empresa em acreditar e seguir os 10 princípios. Entendemos que o impacto da entrada ao Pacto Global no Brasil vai se consolidar gradativamente, à medida que iniciarmos os trabalhos para a implantação dos princípios.
Sabemos que temos um processo longo pela frente, devido ao tamanho e a diversificação das nossas áreas de atuação, mas vamos trabalhar para ser referência em cidadania empresarial na gestão de nossos negócios, agregando reconhecimento do mercado, e, principalmente, retendo e atraindo talentos, que são nosso principal ativo corporativo.
– Quais as principais ações atuais de sustentabilidade desenvolvidas pela empresa?
Para garantir a preservação e a economia dos recursos naturais, o Grupo GTFoods adota diversos métodos para driblar desperdícios e otimizar seus processos dentro da empresa, garantindo assim a sustentabilidade da indústria. Os projetos com foco no meio ambiente estão presentes em todas as etapas da cadeia produtiva. O gerenciamento de resíduos sólidos, o reaproveitamento da cama de aviário como fertilizante orgânico são algumas formas que encontramos para garantir a sustentabilidade. Na área industrial há controles rigorosos para o cuidado com os recursos hídricos, atmosféricos e gerenciamento de resíduos.
A conscientização dos colaboradores também é prioridade na empresa, já que é essencial que toda a equipe internalize as boas práticas de preservação. Além disso, a empresa desenvolve projetos educacionais voltados para a preservação do meio ambiente junto às comunidades em que estamos inseridos, além de utilizar materiais recicláveis para a confecção de embalagens dos produtos.
– Como a empresa pretende divulgar os 10 princípios do Pacto Global?
A totalidade de tarefas a serem desenvolvidas ainda está em estudo, mas já definimos algumas formas de divulgação, como comunicação no site, jornal interno, banners, nota de imprensa, folhetos sobre os 10 princípios, palestras internas, divulgação em nossa página no Facebook e criação de um canal de dúvidas para os colaboradores.
Acreditamos que as corporações são os principais agentes da globalização e por isso precisam ajudar a beneficiar as economias e sociedades em todos os lugares através desse tipo de comprometimento.