Notícias

Primeiro encontro do Movimento Ambição Net Zero promove o Lançamento do Acelerador Climático 2022 

O Movimento tem como principal objetivo inspirar as empresas a se unirem para uma ação climática concreta, com metas baseadas na ciência. 

Agosto de 2022 – O encontro presencial, que aconteceu na sede da EDP, em São Paulo, contou com a presença de representantes de empresas signatárias do Movimento, membros do Comitê Consultivo e a equipe temática responsável no Pacto Global. O Movimento Ambição Net Zero hoje conta com 32 empresas que coletivamente se comprometeram a reduzir suas emissões de gases de efeito estufa em 2 giga toneladas de CO2 equivalente até 2030.  

O evento contou com apresentação de Rebeca Lima, Diretora Executiva da CDP América Latina e membro do Comitê Consultivo do Movimento. Em seu discurso Rebeca falou sobre os desafios da descarbonização da economia global e comentou sobre o papel do CDP e da SBTi nesse cenário. “O Movimento vem para inspirar as empresas a se unirem para uma ação climática concreta, é um acelerador da transformação que precisamos”, comentou. Rafael Tello, VP de Sustentabilidade da Ambipar, empresa embaixadora do Movimento, também compartilhou ações que a organização está tomando para liderar a transição para economia de baixa emissão de carbono nessa década: “Decidimos nos tornar apoiador institucional do Pacto por acreditarmos que há uma agenda coerente, com ações interessantes, desafiadoras e que tem a abrangência que precisamos nessa transição.”  
A reunião terminou com a intervenção de Siba Carvalho, multiartista e arte-educadora de origem indígena Puri (RJ), nascida em Olinda, do povo Puri Teyxokawa, e integrante do movimento Wayrakunas (Movimento de Mulheres Indígenas). Buscando trazer um olhar interno, conectando mente e corpo e fazendo um chamado para ação climática, apresentou seu trabalho musical que une a arte ancestral ao futurismo indígena. A intervenção tinha a intenção de propor uma reflexão sobre a renovação do compromisso climático assumido pelos participantes do Movimento e suas conexões com a preservação dos saberes e territórios ancestrais, bem como do planeta terra. 
Lançamento do Acelerador Climático 2022 O programa de aceleração equipa as empresas brasileiras participantes do Movimento Ambição Net Zero com conhecimento e habilidades necessárias para acelerar o progresso no estabelecimento de metas baseadas em ciência alinhadas com a rota de 1.5°C. O programa oferece uma trilha de aprendizado projetada para empresas de todos os tamanhos e setores que ainda estão iniciando sua jornada rumo ao cumprimento das metas de redução de emissões baseadas na ciência. Além disso, ao percorrer a trilha de aprendizado, as empresas contam com um suporte qualificado para endereçar a transição de suas organizações para a carbono neutralidade em escala. 
Novas empresas participantes do Movimento Neste mês o Movimento Ambição Net Zero atinge o marco de 32 empresas com carta compromisso assinada. Recentemente, o Movimento deu as boas-vindas à Flori Tech, Tribanco, Siemens, Energy Mobi, Vivo e Citrosuco. 
Próximos eventos (2022)
Plantão de dúvidas – Acelerador Climático (exclusivo para os participantes do Movimento) 02 de setembro, às 14h InscriçõesCases Movimento Ambição Net Zero (aberto ao público) 19 de setembro, às 14h  Inscrições