Notícias

O Pacto Global na COP27

A participação do Pacto Global da ONU no Brasil não se limitou ao Business & Climate Ambition, no dia 14/11, nossos profissionais participaram de diversas discussões e painéis oficiais durante a conferência.

Dezembro, 2022 – A participação do Pacto Global da ONU no Brasil não se limitou ao Business & Climate Ambition, no dia 14 de novembro, nossos profissionais participaram de diversas discussões e painéis oficiais durante a conferência. 
Carlo Pereira, nosso CEO, participou dos eventos da CNI, em parceria com a Câmara de Comércio Internacional (ICC), o Diálogo Empresarial para uma Economia de Baixo Carbono, cujo objetivo do encontro foi propiciar um ambiente de debates e troca de informações entre as representações empresariais brasileiras e estrangeiras, autoridades brasileiras, dirigentes de empresas e instituições financeiras, da CETESB “Advancing corporate decarbonization” que trouxe fortemente o potencial das parcerias público-privadas e do Brazil Climate Action Hub, junto à Marina Silva, ex Ministra do Meio Ambiente, sobre Global Stocktake, Cooperação do setor público, privado, parlamentares e sociedade civil para o avanço do monitoramento e transparência do Brasil. Além de ser convidado para conversas sobre os resultados da COP27 (vide artigo ” A COP27 e seus resultados”). 

Lígia Ramos, coordenadora de engajamento América Latina da iniciativa Science Based Targets (SBTi), participou de dois side-events para discutir a adoção das metas baseadas na ciência. No evento Just and Fair Climate Action, no pavilhão da África do Sul, reuniram-se investidores, empresas, reguladores e órgãos industriais para compartilhar suas experiências e percepções no desenvolvimento e implementação de planos de ação climática ousados que reconheçam circunstâncias específicas setoriais e de país, e que possibilitam caminhos de transição climática justos. Já no evento Climate Ambition Accelarator World Tour, organizado pelo UN Global Compact para discutir os avanços das empresas que fazem parte do programa Climate Ambition Accelarator na elaboração de suas metas baseadas na ciência, Ligia compartilhou sobre a importância do programa para a construção de capacidades com empresas do mundo inteiro. 

Maitê Padovani Leite, Gerente de Clima, participou do painel How women are driving electrification adoption and accessibility, da organização The Female Quotient, falando sobre o contexto brasileiro e os desafios para as agendas de transportes, eletrificação e gênero, destacando o trabalho feito pela rede do Pacto Global nacionalmente e trazendo as questões relacionadas a justiça climática e a necessidade da diversificação de estratégias de descarbonização nesta discussão. 
O Pacto Global da ONU no Brasil também promoveu uma confraternização durante o sábado, 12 de novembro, entre as organizações participantes da COP27 com a performance especial do DJ Eric Terena, apresentando mixagens de músicas brasileiras e indígenas que fizeram grande sucesso dentre os convidados.