Notícias

Mineirão torna-se signatário da Rede Brasil

Do Portal Mineirão O estádio Mineirão, em Belo Horizonte, é oficialmente signatário da Rede Brasil do Pacto Global.

Do Portal Mineirão
O estádio Mineirão, em Belo Horizonte, é oficialmente signatário da Rede Brasil do Pacto Global. A solenidade de assinatura do acordo aconteceu em um evento aberto à imprensa em 5 de setembro, dia em que o estádio comemora 51 anos. O Gigante da Pampulha é o segundo estádio do mundo, ao lado do Stade de France, a se tornar signatário. Atualmente são mais de 13 mil organizações signatárias em mais de 160 países ao redor do mundo.
O diretor do Mineirão, Samuel Lloyd, destacou a iniciativa. “Hoje é um dia de festa! No aniversário do Mineirão pensamos em dar um presente para o estádio, mas na verdade é um presente para a sociedade: assumir o compromisso por um mundo melhor”, disse. Ele também afirmou que a partir de agora será exigido de parceiros e fornecedores o cumprimento dos Dez Princípios.

Após a assinatura do acordo, o representante da Rede Brasil do Pacto Global, Luiz Fernando Campos, destacou o pioneirismo do Gigante da Pampulha. “O Mineirão é o primeiro estádio brasileiro a assumir esse compromisso público com o Pacto e certamente irá inspirar outras entidades da área esportiva a fazer o mesmo”. Durante o evento, Luiz Fernando Campos colou ímã com o logo da Rede Brasil na foto aérea do estádio (foto ao lado).
A gerente de Relações Institucionais do Mineirão, Ludmila Resende, ressaltou a importância da parceria. “Estamos muito felizes em formalizarmos esse compromisso e fazermos parte do Pacto Global da ONU. Queremos que todos os frequentadores do estádio saibam que estão em um local comprometido com as premissas da ONU”, finalizou.
Na solenidade de assinatura da parceria foram hasteadas no estádio bandeiras do Mineirão, da Rede Brasil do Pacto Global e do selo LEED (Leadership in Energy and Environmental Design). O Gigante da Pampulha é o único estádio no país a possuir o Selo Platinum, certificação máxima do U. S. Green Building Council (USGBC), órgão responsável pela certificação que é utilizada em 143 países para incentivar a transformação dos projetos, obra e operação das edificações, sempre com foco na sustentabilidade de suas atuações. O Mineirão alcançou essa certificação em 2014, em função da importância dada pela concessionária do estádio à sustentabilidade. As bandeiras ficarão expostas na cobertura do estádio diariamente (foto abaixo).

A cerimônia de adesão teve grande repercussão na mídia mineira:
TVs

TV Globo (Reportagem em 24’01”)
TV Band
TV Record
TV Minas
TV Alterosa

Rádios

CBN
Itatiaia

Jornais

Estado de Minas (Superesportes) – 02/09
Estado de Minas (Superesportes) – 05/09
Hoje em Dia – 02/09
Hoje em Dia – 05/09
O Tempo

Web

Exame.com
UOL (Máquina do Esporte)