Notícias

Fórum da Juventude e Inovação reúne 150 jovens de todo o mundo 

O Pacto Global da ONU no Brasil apoiou os grupos relacionados para buscar soluções para o combate ao lixo no mar 

Julho de 2022 – Durante a Conferência do Oceano da ONU 2022, realizada em Portugal, foi realizado o evento especial Fórum da Juventude e Inovação, de 24 a 26 de junho, com o objetivo de promover um diálogo e inovação com os jovens do mundo todo, sobre as diversas temáticas e desafios relacionados com o Oceano.     
O Pacto Global da ONU no Brasil marcou presença no evento, que reuniu jovens de 18 a 35 anos, envolvidos em um ambiente desafiador para proporcionar o desenvolvimento de soluções em cinco grandes temas: diminuição das emissões de poluentes do setor marítimo; pesca/exploração sustentável; energias renováveis oceânicas; mapeamento do oceano; e interrupção da entrada de resíduos no oceano. Como parte de um exercício lúdico idealizado pela organização do fórum, os jovens tiveram 24 horas para preparar seus projetos e apresentações com alternativas para encontrar soluções para resolver as questões que envolvem esses cinco temas.   
A Gerente da Plataforma de Ação pela Água e Oceano, Maitê Leite, e a Coordenadora do projeto Blue Keepers, Gabriela Otero, foram convidadas a integrar a equipe de mentores e mentoras dos 150 jovens selecionados pelas organizações Sustainable Ocean Alliance e Pacto Global da ONU para participar presencialmente do fórum na cidade de Cascais, em Portugal. A equipe da Plataforma de Ação pela Água e Oceano que esteve no evento apoiou os grupos relacionados para buscar soluções para o combate ao lixo no mar.