Mostrar Aviso

Notícias

Encontro Anual da Rede Brasileira do Pacto Global 2014 debate inovação e liderança para a sustentabilidade

No dia 4 de novembro, em São Paulo, as empresas e organizações signatárias do Pacto Global das Nações Unidas no País são convidadas a participar do Encontro Anual da Rede Brasileira do Pacto Global 2014.

No dia 4 de novembro, em São Paulo, as empresas e organizações signatárias do Pacto Global das Nações Unidas no País são convidadas a participar do Encontro Anual da Rede Brasileira do Pacto Global 2014. Com foco em inovação e liderança, o evento apresenta oportunidades para atuação das empresas no contexto da nova agenda de desenvolvimento sustentável, com a participação especial de Georg Kell, diretor executivo do United Nations Global Compact, e Jorge Chediek, representante-residente da ONU e coordenador-residente do PNUD no Brasil
O palestrante convidado Silvio Meira, pesquisador e presidente do Porto Digital (Recife), irá abordar a importância da inovação para a sustentabilidade. Um painel de especialistas também discute formas de levar a sustentabilidade para o centro dos negócios, fortalecendo dentro das empresas a cultura do combate à corrupção e respeito aos direitos humanos e ao meio ambiente. Integram o painel Alexandre Mac Dowell (Abrabs – Associação Brasileira de Profissionais de Sustentabilidade), Carlos Nomoto (Santander), João Redondo (Duratex) e Clarisse Lins (Catavento).
No encerramento da programação, o Encontro Anual trará um workshop sobre a plataforma Arquitetos de um Mundo Melhor, com orientações práticas para a atuação do setor privado em sintonia com as metas de desenvolvimento da ONU. A moderação ficará a cargo de Natalia Uliana, do United Nations Global Compact, com a participação de Glaucia Terreo (Global Reporting Iniciative – GRI) e Marcos Neto (United Nations Development Programme).
O Encontro celebra também as conquistas da Rede Brasileira do Pacto Global em 2014, como o crescimento de 20% do número de signatárias no último ano. Para Jorge Soto, presidente da Rede Brasileira do Pacto Global e diretor de Desenvolvimento Sustentável da Braskem, este é um ano chave para o engajamento do setor privado em um novo modelo de desenvolvimento. “A Organização das Nações Unidas passa por um amplo e inédito processo de consulta à sociedade para a definição da Agenda Pós-2015, com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, no qual o Pacto Global tem tido um protagonismo único. Neste Encontro Anual, queremos que as empresas compreendam esse contexto e passem a olhar para o futuro como protagonistas de um mundo melhor”, completa.
Com apoio da Eccaplan, as emissões de gases de efeito estufa provenientes da realização do Encontro serão quantificadas e seguidas de uma ação de compensação ambiental (neutralização).  Acesse aqui a calculadora de emissões e avalie também a sua pegada de carbono.
Programação Encontro Anual da Rede Brasileira do Pacto Global

Abertura e mesa redonda
Nova Agenda, Novas Oportunidades: o Setor Privado e as Nações Unidas
Georg Kell, Diretor Executivo UN Global Compact
Jorge Chediek, Coordenador-residente da ONU e representante-residente do PNUD no Brasil
Armando Tripodi, Vice-Presidente da Rede Brasileira do Pacto Global
Renata Seabra, Diretora Executiva da Rede Brasileira do Pacto Global

Palestrante convidado
SEM inovar para MUDAR quase TUDO, dá pra PENSAR em SUSTENTABILIDADE?
Silvio Meira, Presidente do Conselho de Administração do Porto Digital – Especialista em inovação

   Painel de        Lideranças
Lideranças em Sustentabilidade: Como fazer a diferença
Alexandre Mac Dowell Diretor-presidente da Associação Brasileira de Profissionais de Sustentabilidade; Carlos Nomoto, Diretor Sustentabilidade do Santander;
João Redondo, Gerente Corporativo de Sustentabilidade da Duratex;
Marcos Neto, Diretor Setor Privado e Fundações do United Nations Development Programme (UNDP)

  Workshop
Arquitetos de um Mundo Melhor e o Engajamento empresarial pós-2015
Moderadora: Natalia Uliana, United Nations Global Compact
Hector Gomez Ang – Gerente Geral da International Finance Corporation (IFC) no Brasil
Glaucia Terreo, Ponto Focal Brasil, Global Reporting Iniciative (GRI)
Marcos Neto, Diretor de Setor Privado e Fundações, UNDP
Heloisa Covolan – Coordenadora de Responsabilidade Social, Itaipu Binacional
Norman Arruda – CEO, Instituto Superior de Administração e Economia (ISAE/FGV)

 
Novidades
Pela primeira vez, o Encontro Anual ocorre paralelamente à HSM ExpoManagment, um dos principais eventos de gestão da América Latina. De 3 a 5 de novembro, a Rede Brasileira do Pacto Global será responsável pela curadoria da Estação Sustentabilidade da HSM, apresentando sete painéis com especialistas e convidados internacionais de diversas áreas do conhecimento. Com o tema “O futuro é global”, a programação busca compartilhar aprendizados sobre questões fundamentais para uma gestão mais justa e responsável, apontando para soluções locais com alcances globais. A programação está disponível no site da HSM.
Leia notícia sobre a programação da Estação Sustentabilidade – HSM.
Serviço
Encontro Anual da Rede Brasileira do Pacto Global 2014
Data: 4 de novembro de 2014
Endereço: Transamérica Expo Center – Rua Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro – São Paulo
Horário: 8h30 às 17h
Evento gratuito e exclusivo para organizações signatárias do Pacto Global das Nações Unidas
Informações: (11) 2500-5291