O Pacto Global – Rede Brasil realizou, em parceria com a Scania Latin America, a Confraria de Transportes Net Zero, um encontro inédito entre executivos das mais de 80 empresas que integram o HUB Biocombustíveis e Elétricos, iniciativa da Plataforma Ação pelo Clima e do programa Pacto Rumo à COP30. Com o objetivo de acelerar […]
O Pacto Global – Rede Brasil realizou, em parceria com a Scania Latin America, a Confraria de Transportes Net Zero, um encontro inédito entre executivos das mais de 80 empresas que integram o HUB Biocombustíveis e Elétricos, iniciativa da Plataforma Ação pelo Clima e do programa Pacto Rumo à COP30.
Com o objetivo de acelerar a descarbonização do transporte rodoviário comercial no Brasil e contribuir com a meta global de Net Zero até 2050, o HUB atua no avanço de soluções viáveis e complementares à realidade brasileira, explorando tecnologias como biometano, diesel renovável (HVO), hidrogênio verde (H2V) e eletrificação.
O encontro contou com a presença de representantes da Natura &Co, General Motors, Atvos, Ultragaz, LOTS Group, além da participação especial de Luciana Nicola, diretora do Itaú Unibanco e conselheira do Pacto Global no Brasil. A executiva compartilhou detalhes sobre uma nova emissão de R$ 1,4 bilhão em títulos sustentáveis, incluindo R$ 400 milhões voltados à preservação da biodiversidade, que serão aplicados no Projeto Reverte, iniciativa da Syngenta em parceria com o Itaú BBA.
Durante a Confraria, também foram apresentadas 11 linhas de financiamento e 9 medidas de incentivo disponíveis no Brasil para fomentar a transição energética, identificadas por meio de estudo conduzido pela Mitsidi. As empresas participantes debateram caminhos para ampliar o uso de combustíveis renováveis e da eletrificação, construindo propostas conjuntas de avanço para o setor.
“O Brasil tem um papel estratégico na transição energética global. Combinando biocombustíveis e tecnologias limpas, podemos não apenas descarbonizar o transporte pesado, mas também fortalecer a bioeconomia e atrair novos investimentos”, destacou Christopher Podgorski, CEO da Scania Latin America.
O HUB Biocombustíveis e Elétricos é uma das frentes da atuação do Pacto Global da ONU – Rede Brasil para impulsionar o protagonismo do país na construção de uma economia de baixo carbono. Através da força de sua rede, o Pacto promove ações coletivas, fomenta o diálogo e constrói pontes entre empresas, governo e sociedade civil para viabilizar soluções sustentáveis e escaláveis no caminho rumo à COP30 e ao Net Zero até 2050.
Confraria de Transportes Net Zero reúne líderes em torno da descarbonização do transporte rodoviário no Brasil.