Rede Brasil se une a sete organizações para estimular uso de Soluções Baseadas na Natureza no Brasil

13 de maio de 2021 - Oito organizações que atuam pelo desenvolvimento sustentável do Brasil somam esforços para estimular Soluções Baseadas na Natureza (SBN) como estratégia para mitigar os efeitos das mudanças climáticas nas cidades, enfrentar desafios urbanos e tornar as cidades mais resilientes. O termo é relativamente recente e ainda pouco conhecido do grande público no país. Contudo, o conceito, estabelecido pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), é simples: promover intervenções inspiradas em ecossistemas saudáveis para enfrentar desafios urgentes da sociedade, especialmente nas grandes metrópoles. Escassez hídrica, enchentes, desaparecimento da biodiversidade, problemas de saúde e avanço do nível do mar são algumas das questões que podem ser enfrentadas considerando a natureza na solução, gerando benefícios ambientais, sociais e econômicos.


A parceria formalizada pela Aliança Bioconexão Urbana foi apresentada no dia 12 de maio, durante evento on-line aberto ao público. Fazem parte da iniciativa a Rede Brasil do Pacto Global da ONU, Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), o ICLEI (Governos Locais pela Sustentabilidade), a Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (BPBES), o WRI Brasil, o Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC) e a The Nature Conservancy Brasil (TNC).

No evento online de lançamento da Aliança foi apresentado o plano de ação para consolidar os compromissos entre as organizações envolvidas. O documento vai identificar os trabalhos em andamento, estabelecer metas conjuntas e definir as principais entregas para a sociedade. 


A iniciativa visa demonstrar que a natureza deve ser considerada como solução desde a integração de políticas setoriais já existentes até a formulação de políticas públicas específicas para estímulo às SBN, ou ainda, por meio de incentivos econômicos. Entre as metas e compromissos a serem assumidos pela Aliança estão a criação de um grupo de trabalho de políticas públicas sobre SBN, ações de engajamento do setor privado e a construção de capacidades junto ao setor público. 


Entre as formas de atuação da Aliança, está a aproximação dos públicos ao conceito de SBN, para que a população entenda e valorize as áreas verdes urbanas e metropolitanas, além de contribuir para que o poder público e o setor privado estejam comprometidos com os investimentos necessários nesse tipo de estratégia. Outro objetivo é incentivar que áreas naturais sejam protegidas por meio da implantação de soluções que usem a infraestrutura natural em áreas metropolitanas, considerando aspectos de adaptação à mudança do clima.


Assista ao vídeo de lançamento do evento.

 

Leaders Summit 2021 reúne grandes líderes mundiais para discutir o futuro dos ODS
Rede Brasil do Pacto Global da ONU e Klabin lançam o ImPacto NetZero
Confira os destaques da programação do Leaders Summit 2021

NOSSOS PARCEIROS

APOIADORES INSTITUCIONAIS

Grupo Boticário
MRV
Klabin