Mostrar Aviso

Cases de boas-práticas

Afya mede impacto social da formação médica e lança websérie “Saúde que Transforma” 

A Afya desenvolveu uma metodologia inédita para medir o impacto de sua atuação na saúde pública das comunidades onde está presente com suas instituições de ensino, especialmente nos cursos de Medicina. O estudo, iniciado em junho de 2023, visou quantificar os efeitos reais da presença da Afya nas regiões atendidas, com foco em atendimentos gratuitos, promoção da […]

A Afya desenvolveu uma metodologia inédita para medir o impacto de sua atuação na saúde pública das comunidades onde está presente com suas instituições de ensino, especialmente nos cursos de Medicina. O estudo, iniciado em junho de 2023, visou quantificar os efeitos reais da presença da Afya nas regiões atendidas, com foco em atendimentos gratuitos, promoção da saúde e prevenção de doenças. 

Os resultados foram apresentados por meio da websérie documental “Saúde que Transforma: o impacto da Afya nas comunidades”, que em quatro episódios retrata histórias reais de médicos, estudantes, pacientes e gestores públicos impactados pela atuação das escolas da Afya. 

O projeto evidenciou dados concretos: 28,6 mil vidas salvas por doenças sensíveis à Atenção Primária, 3,9 mil médicos fixados em 2021 em localidades distantes de grandes centros, 4,1 mil internações evitadas por doenças preveníveis por imunização e redução de até 20,5% nas mortes por doenças evitáveis. 

A comunicação foi fundamental para dar visibilidade ao estudo e sensibilizar os diferentes públicos. Internamente, a websérie reforçou o propósito do trabalho dos mais de 10 mil colaboradores da Afya, gerando sentimento de pertencimento e orgulho. Externamente, o conteúdo foi distribuído por redes sociais, site institucional, e divulgado em veículos de grande alcance, como a revista Exame, além de eventos de sustentabilidade e ESG. 

A websérie foi disponibilizada em uma playlist no canal oficial da Afya no YouTube e ganhou força também por meio de campanhas nos canais internos (e-mail marketing, Instagram interno, grupos de WhatsApp, murais digitais e rituais de cultura). 

Com abrangência nacional, a iniciativa reforça o papel transformador da Afya na formação médica e no fortalecimento da Atenção Primária em Saúde, especialmente em regiões historicamente desassistidas. 

ODS Impactados: ODS 3 – Saúde e Bem-Estar 

Links: 
YouTube: Websérie “Saúde que Transforma” 
Site Afya: Notícia oficial 
LinkedIn: Publicação 
Instagram: Reel 1 | Reel 2 
Exame: Matéria sobre o estudo 
Relatório completo: PDF – Avaliação de Impacto