Você é um(a) líder empresarial que promove o desenvolvimento sustentável? Queremos ouvir sua historia.

Em 2022, Denise Hills, Diretora de Sustentabilidade da Natura para América Latina, foi selecionada como uma Pioneer Global.​

 

Em 2023, o Pacto Global da ONU no Brasil reconhecerá dois SDG Pioneers: um para pequenas e médias empresas, e outro para grandes empresas.​

Para concorrer ao reconhecimento de SDG Pioneers, é necessário que esteja trabalhando em qualquer nível de uma empresa participante do Pacto Global, que tenha aderido à rede local antes de primeiro de outubro de 2022.​

Serão premiadas pessoas que que desenvolvam um projeto ambicioso e de grande impacto na empresa, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.​ É possível indicar outras pessoas ou fazer a própria inscrição para o prêmio.​

O período de inscrição para o SDG Pioneers 2023 Brasil acontecerá de 03 de abril a 15 de maio.​

**INSCRIÇÕES ENCERRADAS**

Para concorrer ao SDG Pioneers, os(as) candidatos(as) devem:

  • Ser funcionário(a) de uma empresa integrante do Pacto Global da ONU no Brasil​ (não lembra se sua empresa faz parte? Confira aqui);
  • A empresa precisa ter aderido ao Pacto Global da ONU no Brasil antes de 01 de Outubro de 2022​;
  • A empresa deve ter submetido pelo menos uma Comunicação de Progresso - COP;

Importante: para ser reconhecido(a) como um(a) SDG Pioneer global, a etapa local é imprescindível.

 

  • 03 de abril a 15 de maio 2023: Inscrição para concorrer ao SDG Pioneer Brasil

  • 30 de junho 2023: Anúncio dos ganhadores do SDGs Pioneers Brasil 2023 (categoria SME e categoria grande empresa)​

  • Julho e agosto 2023: Seleção dos SDG Pioneers Global​

  • Setembro 2023: Anúncio dos ganhadores do SDG Pioneers 2023 Global, na Leaders Summit​

 

As inscrições para o SDG Pioneers 2023 Brasil estarão abertas de 03 de abril a 15 de maio.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecem metas claras para um futuro mais justo, representando uma oportunidade para moldar uma nova era de negócios responsáveis. A cada ano, o Pacto Global das Nações Unidas celebra um grupo de pioneiros dos ODS - líderes empresariais e profissionais que estão fazendo um trabalho excepcional para avançar os Objetivos Globais através da implementação de nossos Dez Princípios sobre direitos humanos e trabalho, meio ambiente e anticorrupção. Veja quem já foi um SDG Pioneer pelo Brasil: 

 

 

Denise Hills - SDG Pioneer 2022 da etapa Brasil
Foi reconhecidapela liderança em projetos relacionados ao desenvolvimento sustentável da sociedade na Natura

“Ser reconhecida como uma SDG Pioneer, pela Rede Brasil do Pacto Global da ONU, é uma grande honra, principalmente porque a organização é fundamental para evoluirmos na agenda sustentável entre as corporações. Na Natura, acreditamos que o valor e a longevidade da marca estão ligados à capacidade de contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade. Por isso, nos relacionamos com diversos atores para encontrarmos soluções para os problemas que o mundo enfrenta hoje. Somado a isso, estabelecemos um conjunto de metas ambientais e sociais audaciosas, que incluem, entre outras frentes, enfrentar a crise climática, tornando-nos carbono zero até 2030 e proteger a Amazônia, contribuindo para zerar o desmatamento até 2025”

 

 

 

 

Karine Bueno - SDG Pioneer 2020 da etapa Brasil
Foi reconhecida pela liderança em projetos relacionados aos ODS com impactos internos e externos no Santander

"Ser pioneira para mim é seguir em frente, mesmo quando não se tem certeza do “como”, mas se tem clareza da direção que os ODS nos dão. É ser apaixonada pela visão de um mundo melhor para todos, sem perder o pragmatismo necessário para a ação. É buscar a conciliação, mas também saber dizer e ouvir “não” e se adaptar em busca de um objetivo maior. É saber que não se sabe tudo e não ter vergonha de buscar a complementariedade e visões diferentes. É ser grata às mulheres e homens que fizeram e fazem parte do meu caminho. É saber que ainda há muito a fazer e acreditar que podemos. Me sinto honrada em ser reconhecida como uma SDG Pioneer e espero inspirar mais pessoas e empresas nesta agenda!"

 

 

 

 

Juliana Oliveira - SDG Pioneer 2019 da etapa Brasil
Foi reconhecida por conscientizar os colegas da Nestlé sobre a substituição dos copos plásticos no ambiente de trabalho

"Ser pioneira, é acreditar na nossa potência como agentes de transformação social. É relembrar e acreditar no poder de influência positiva que existe em nós, mesmo em uma era de valorização de influenciadores digitais, em que o numero de seguidores é que dita o fator de sucesso. É sobre fazer o que é certo e o que pulsa dentro de nós na busca por um mundo melhor. É também reconhecer o poder das pequenas atitudes que, em escala, podem gerar sim um impacto incrível e que isso está ao alcance de todos. Não é preciso ser um gênio ou ficar refem de grandes insights, investimento e tecnologias de ponta. Mais do que nunca, ser pioneira é romper com a hierarquia. É dar voz à juventude e não aos rótulos dos cargos nos crachás. É ser movido por propósito e manter-se fiel a ele, com um único objetivo: construir  hoje o futuro que queremos, com tudo que estiver ao nosso alcance."

 

 

 

 

Danielle Pieroni - SDG Pioneer 2018
Foi reconhecida pelo empoderamento econômico de refugiados através do seu trabalho na Foxtime

"Eu sou a segunda geração de uma empresa de médio porte brasileira, iniciada e ainda conduzida pela minha mãe. Uma empresa criada sobre valores pessoais muito fortes de respeito, honestidade e transparência: exatamente os mesmos valores com que fui criada. Sempre acreditei que empresas tem um potencial para transformar uma sociedade. Pensa comigo: uma reunião de pessoas muito competentes e engajadas, compartilhando um objetivo comum. E se esse objetivo comum fosse lucro, mas também fosse impacto social? É nisso que eu acredito. De que é possível termos empresas que assumam a responsabilidade de uma sociedade melhor e mais justa, de dentro para fora. Ser escolhida Pioneer em 2018 foi, acima de tudo, uma grande honra para mim, mas sobretudo reforçou que é possível uma pequena ou média empresa também ser responsável socialmente. De que não são necessários grandes investimentos ou estruturas departamentais, mas sim um forte senso de propósito e assumir a responsabilidade diante dos desafios sociais e ambientais que nosso planeta enfrenta."

 

 

 

 

 

Tânia Cosentino - SDG Pioneer 2017
Foi reconhecida pela sua atuação com sustentabilidade e gestão energética enquanto era presidente da Schneider na América Latina

"Para mim ser pioneira é reforçar o meu papel de cidadã e executiva para chamar a atenção da sociedade para a urgência de implementar os objetivos do Pacto Global. Acredito que todos nós: cidadãos, setor privado e público temos um compromisso importante na construção de um mundo melhor e mais sustentável. Nas empresas a sustentabilidade aumenta a capacidade de atração de talentos e gera mais negócios. Acredito que é possível ter resultados positivos nas companhias e fazer o bem ao mesmo tempo, os dois temas sempre devem caminhar juntos."

 

 

 



 

 

Sonia Favaretto - SDG Pioneer 2016
Foi reconhecida pela sua atuação por um mercado de ações mais transparente e sustentável na B3

"O que é ser uma pioneira dos ODS? Todo reconhecimento traz também uma grande responsabilidade. E a responsabilidade de ser uma pioneira dos ODS é a melhor possível. Trabalhar proativamente pela agenda 2030, buscar novas soluções, compor parcerias, pensar o hoje e o amanhã. Ser um pioneiro passa por tudo isso e, principalmente, por ter uma genuína crença de que é possível, sim, chegarmos ao final dessa jornada vencedores. Se você se identificou com tudo isso, faça sua inscrição para entrar nesse time incrível de Pioneiros dos ODS!"

 

 

 

 

Ulisses Sabará - SDG Pioneer 2016
Reconhecido pelo trabalho em prol da proteção da biodiversidade desenvolvido pela Beraca

"Tenho muita honra de ter sido escolhido como pioneiro do seleto grupo de homens e mulheres envolvidos na geração de negócios sustentáveis associados à sociobiodiversidade do Pacto Global da ONU no ODS 15 - Vida Terrestre. É um reconhecimento de meu trabalho de mais de 20 anos nas questões ligadas à biodiversidade e suas relações socioambientais. Há muito para ser feito em um curtíssimo espaço de tempo até 2030. Por isso, precisamos contar com todos que queiram e possam ser exemplo e referência em suas diferentes áreas de atuação."

 

 

 

   

 

 

 

 

 

Geral

Quem são os SDG Pioneers 2023?


A cada ano, o Pacto Global da ONU reconhece uma classe de pioneiros(a) dos ODS - líderes empresariais que trabalham em qualquer nível de sua empresa que estão usando os negócios como uma força do bem para promover os 17 ODS.


Por meio de sua própria empresa ou da mobilização de outros negócios, esses(as) pioneiros(as) estão ajudando a alcançar um ou mais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), ao mesmo tempo que contribuem para o sucesso dos negócios.


Em 2023, as Redes Locais do Pacto Global, incluindo o Brasil, abrangendo todos os continentes, promoverão campanhas dos SDG Pioneers em nível nacional para identificar o(a) Pioneiro(a) Local que irá concorrer à Rodada Global. Os(as) ganhadores(as) da etapa global serão reconhecidos(as) na Assembleia Geral da ONU - Leaders Summit 2023.

 

Nesta edição, incentivamos especialmente a candidatura o indicação de jovens lideranças nas empresas, que desenvolvem trabalhos ambiciosos na Agenda 2030.​

Quem pode participar?


Profissionais que trabalham em qualquer nível de uma empresa participante do Pacto Global da ONU podem se inscrever ou serem indicados(as).
Para verificar se sua empresa integra a iniciativa, clique aqui e digite o nome da organização.


Para os SDG Pioneer de 2023, consideramos apenas as empresas que submeteram pelo menos uma COP (Comunicação de Progresso) e ter entrado até, no mínimo, 01 de Outubro de 2022​. Se sua empresa entrou após esta data, considere aplicar para a próxima edição do SDG Pioneers.


O Pacto Global da ONU reserva-se o direito de remover o reconhecimento do(a) SDG Pioneer se a empresa e/ou pessoa for posteriormente considerada um risco de reputação para a campanha e/ou à iniciativa do Pacto Global da ONU.

E se eu for afiliado, mas não diretamente empregado por uma empresa integrante do Pacto Global da ONU?
Você só pode se candidatar ou ser indicado(a) se for funcionário(a) da empresa (ou de sua subsidiária).

Minha empresa ainda não participa do Pacto Global da ONU. Posso me inscrever?
Apenas funcionários(as) de uma empresa participante do Pacto Global da ONU serão elegíveis para se inscrever ou serem nomeados(as). Se sua empresa ainda não participa do Pacto Global da ONU,
acesse e saiba como aderir. Se você tem algum(a) colega que gostaria de nomear e ele(a) trabalha em uma empresa participante da Rede, você pode indicar. Acesse e faça sua indicação.

Quem pode indicar um SDG Pioneer?
Você pode se inscrever ou nomear um(a) colega de uma empresa integrante do Pacto Global da ONU no Brasil​ (pode ser de uma empresa diferente da sua). O(a) profissional indicado(a) será contatado(a) para seguir com a inscrição e confirmação dos dados.

O que são os “SDG”?

(SDG = ODS, em português)

Em setembro de 2015, todos os 193 estados membros das Nações Unidas adotaram um plano para alcançar um futuro melhor para todos - traçando um caminho para nos próximos 15 anos acabar com a pobreza extrema, combater a desigualdade e a injustiça e proteger nosso planeta.

No centro da “Agenda 2030” estão 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) -
Sustainable Development Goals (SDGs) e 169 metas relacionadas que abordam os desafios econômicos, sociais, ambientais e de governança mais importantes de nosso tempo. Para saber mais sobre como as empresas estão agindo para contribuir para o cumprimento dos ODS, visite o site do Pacto Global da ONU.

Como eu me inscrevo ou indico alguém que está fazendo um excelente trabalho?


São dois formulários distintos:

Minha empresa está fazendo um excelente trabalho. Posso indicá-la?
Não, a campanha SDG Pioneers destaca e reconhece o trabalho de profissionais, não das organizações.

Até quando estão abertas as inscrições?


As inscrições da etapa Brasil estão abertas até 15 de maio de 2023​.

Lembre-se que para concorrer ao SDG Pioneers global, é necessária a inscrição e seleção como SDG Pioneer Brasil.

 

Processo de seleção

Como o(a) SDG Pioneer Brasil será selecionado(a)?
Um comitê de seleção multi-stakeholder, formado localmente, irá escolher o(a) SDG Pioneer Brasil. Esse comitê será formado por representantes: do board do Pacto Global da ONU no Brasil​, do sistema ONU, do setor público, da Academia e da sociedade civil.

Como e quando serei contatado(a) caso eu seja selecionado(a)?
O(a) SDG Pioneer Brasil será informado(a) de sua seleção por e-mail ou telefone até30 de junho de 2023​.
Esse(a) profissional irá avançar, então, para a etapa global. Devido ao volume de indicações recebidas, podemos não conseguir entrar em contato com os(as) candidatos(as) que não foram selecionados(as).

Reconhecimento

Como os(as) SDG Pioneers serão reconhecidos(as)? O que ganharei se for escolhido(a)?
O(a) SDG Pioneer Brasil será reconhecido(a) publicamente até 30 de junho de 2023​, em evento institucional do Pacto Global da ONU no Brasil​.
O(a) Pioneiro(a) Local receberá visibilidade e será reconhecido(a) pelo trabalho de excelência que contribui  para o alcance dos ODS. Os(as) SDG Pioneers Globais selecionados(as) serão reconhecidos(as) em setembro, no Leaders Summit 2023.​
Tenho mais dúvidas. Com quem devo entrar em contato?

Para questões adicionais, entre em contato por meio do e-mail: ods@pactoglobal.org.br

 

 

NOSSOS PARCEIROS

APOIADORES INSTITUCIONAIS

AEGEA
Ambipar
Klabin
MRV
Schneider Electric