Notícias

Rede Brasil participa da Conferência Brasileira de Mudança do Clima

Durante 3 dias, ONGs, academia, setores público e privado se reúnem em Recife para discutir a ação climática brasileira

Novembro de 2019 – Entre 6 e 8 de novembro, a Rede Brasil do Pacto Global marcará presença na Conferência Brasileira de Mudança do Clima, no Recife. O encontro articulado pelo Instituto Ethos com a participação de ONGs, movimentos sociais, governos subnacionais, academia e setor privado, tem o objetivo de formular propostas para a implementação da NDC brasileira (Contribuição Nacionalmente Determinada – compromisso do Brasil com o Acordo de Paris). O evento também promoverá discussões sobre atividades econômicas e políticas públicas que priorizem as agendas de clima, floresta e desenvolvimento sustentável.
Os participantes da conferência propõem um engajamento nacional com a Declaração de Recife, um movimento permanente que agrega diversos setores da sociedade para fomentar a adoção de princípios e ações que visam conter os impactos da mudança do clima. A Declaração de Recife sugere às empresas – assumir publicamente compromissos de redução de emissões e zerar desmatamento ilegal em toda cadeia de valor; para os governos – como criar e implementar medidas de mitigação às mudanças climáticas; e para as organizações civis – como estabelecer parcerias e intercâmbio de soluções para otimizar as ações de enfretamento da crise climática.
A Conferência Brasileira de Mudança do Clima terá mais de 50 painéis e vários lançamentos: Inventário de Emissões de Pernambuco, Plano de Adaptação da Cidade do Recife, nova versão do MapBiomas, mobilização de signatários para Declaração de Recife, Declaração do Consórcio Nordeste, estudos e documentários, caminhada pelo clima, Assembleia dos Povos Indígenas e reuniões oficiais do Consórcio Nordeste, ABEMA e Anama. Confira abaixo os painéis da Rede Brasil do Pacto Global durante o evento:
 
Endereçando metas do ODS 7 – Energia Acessível e Limpa
Quando: 7 de novembro, das 9h30 às 11h 
Onde: Centro de Artesanato de Pernambuco
Objetivo: Reunir especialistas e pessoas interessadas no setor de energia elétrica para uma discussão focada nas metas do ODS 7, intimamente relacionado com as mudanças do clima.
Participantes: Elisa Badziack (Rede Brasil do Pacto Global); Pedro Barizon (Key Associados); Raphael de Carvalho (Neoenergia); Laura Guaitolini (Schneider Electric); Rodrigo Sluminsky (Athon Energia)(tbc)
 
Resiliência climática e segurança hídrica: como as ações coletivas podem contribuir para reverter este cenário?
Quando: 7 de novembro, das 14h às 17h
Onde: Arcádia Paço Alfândega
Objetivo:  Painel focado no ODS 6 e 13, trazendo especialistas de vários setores (ONGs, instituições públicas e privadas e academia), para discutir quais soluções inovadoras vem sendo adotadas para lidar com cenários de crise hídrica, cada vez mais frequentes. 
Participantes: Giuliana Chaves Moreira (Rede Brasil do Pacto Global); Laura Guaitolini (Schneider Electric); Beatriz Kiss (FGV); João Teixeira (Natura); Telma Rocha (Fundação Avina); Daniel Carvalho (CDP)
 
Workshop de Adaptação para o setor empresarial 
Quando: 7 de novembro, das 15h50 às 18h 
Onde: Paço do Frevo
Objetivo: Apresentação de ferramentas disponíveis hoje para o setor privado trabalhar a adaptação às mudanças do clima, alguns cases empresariais e promover espaço para dinâmica de sensibilização e identificação de gaps e oportunidades de atuação.
Participantes: Elisa Badziack (Rede Brasil do Pacto Global); Ana Carolina Câmara (GIZ); Mariana Nicolletti (FGVCes); Sergio Margulis (WayCarbon)
 
Inscreva-se na Conferência Brasileira de Mudança do Clima.