Notícias

Novo prazo para nomeações no SDG Pioneers

O prazo para o envio do questionário em português para a nomeação de lideranças para o concurso “SDG Pioneers” pela Rede Brasil do Pacto Global foi novamente prorrogado e termina no dia 28 de abril, quarta-feira, às 18h.

O prazo para o envio do questionário em português para a nomeação de lideranças para o concurso “SDG Pioneers” pela Rede Brasil do Pacto Global foi novamente prorrogado e termina no dia 28 de abril, quarta-feira, às 18h. Trata-se de um processo obrigatório para as empresas signatárias que desejam ter sua candidatura nomeada pela Rede Brasil. O documento deve ser enviado para o e-mail barbara.dunin@undp.org.
Ao longo da campanha do SDG Pioneers, as Redes Locais terão o importante papel de tornar conhecidas práticas empresariais transformadoras que acontecem localmente, envolvendo, inclusive, pequenas e médias organizações. Caberá também às Redes Locais a nomeação ilimitada de SDG Pioneers em ambas as categorias. A nomeação contará pontos caso a candidatura atinja determinado nível. No caso da Rede Brasil do Pacto Global, o processo de nomeação acontecerá por meio da Comissão ODS.
O Pacto Global da ONU lançou o SDG Action Plan para as Redes Locais, tendo como eixo central o concurso SDG Pioneers, destinado a inspirar negócios e reconhecer profissionais de organizações signatárias do Pacto Global que promovam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em países ao redor do mundo. As inscrições para o concurso vão até 30 de abril no website do UN Global Compact. Saiba mais aqui.
 
Para sanar dúvidas, foram elaboradas as Frequently Asked Questions (FAQ) sobre o concurso:
 
1. O mesmo/a mesma SDG Pioneer pode ser inscrever nas duas categorias?
Sim. Entretanto, nos casos de líderes com atuação em ambas as categorias, o UN Global Compact sugere que seja feita uma única inscrição na categoria que houver maior aderência com a experiência relatada. A concentração das informações em uma única candidatura aumenta as chances da candidato/do candidato.
 
2. A mesma organização pode inscrever mais de um case por categoria?
Sim, lembrando que o reconhecimento é à pessoa e não à organização.
 
3. Mais de uma pessoa por organização pode se inscrever?
Sim.
 
4. Na inscrição, pode haver a assinatura/autoria de mais de um/uma SDG Pioneer?
Não. O concurso é voltado ao reconhecimento individual de lideranças e, portanto, não são cabíveis assinaturas conjuntas em uma única candidatura.
 
5. Qualquer pessoa/organização pode ser nomeada um/uma SDG Pioneer?
Sim. Esta é uma das novidades na estruturação do SDG Pioneers. Além das Redes Locais do UNGC e do UNPRME, qualquer indivíduo pode ser nomeada um/uma  SDG Pioneer por meio do “Nominate Someone Else” que consta no site do UN Global Compact. A pessoa indicada será comunicada sobre esta nomeação por e-mail e incentivada a completar sua candidatura. Atenção: somente a candidatura pessoal valida a inscrição da/do SDG Pioneer no concurso.
 
6. O número de nomeações impacta nas chances de reconhecimento do/da SDG Pioneer?
Sim. O número de indicações será uma vantagem para a/o candidata/candidato. Outra vantagem será a nomeação por parte de uma Rede Local do UN Global Compact e do UNPRME, que possuem um peso maior frente a nomeações “abertas”.
 
7. As inscrições no site do UN Global Compact devem ser realizadas em 1ª pessoa?
Sim, espera-se que a pessoa faça sua própria candidatura ou que sua equipe proceda com a inscrição, porém, em total alinhamento.
 
8. Se existe o processo on-line, porque é preciso preencher um questionário em português para a Rede Brasil?
Uma vez que a Rede Brasil não terá acesso ao banco de candidaturas brasileiras, foi preciso criar um instrumento de análise para a definição de nomeações locais.
 
9. O questionário em português enviado à Rede Brasil deve ser preenchido em primeira pessoa e com a assinatura do/da SDG Pioneer?
Sim, inclusive são aceitas assinaturas em formato eletrônico.
 
10. O dez SDG Pioneers (cinco de cada categoria) que serão reconhecidos durante o Leaders Summit 2016 terão suas despesas de viagem pagas?
Sim. As/os candidatas/candidatos serão comunicadas/comunicados em meados de maio e terão suas despesas pagas para irem ao Leaders Summit 2016.
 
11. Os dez SDG Pioneers (cinco de cada categoria) escolhidos, bem como o Top 1 SDG Pioneer de cada categoria, serão comunicados em qual momento do evento?
Esta informação ainda não foi confirmada, mas existe a expectativa de que o resultado seja comunicado durante a programação do encontro, que terá uma cerimônia de reconhecimento durante o Leaders Dinner.