Notícias

Denise Hills, do Itaú Unibanco, assume a presidência da Rede Brasil do Pacto Global

*Por Luísa Monteiro “Tenho certeza de que deixo a Rede Brasil do Pacto Global em excelentes mãos”.

*Por Luísa Monteiro
“Tenho certeza de que deixo a Rede Brasil do Pacto Global em excelentes mãos”. Foi assim que André Oliveira, CCO da BASF América do Sul e agora ex-Presidente da Rede Brasil do Pacto Global, comunicou o fim de sua liderança na iniciativa e anunciou a posse de Denise Hills, durante reunião do Comitê Brasileiro do Pacto Global (CBPG) em 9 de agosto. Primeira mulher a presidir a Rede Brasil, Denise é Superintendente de Sustentabilidade e Negócios Inclusivos do Itaú Unibanco e ocupava o posto de Vice-Presidente da iniciativa desde 2015.
A nova Presidente agradeceu as boas-vindas e a confiança do Board da Rede Brasil, que lhe designou para o cargo. “Tenho o compromisso de dar meu melhor. Quero expressar meu profundo respeito por tudo o que o Pacto Global desenvolve e pelo que ainda pode ser feito. Esta é uma grande oportunidade”, ressaltou. No cargo mais alto da hierarquia da Rede Brasil, Denise assumirá a presidência até 2019, quando a diretoria da iniciativa será submetida a nova eleição pelo CBPG.
Além de Denise, compõem o Board da Rede Brasil do Pacto Global os seguintes Vice-Presidentes: a Diretora de Comunicação, Imprensa e Sustentabilidade da B3, Sonia Favaretto, a Diretora de Sustentabilidade da Enel, Marcia Massotti, o Diretor de Sustentabilidade da CPFL Energia, Rodolfo Sirol, e a Diretora de Assuntos Corporativos da BASF América do Sul, Cristiana Brito, que assume o lugar de André Oliveira.
Denise Hills possui quase 30 anos de experiência no mercado financeiro. Em 2010, assumiu a liderança da área de Sustentabilidade no Itaú Unibanco e mais recentemente, a área de Negócios Inclusivos, onde estão os programas de Microcrédito e Itaú Mulher Empreendedora. Está diretamente envolvida com iniciativas da ONU relacionadas ao setor financeiro, sendo chair da Latin America Task Force e co-chair do Steering Committee, ambos da United Nations Environment Programme – Finance Initiative (UNEP-FI).
Ela também é membro do conselho do CEBDS, o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável, e da Comissão de Sustentabilidade da Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN). Denise também compõe a Comissão de Estudos de Sustentabilidade para as Empresas do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC).
GT ODS
Entre as atividades na Rede Brasil do Pacto Global, Denise idealizou e coordena o Grupo Temático ODS, que trabalha para criar e promover metodologias para a inserção dos Objetivos Globais nas estratégias de negócios. Em recente entrevista para este site, Denise comentou sobre a importância do alinhamento das ações da Rede Brasil com os ODS.
“A implantação da agenda 2030 e o alcance dos ODS é um tema que precisa estar integrado entre os diversos atores. Quanto mais próximos estiverem a agenda pública, a sociedade civil e o setor privado, mais facilmente conseguiremos cumprir nossos objetivos. A Rede Brasil do Pacto Global vem impulsionando diversas empresas e outras organizações no país a adotarem a cidadania empresarial como padrão para a gestão de seus negócios e na intensificação deste movimento onde ele já se encontra de certa forma consolidado. No entanto, a nova agenda 2030 da ONU convida as organizações, não só repensarem a atuação delas, como também a ampliarem, fortalecerem e investirem no alcance dos ODS para que dessa forma os pilares de sucesso dos negócios sejam sustentáveis”, afirmou.