Rede Brasil do Pacto Global lança o movimento #MenteEmFoco

Idealizada pela InPress Porter Novelli, e com o endosso da Sociedade Brasileira de Psicologia, iniciativa convida empresas a se comprometerem com atitudes concretas para a promoção da saúde mental

8 de abril de 2021 - A pandemia da Covid-19 trouxe para os holofotes um tema até então muito estigmatizado, sobretudo no ambiente de trabalho: a saúde mental. Levantamento preliminar do Ministério da Saúde, de 2020, aponta que a ansiedade é o transtorno mental mais presente entre a população, durante a pandemia. Em meio a esse cenário, a Rede Brasil do Pacto Global da ONU e a InPress Porter Novelli, em parceria com a Sociedade Brasileira de Psicologia, lançam #MenteEmFoco, movimento que convida empresas e organizações brasileiras a reconhecer a importância da saúde mental no ambiente de trabalho e a agir em benefício de seus colaboradores, e da sociedade como um todo, para combater o estigma e o preconceito social ao redor do tema. Ambev, Unilever, Hospital Sírio-Libanês, UPS, Grupo Conexa e Mapfre já aderiram ao movimento.  

De acordo com a CEO da InPress Porter Novelli, Roberta Machado, a iniciativa nasce como uma forma de encorajar as empresas a trazer a saúde mental para a pauta de decisões, de forma a priorizar o tema, oferecer suporte e acolhimento aos colaboradores, e dar visibilidade a um assunto tão importante para a sociedade. “Queremos que a saúde mental seja tratada dentro das empresas não apenas como uma medida emergencial, mas como uma estratégia de negócio. Com este movimento, vamos convidar e estimular o setor privado a estabelecer ações concretas e duradouras de suporte psicológico aos seus colaboradores e a criar um ambiente de trabalho equilibrado e saudável”, explica.

As empresas que se tornarem signatárias do movimento, firmam o compromisso de implementar ações sólidas para a promoção da saúde mental:

  • Ter um profissional de referência para aconselhamento e atendimento;
  • Oferecer orientação e manejo de crises;
  • Garantir a avaliação permanente dos colaboradores;
  • Manter gestores engajados, com treinamento para atuar em relação ao tema e orientação sobre as melhores condutas, sendo agentes de transformação e de promoção da segurança psicológica;
  • Criar um programa antiestigma: promover debates abertos e intervenções em grupo com assuntos que busquem reduzir o estigma relacionado ao sofrimento psíquico, inserindo-o como pauta permanente na organização;
  • Promover ações de incentivo à saúde mental: campanhas e iniciativas para incentivar práticas culturais, esportivas, de nutrição, bem-estar, educação, entre outras, a partir de demandas identificadas.

Em contrapartida, as signatárias receberão uma série de conteúdos sobre saúde mental - elaborados pela InPress Porter Novelli em parceria com a Sociedade Brasileira de Psicologia - e participarão da governança do movimento para troca de práticas e aprendizados. Entre as atividades, destaca-se um workshop sobre gestão de saúde mental nas empresas, ministrado em parceria com o Grupo Conexa, player de saúde digital e maior plataforma de telemedicina da América Latina. Em março deste ano, a companhia uniu-se à Psicologia Viva, maior empresa de saúde mental da América Latina.

Para conhecer mais sobre a iniciativa e aderir ao Movimento #MenteEmFoco, acesse o site da iniciativa.

 

Inscrições para o Leaders Summit 2021 estão abertas
Rede Brasil do Pacto Global participa de iniciativa para distribuição de alimentos a famílias vulneráveis
Rede Brasil do Pacto Global lança o movimento #MenteEmFoco

NOSSOS PARCEIROS

APOIADORES INSTITUCIONAIS

Grupo Boticário
MRV
Klabin