Notícias

174 empresas pedem retomada econômica sustentável com atenção ao clima

Companhias assinaram compromisso com metas baseadas na ciência e pedem também o engajamento de governos

Companhias assinaram compromisso com metas baseadas na ciência e pedem também o engajamento de governos
Junho de 2020 – 174 empresas de todo o mundo – todas comprometidas em reduzir suas emissões de gases de efeito estufa com base em critérios científicos – assinaram um manifesto endereçado aos governos, pedindo que a retomada econômica priorize ações contra as mudanças do clima. Destas, 9 são brasileiras: AES Tietê, Baluarte Cultura, EDP Energias do Brasil SA, Grupo Malwee, Lojas Renner SA, Movida Participações SA, Natura e NELM Advogados. O documento indica a importância da substituição dos combustíveis fósseis e da inovação, para a criação de soluções resilientes de baixo carbono, sempre priorizando os empregos mais verdes e o crescimento sustentável
O comunicado foi lançado em maio, em sete idiomas (leia aqui em português), e desde então tem ganhado novas adesões. Todas as empresas já estão comprometidas com metas baseadas na ciência e promovidas pelo Science Based Targets para limitar o aumento da temperatura da Terra a 1.5ºC. Veja como participar do movimento, chamado Recover Better, por uma recuperação econômica sustentável com enfoque no clima:

A principal liderança da empresa deve assinar o compromisso com o Science Based Targets (SBTi), e declarar o alinhamento das atividades da empresa com a meta de 1.5º C para o aumento da temperatura da Terra. A carta pode ser encontrada aqui.
Uma cópia digital dos documentos firmados deve ser enviada para ambition@sciencebasedtargets.org
Quando o compromisso estiver firmado e aprovado pelo SBTi, escreva para clima@pactoglobal.org.br, pedindo sua adesão ao movimento Recover Better, junto a outras empresas de todo o mundo.

Além das 9 empresas que participam do movimento Recover Better, outras 3 empresas nacionais já assinaram o compromisso com o Science Based Targets e alinharam suas operações a meta de 1.5º C para a temperatura da Terra, confira a lista completa: AES Tietê Energia, Ambev, Baluarte Cultura, Eco Panplas, EDP Energias do Brasil SA, Grupo Malwee, Klabin SA, Lojas Renner, Mattos Filho, Maurrey Jr. e Quiroga – Advogados, Movida, Natura, Nogueira, Elias, Laskowski & Matias Advogados, e UXUA Casa Hotel & SPA.
Confira um vídeo do CEO da AES Tietê e Liderança com ImPacto no ODS 7, Ítalo Freitas, incentivando outros líderes a assumir o compromisso pelo clima: