Criada em 2003, a Rede Brasil responde à sede do Pacto Global, em Nova York, e preside o Conselho das Redes Locais na América Latina . Os projetos conduzidos no país são desenvolvidos dentro das seguintes Plataformas de Ação: Água e Saneamento, Alimentos e Agricultura, Energia e Clima, Direitos Humanos e Trabalho, Anticorrupção, Engajamento e Comunicação e ODS (esta última para engajar as empresas em relação à Agenda 2030). Além disso, existem os programas internacionais e institucionais, que não estão vinculados diretamente às plataformas.  Atualmente estão em andamento mais de 30 iniciativas nessas plataformas, que contam com o envolvimento de centenas de empresas, assim como agências da ONU e agências governamentais. Mais informações estão disponíveis na aba Iniciativas. 

Há um envolvimento cada vez maior das empresas brasileiras em torno da sustentabilidade e uma maturidade crescente em relação ao tema. Há pouco tempo, muitas achavam que bastava apoiar um projeto no entorno de suas unidades para cumprir o seu papel social. Evoluímos e muito. Hoje existe um entendimento sobre os desafios da humanidade e o papel das organizações neste contexto. Diversas companhias com atuação no Brasil possuem departamentos estruturados de sustentabilidade, os quais controlam os impactos ambientais da operação e a relação dos seus produtos e serviços com a sociedade e com o planeta. Há projetos  maduros e consistentes, que possuem em seu DNA a perenidade e o desenvolvimento sustentável – que vão além da simples doação de recurso para solucionar uma necessidade imediata. 

 

Identidade Organizacional

 

Posicionamento

 

A Rede Brasil do Pacto Global é uma plataforma que reúne o setor empresarial para atuar com impacto mensurável nos ODS, tanto na evolução dos modelos de negócios como na implementação de projetos em parceria.
Como um programa da ONU, a Rede Brasil acessa o conhecimento das diversas agências  e conta com o envolvimento do poder público, de instituições de ensino e da sociedade civil para gerar impacto. Com isso, representa um ambiente, ao mesmo tempo, neutro e dinâmico. É a experiência da ONU em ação nos negócios frente aos desafios mais críticos dos ODS no país.
Alavancar o potencial da comunidade empresarial como agente de transformação também é garantir a competitividade dos negócios na economia mundial e a inclusão de lideranças em fóruns decisórios globais de referência.

 

APOIADORES E PARCEIROS INSTITUCIONAIS

A Rede Brasil conta com a colaboração de apoiadores e parceiros institucionais, que contribuem para que as iniciativas sejam conduzidas no país. Essas empresas apoiam o Pacto Global com recursos financeiros e com serviços pro bono.

Saiba mais

GOVERNANÇA

A Rede Brasil do Pacto Global é constituída no País por meio de uma associação sem fins lucrativos que trabalha em parceria com a sede do Pacto Global mediante a celebração de um Memorando de Entendimentos.

Saiba mais

ESTRATÉGIA 2030

Para atingirmos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável até 2030, precisamos de uma atuação forte do setor empresarial. A Estratégia 2030 da Rede Brasil do Pacto Global é o plano que guiará as nossas ações na próxima década. Nosso planejamento foi construído em parceria com a Falconi, maior consultoria de gestão brasileira. Durante 6 meses, uma equipe de consultores ficou imersa em nosso escritório, conduziu entrevistas com stakeholders e estudos exaustivos para definir estratégias de engajamento do setor empresarial com os ODS. A estratégia contempla cinco frentes de ação prioritárias. Conheça mais abaixo.

Saiba mais

NOSSOS PARCEIROS

APOIADORES INSTITUCIONAIS

Grupo Boticário
MRV
Klabin