O Ambição pelos ODS visa desafiar e apoiar as empresas integrantes do Pacto Global da ONU para que estabeleçam metas ambiciosas e integrem os objetivos de desenvolvimento sustentável em suas estratégias de negócio, considerando também a cadeia e o engajamento com stakeholders.

É uma oportunidade para as empresas irem além do progresso incremental, que considera apenas o próprio negócio, e partirem para uma mudança transformadora para a sociedade e o planeta. Num momento de retomada pós-pandemia, em que sustentabilidade, ESG e ODS são o novo normal, a empresa torna-se mais resiliente e o valor e o crescimento do negócio a longo prazo são impulsionados.

Liderada pelo Pacto Global com apoio da SAP e da Accenture, a iniciativa propõe metas ambiciosas e uma jornada para que sustentabilidade e os ODS sejam integrados ao negócio.

O programa é executado em mais de 30 países e já teve três edições realizadas, em 2021, 2022 e 2023.​ 

No Brasil, mais de 45 empresas já participaram e contamos com o apoio da Accenture.

logoaccenture

A jornada

Em uma jornada que terá duração de 6 meses, as empresas serão capacitadas para desenvolver e implementar estratégias de negócio que aumentem significativamente seu impacto nos ODS.

Durante o programa, será possível avaliar o desempenho atual, identificar áreas de risco, descobrir novas oportunidades nas unidades de negócio, e, claro, tomar medidas ambiciosas para o alcance dos objetivos globais.

Por meio do programa, a empresa irá receber:

  • Treinamento sobre como integrar os ODS na estratégia de negócio e como definir metas ambiciosas
  • Assessoria individual
  • Atividades mão na massa
  • Conexões globais e locais

  • Quem pode participar

    Podem participar da jornada até 2 funcionários de empresas participantes do Pacto Global da ONU no Brasil.

    Para um melhor aproveitamento do programa, recomendamos que essa dupla seja formada por um representante da área de sustentabilidade e por outro da área de negócios para que tanto as etapas de priorização de ODS e definição de metas quanto a área de integração na estratégia de negócio possam estar cobertas.

    Caso queira integrar a iniciativa, saiba como clicando aqui, ou  Entre em contato conosco

    A necessidade do aumento do nível de ambição para o alcance dos ODS hoje é clara. O mundo não está avançando em direção aos objetivos globais no ritmo e escala necessários, e o Brasil não é exceção. Se continuarmos neste ritmo, alcançaremos apenas o ODS 7 no país, como mostra um estudo realizado para a construção da Estratégia 2030 da Rede Brasil do Pacto Global, resumido aqui.

    Embora ainda seja possível mudar o mundo para uma trajetória de 1,5 °C e atingir os ODS até 2030, será necessária uma ação urgente, escalonável e de múltiplas partes interessadas para acelerar drasticamente o progresso. As empresas devem assumir uma posição clara e demonstrar liderança para transformar modelos de negócios para que se tornem mais justos e inclusivos – não deixando ninguém para trás.

    Cerca de 84% das empresas integrantes do Pacto Global já estão agindo em direção aos ODS, porém apenas 46% incorporaram as metas da Agenda em suas estratégias de negócio. Com o apoio da SAP e da Accenture, o Pacto Global busca diminuir essa lacuna com a capacitação proposta pelo Ambição pelos ODS, que irá focar em como integrar metas de sustentabilidade ao negócio, além da definição de prioridades e comunicação do progresso.

    Confira as publicações do Ambição pelos ODS:

    Ambição pelos ODS: Expandindo o impacto sobre os negócios na Década de Ação (português)

     

    Ambição pelos ODS: Guia da Ambição – Definindo Metas para a Década da Ação (português) (inglês)

    Ambição pelos ODS: Guia de Integração – Projetando Sistemas de Negócios para os ODS (português) (inglês)

    Materiais de Referência (Benchmarks) (português) (inglês)

    A primeira edição do Ambição pelos ODS ocorreu de janeiro a junho de 2021, e contou com a participação de 22 empresas.

    Confira abaixo as empresas participantes e acesse o relatório completo da 1ª edição do programa:

    Encontro com CEOs: Ambição pelos ODS para a Década de Ação 

    Para celebrar o encerramento da primeira edição do Ambição pelos ODS no Brasil, no dia 12 de agosto, aconteceu o evento online “Encontro com CEOs: Ambição pelos ODS para a Década de Ação”, quando foi debatida a importância de se estabelecer metas ambiciosas e compromissos públicos para o alcance dos ODS.

    O evento teve como palestrantes CEOs de organizações que fizeram parte do Ambição pelos ODS, cujas empresas possuem compromissos públicos alinhados com o nível de ambição dos benchmarks propostos pela iniciativa. O evento foi transmitido pelo UOL e pode ser assistido no Youtube do Pacto Global disponível neste link.

    Dentre as 22 empresas participantes no Brasil, 6 estabeleceram novas metas ambiciosas alinhadas ao ODS 5; 5 estabeleceram metas ambiciosas alinhadas ao ODS 6; 1 estabeleceu metas ambiciosas alinhadas ao ODS 8; 6 estabeleceram metas ambiciosas alinhadas ao ODS 13; e 2 estabeleceram metas ambiciosas alinhadas ao ODS 16. No âmbito dos compromissos públicos assumidos, as empresas Iguá Saneamento, COPASA, Banco Triângulo, Afya e SPIC Brasil firmaram os seguintes novos compromissos:

    A segunda edição do Ambição pelos ODS aconteceu e janeiro a junho de 2022.

    Confira abaixo as empresas participantes e acesse o relatório completo da 2ª edição do programa:

    2º Encontro com CEOs: Ambição pelos ODS para a Década de Ação 

    Para celebrar o encerramento da segunda edição do Ambição pelos ODS no Brasil, aconteceu o evento online “2º Encontro com CEOs: Ambição pelos ODS para a Década de Ação”, quando foi debatida a importância de se estabelecer metas ambiciosas e compromissos públicos para o alcance dos ODS.

    O evento teve como palestrantes CEOs de organizações que fizeram parte da 2a edição do Ambição pelos ODS, cujas empresas possuem compromissos públicos alinhados com o nível de ambição dos benchmarks propostos pela iniciativa. O evento pode ser assistido no Youtube do Pacto Global disponível neste link.

    A terceira edição do Ambição pelos ODS aconteceu e janeiro a junho de 2023.

    3° Encontro com Lideranças Empresariais: Ambição pelos ODS para a Década de Ação

    Para celebrar o encerramento da terceira edição do Ambição pelos ODS no Brasil, aconteceu o evento online “3° Encontro com Lideranças Empresariais: Ambição pelos ODS para a Década de Ação”, quando foi debatida a importância de se estabelecer metas ambiciosas e compromissos públicos para o alcance dos ODS.

    O evento teve como palestrantes CEOs e líderes de organizações que fizeram parte da 3a edição do Ambição pelos ODS, cujas empresas possuem compromissos públicos alinhados com o nível de ambição dos benchmarks propostos pela iniciativa. 

    O evento pode ser assistido no Youtube do Pacto Global disponível neste link.