Os Grupos de Trabalho contemplam ações coletivas entre as instituições participantes da Plataforma de Ação pelo Agro Sustentável e potencializam os impactos sobre os desafios dos temas de agricultura regenerativa, finanças sustentáveis e rastreabilidade:
 

Agricultura Regenerativa – Neste grupo o foco é o desenvolvimento de iniciativas para apoiar práticas agrícolas sustentáveis para restaurar e regenerar ecossistemas agrícolas, promover saúde e recuperação do solo e a resiliência das comunidades rurais.
 

Rastreabilidade – Analisa o cenário atual da rastreabilidade e desenvolve iniciativas de alavancagem com foco na transparência dos processos produtivos do campo à mesa. Projeta ações, levantamento de dados e aproximação de stakeholders já inseridos no tema. 
 

Finanças Sustentáveis – Apoia o desenvolvimento de soluções para alavancar o acesso às finanças sustentáveis no setor de alimentos e agricultura. Os projetos são direcionados para pequenos, médios e grandes produtores rurais e empresas do setor.   

Com a identificação dos principais instrumentos financeiros sustentáveis já disponíveis no mercado, o grupo busca oportunidades para a aceleração ou criação de novos modelos financeiros, como fundos específicos para o financiamento de tecnologias e soluções para uma agricultura de baixo carbono no Brasil.   

Acesse o Guia Prático de Finanças Sustentáveis no Agronegócio Brasileiro. Também disponível em inglês Practical Guide to Sustainable Financing for Brazilian Agriculture.