Entenda melhor

Para ampliar as práticas corporativas sustentáveis e que possam contribuir para o cumprimento da Agenda 2030, o Pacto Global precisa aumentar o nível de engajamento de empresas e organizações. Esse processo também ocorre por meio do  apoio de sua rede, capaz de atrair novos membros. Assim, a comunicação desempenha um importante papel e apresenta-se como ferramenta para viabilizar este desafio. Um trabalho intenso de engajamento tem sido feito nos últimos anos, que acaba gerando reflexos nos canais da iniciativa. Um exemplo é o Facebook. No final de 2016, a Rede Brasil contava com pouco mais de 4.500 seguidores. Em agosto de 2018, eram 8 mil, um crescimento de 76%.

A CEC é formada por um grupo de comunicadores e profissionais de sustentabilidade de empresas e instituições da Rede Brasil, que se reúne periodicamente e tem como missão impulsionar este processo, visto que atua na definição coletiva de diretrizes para as divulgações feitas pelos membros e envolve os participantes na comunicação dos Dez Princípios do Pacto Global e dos ODS dentro e fora das empresas que compõem a Rede Brasil. Também é um espaço para o compartilhamento de experiências de comunicação e formatação de novas estratégias a partir da avaliação de ações bem-sucedidas. A CEC é um modelo pioneiro entre as redes locais do Pacto Global da ONU na América Latina. A comissão reúne-se mensalmente por meio de calls ou, presencialmente, em encontros sediados por uma das empresas participantes.

Iniciativas / Projetos

O Futuro que a Gente Quer

Lançado no final de 2018, o projeto compreende a produção de vídeos que destaquem os impactos das ações do setor empresarial alinhadas aos ODS na vida das pessoas. A iniciativa terá 17 vídeos, sobre cada um dos ODS, que serão patrocinados por organizações que integram a rede. Este conteúdo poderá ser utilizado pelos membros da Rede Brasil do Pacto Global para engajar seus públicos de relacionamento.

Blog Agenda 2030: Comunicação e Engajamento

Em agosto de 2018, a CEC estreou um blog voltado para o tema comunicação e sustentabilidade. A cada mês um membro trata de um assunto relacionado à Sustentabilidade, trazendo à luz cases, exemplos, reflexões e a mistura entre a definição dos ODS e a sua prática nos ambientes organizacionais. Para conferir, acesse: http://www.aberje.com.br/blogs/agenda-2030-comunicacao-e-engajamento/

Kit para Parceiros e Fornecedores

Trata-se de um material desenvolvido para potencializar a adesão de novos parceiros estratégicos aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O kit busca reunir, em um único documento, informações claras sobre os ODS, a fim de que possam sensibilizar os principais parceiros, fornecedores e clientes dos integrantes do Pacto Global sobre as práticas e programas de sustentabilidade e as discussões da Rede Brasil. Em 2019, ocorrerão projetospiloto dentro de empresas participantes, com o objetivo de engajar os fornecedores dessas organizações.

Campanha ODS e o Setor Empresarial

As mídias sociais dos membros do Pacto Global podem ser utilizadas para divulgar os 17 ODS e as formas possíveis de envolvimento do setor privado com cada um deles. Com este propósito, foi criada a Campanha ODS e o Setor Empresarial, composta por peças digitais acompanhadas por um guia de protocolos e hashtags para uso pelos membros. Atualmente, a iniciativa conta com 90 participantes, entre empresas e organizações. Os conteúdos estão sendo divulgados ao mesmo tempo, criando uma agenda comum de comunicação nas mídias sociais, o que traz mais visibilidade para o tema.

 

Banco de Boas Práticas

O Banco de Boas Práticas tem como objetivo estimular, por meio de bons exemplos, o desenvolvimento de práticas alinhadas aos ODS por empresas brasileiras de todos os portes, integrantes do Pacto Global. Isso ocorre por meio da troca de experiências bem-sucedidas identificadas dentro da Rede Brasil. As companhias que inscreverem seus cases no Prêmio ODS da Rede Brasil e atingirem pontuação mínima definida no edital terão seus cases inseridos no espaço, acessado no próprio site, na área ODS & Empresas. As histórias destacadas no SDGs in Brazil, The Role of The Private Sector também entrarão no banco.