Entenda melhor

A plataforma é coordenada por Daniel Escobar, da Amaggi, e tem como ponto focal na secretaria da Rede Brasil do Pacto Global a head de Comunicaçao e Marketing, Fernanda Arimura

Iniciativas / Projetos

Engajamento do Público Interno

Esta frente foi criada em 2020 e busca ampliar o conhecimento dos funcionários das empresas que integram a Rede Brasil sobre os ODS e sobre o Pacto Global. 

A primeira etapa da iniciativa foi a identificação dos canais de comunicação mais utilizados pelas organizações. Agora, teve início a produção da campanha, que será produzida ao longo dos próximos meses e, depois, lançada e disponibilizada para utilização de toda a Rede Brasil. 

Engajamento da Cadeia de Valor

Trata-se de uma frente de trabalho voltada para o engajamento, para os ODS e para o Pacto Global, da cadeia de valor das organizações que fazem parte da Rede Brasil. A primeira etapa da iniciativa foi a produção de uma apresentação de sensibilização para ser utilizada pelos signatários. Na segunda fase, já iniciada, será elaborado um conteúdo mais detalhado, um guia de engajamento da cadeia, com indicações de práticas, mensagens e canais de abordagem. O processo inicial de produção já teve início, com a realização de uma sensibilização e uma consulta com os representantes das áreas de suprimentos das empresas da Rede Brasil.

Na pandemia do Coronavírus, a frente temática organizou um webinar e realizou uma pesquisa com 230 PMEs.

 

 

Blog Agenda 2030: Comunicação e Engajamento

Em agosto de 2018, a Plataforma Ação para Comunicar e Engajar estreou um blog voltado para o tema comunicação e sustentabilidade. A cada mês um membro trata de um assunto relacionado à Sustentabilidade, trazendo à luz cases, exemplos, reflexões e a mistura entre a definição dos ODS e a sua prática nos ambientes organizacionais. Para conferir, acesse: http://www.aberje.com.br/blogs/agenda-2030-comunicacao-e-engajamento/

O Futuro que a Gente Quer

Lançado no final de 2018, o projeto compreende a produção de vídeos que destaquem os impactos das ações do setor empresarial alinhadas aos ODS na vida das pessoas. Cada curta-metragem abordará um dos ODS e terá patrócínio de organizações que integram a rede. Este conteúdo poderá ser utilizado pelos membros da Rede Brasil do Pacto Global para engajar seus públicos de relacionamento. Os dois vídeos produzidos, dos ODS 6 e 17, patrocinados pela BRK Ambiental e pelo Instituto Iguá, respectivamente, foram divulgados por 90 empresas e organizações da Rede e atingiram 750 mil pessoas.

 

Banco de Boas Práticas

O Banco de Boas Práticas tem como objetivo estimular, por meio de bons exemplos, o desenvolvimento de práticas alinhadas aos ODS por empresas brasileiras de todos os portes, integrantes do Pacto Global. Isso ocorre por meio da troca de experiências bem-sucedidas identificadas dentro da Rede Brasil. As companhias que inscreverem seus cases no Prêmio ODS da Rede Brasil e atingirem pontuação mínima definida no edital terão seus cases inseridos no espaço, acessado no próprio site, na área ODS & Empresas. As histórias destacadas no SDGs in Brazil, The Role of The Private Sector também entrarão no banco. 

Campanha ODS e o Setor Empresarial

As mídias sociais dos membros do Pacto Global podem ser utilizadas para divulgar os 17 ODS e as formas possíveis de envolvimento do setor privado com cada um deles. Com este propósito, foi criada a Campanha ODS e o Setor Empresarial, composta por peças digitais acompanhadas por um guia de protocolos e hashtags para uso pelos membros. Atualmente, a iniciativa conta com 90 participantes, entre empresas e organizações. Os conteúdos estão sendo divulgados ao mesmo tempo, criando uma agenda comum de comunicação nas mídias sociais, o que traz mais visibilidade para o tema.

 

NOSSOS PARCEIROS

APOIADORES INSTITUCIONAIS

Grupo Boticário
MRV