Conselho Consultivo de Ações Coletivas
O Pacto Global desenvolve ações coletivas anticorrupção há dez anos e conta com a Rede Brasil para implementar os projetos globais de ações coletivas. Em 2020 selecionou a Rede Brasil para implementar o projeto de 4 anos Scaling up Anti-Corruption Collective Action within Global Compact Local Networks. Para aconselhar e auxiliar a Plataforma na implementação das ações coletivas, a Plataforma criou o Conselho Consultivo de Ações Coletivas Anticorrupção, formado por 20 integrantes do setor privado, sociedade civil, setor público e agências ONU.
- Ação coletiva no setor da construção civil
O Pacto Global quer unir forças com diversos agentes da sociedade para combater a corrupção neste setor. Assim, o primeiro passo desta ação coletiva foi o lançamento da Cartilha Integridade no Setor da Construção, que apresenta um compilado de cenários fictícios sobre os principais desafios, riscos e problemas regulatórios que podem ser enfrentados por empresas do setor em seu cotidiano. São 13 diferentes situações e, para cada caso, a publicação traz recomendações de como a companhia deve agir. Primeiro, são discutidas as medidas a serem adotadas para que a empresa evite ser exposta a uma proposição de corrupção. Depois, o guia elenca as ações a serem adotadas quando a solicitação de corrupção acaba ocorrendo. Por último, há um box com sugestões de mudanças estruturais necessárias no país para que se reduzam as chances dessas situações ocorrerem. A elaboração da cartilha contou com o apoio de empresas da construção relacionadas a casos recentes de corrupção, além do Instituto Ethos, parceiro do Pacto Global nesta ação coletiva.
Esta ação coletiva conta atualmente com 13 grandes empresas e está focada na construção de um Movimento pela Integridade no Setor, com a criação de Plataforma de engajamento da cadeia de valor do setor com conteúdos sobre integridade e anticorrupção.
- Ação coletiva no setor de limpeza urbana
Idealizada por empresas e organizações do setor, a ação coletiva em limpeza urbana teve início em meados de 2018 e contou com as parcerias de empresas, associações e do Instituto Ethos. O programa lançou a sua cartilha de riscos de corrupção, nos moldes da publicação feita para a construção civil: Integridade no setor de limpeza urbana, resíduos sólidos e efluentes. Lançada em abril de 2019, a cartilha visa fomentar a ética no setor, através da análise de casos que podem expor as empresas a situações de corrupção. Com uma abordagem prática, propõe ações preventivas a estes cenários, e recomenda a busca de respostas adequadas. A publicação pode ser usada para orientar treinamentos e outros processos que envolvam os colaboradores das empresas do setor e de seus stakeholders. O material contém 15 cenários e as respectivas abordagens a cada um deles. O conteúdo foi pensado para contribuir com o combate à corrupção, com a melhoria do ambiente de negócios e com a proposição de um novo padrão de conduta para todas as empresas neste mercado.
Essa Ação Coletiva também lançou em Dezembro de 2019 o Pacto Setorial de Integridade em Limpeza Urbana, Resíduos Sólidos e Efluentes, junto com Manual de Governança.
Desde setembro de 2020 a secretaria executiva desta ação coletiva não é mais exercida pela Rede Brasil do Pacto Global.