"Pensar globalmente, agir localmente". Agir localmente, no entanto, não significa trabalhar sozinho. Nossa essência é trabalhar guiado pelo ODS 17 estabelecendo parcerias e construindo pontes para encorajar o setor privado a trabalhar de forma colaborativa com governo, a sociedade civil e entre si.
Iniciativa Science Based Targets

A iniciativa Science Based Targets (SBTi) defende o estabelecimento de metas com base na ciência como uma ponderosa forma de de aumentar a vantagem competitiva das empresas na transição para a economia de baixo carbono. É uma colaboração entre o CDP, o Pacto Global das Nações Unidas (UNGC), o World Resources Institute (WRI) e o World Wide Fund for Nature (WWF) e um dos compromissos da We Mean Business Coalition. É através desta parceria que trabalhamos fortemente o nosso pilar de mitigação. Para saber mais sobre como a Rede Brasil atua nesta frente e como se engajar clique aqui.
Iniciativa Empresarial em Clima

A Iniciativa Empresarial em Clima (IEC) tem como principais objetivos o alinhamento das agendas das empresas e a condução de ações conjuntas para a promoção de uma economia de baixo carbono no Brasil, com foco, atualmente, em Precificação de Carbono e Adaptação. Para fomentar as discussões no setor empresarial, a IEC realiza eventos presenciais e webinars. A Iniciativa é coordenada por cinco organizações: Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), Instituto Ethos, CDP, Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGVces) e a Rede Brasil do Pacto Global, atual responsável pela secretaria. Conta ainda com as parcerias da Envolverde e da NeoMondo para ações em comunicação.
SaveE – Sistema de Autoavaliação

Ajudando a endereçar as metas do ODS 7, a iniciativa SaveE - Sistema de Autoavaliação de Eficiência Elétrica - é a plataforma pela qual a Ambev compartilha de forma gratuita com outras empresas o seu sistema de gestão de energia, que ajudou na redução de 13% do consumo da empresa nos últimos 8 anos. A plataforma tem como objetivo principal auxiliar empresas que utilizam energia elétrica no seu processo produtivo ou na execução da prestação de serviços a reduzir o consumo de energia, contribuindo para aumentar a eficiência energética no país. Schneider Electric e Rede Brasil do Pacto Global são parceiros para ampliar e dar escala à iniciativa. Acesse aqui o SaveE.
Amazônia Possível

Amazônia Possível é fruto da parceria entre Instituto Arapyaú, Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura, Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), Instituto Ethos, Rede Brasil do Pacto Global da ONU e Sistema B. A iniciativa surgiu em resposta às queimadas na Amazônia e teve seu evento de lançamento em Nova York, paralelamente ao Climate Action Summit do Secretário Geral da ONU, no dia 23 de setembro de 2019. A iniciativa teve destaque no Brazil Climate Action hub, o pavilhão da sociedade civil brasileira, na COP25 do Chile em Madri, apresentando o comprometimento do setor empresarial com atividades ambiental e socialmente responsáveis na Amazônia. Tem como principal objetivo tem o de fomento ao desenvolvimento sustentável da região Amazônica por meio de apoio e parcerias com o setor empresarial.
Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura

A Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura é um movimento multisetorial, composto por entidades que lideram o agronegócio no Brasil, as principais organizações civis da área de meio ambiente e clima, representantes de peso do meio acadêmico, associações setoriais e companhias líderes nas áreas de madeira, cosméticos, siderurgia, papel e celulose, entre outras. Na prática, a Coalizão defende políticas e incentivos econômicos que aproveitem as vantagens comparativas do Brasil e posicionem o país como protagonista global de um novo modelo de desenvolvimento, mais próspero, justo e sustentável, gerador de emprego e renda.
Amigo do Clima

O Amigo do Clima é um programa ambiental voluntário da WayCarbon, cujo objetivo é garantir a transparência e rastreabilidade de atividades de responsabilidade climática. Pessoas, empresas e eventos podem participar do Programa, desde que quantifiquem seus impactos e atuem estabelecendo e cumprindo metas de redução de emissões de gases de efeito estufa, formulando políticas relacionadas ao tema ou compensando suas emissões. Através desta parceria a Rede Brasil do Pacto Global já compensou o impacto de dois dos seus maiores eventos.
Comitê Técnico da Indústria de Baixo Carbono – Ministério da Economia

Em 2018, a Secretaria Executiva da Rede Brasil do Pacto Global passou a integrar o Comitê Técnico da Indústria de Baixo Carbono (CTIBC) do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC). Atualmente ancorado no Ministério da Economia (ME), o Comitê tem como objetivo promover a articulação dos órgãos e entidades, públicas e privadas, para implementar, monitorar e revisar políticas públicas, iniciativas e projetos que estimulem a transição para a Indústria de Baixo Carbono no Brasil.
AdaptaClima – Ministério do Meio Ambiente

A Rede Brasil do Pacto Global passou a apoiar a Plataforma AdaptaClima como mobilizadora e, pela IEC, como parceira temática. No decorrer de 2016 e 2017, o Ministério do Meio Ambiente coordenou a criação da ferramenta, em um processo colaborativo, que contou com o apoio de mais de 65 organizações do Brasil e do Reino Unido. Agora, o esforço está direcionado para o setor privado, no sentido de identificar percepções a respeito e aprimorar a iniciativa. A Adapta Clima reúne informações sobre o que vem sendo feito na área de Adaptação e permite a troca de experiências e aprendizados.
Fórum Brasileiro de Mudança do Clima

O Fórum Brasileiro de Mudança do Clima é o espaço de articulação de atores da sociedade civil e governo, com atuação nacional. Visa conscientizar e mobilizar a sociedade para a discussão e tomada de posição sobre os problemas decorrentes da mudança do clima, conforme os Decretos Presidenciais 3.515/2000 e 28/8/2000. Em 2009, o Fórum foi reconhecido como um dos instrumentos institucionais da Política Nacional de Mudanças Climáticas (Lei 12.187/2009).