Entenda melhor

Em setembro de 2015, líderes mundiais reuniram-se na sede da ONU, em Nova York, e decidiram um plano de ação para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, a qual contém o conjunto de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A Agenda 2030 e os ODS afirmam que para colocar o mundo em um caminho sustentável é urgentemente necessário tomar medidas ousadas e transformadoras. Constituem uma ambiciosa lista de tarefas para todas as pessoas, em todas as partes, a serem cumpridas até 2030. Se cumprirmos suas metas, seremos a primeira geração a erradicar a pobreza extrema e iremos poupar as gerações futuras dos piores efeitos adversos da mudança do clima. A Plataforma Agenda 2030 é um convite a todas e todos para embarcar nessa jornada coletiva – sem deixar ninguém para trás. (fonte: www.agenda2030.com.br) 

 

O Papel das Empresas

Para as empresas, trabalhar com os ODS proporciona oportunidades para geração de valor compartilhado, em alinhamento com uma agenda global. Além de levar sustentabilidade à estratégia do negócio e à cadeia de suprimentos, os objetivos globais incentivam inovação em produtos e serviços. A Agenda 2030 apresenta USD 12 trilhões de oportunidades de novos negócios apenas em quatro setores da economia (alimentação e agricultura, cidades, energia e materiais, e saúde e bem estar). São 17 objetivos, 169 metas e milhões de possibilidades.

 

 

Luciana Villa Nova

Coordenadora do GT ODS

Natura

Ana Carolina Paci

Ponto-focal na Secretaria

ana.paci@undp.org

 

 

Iniciativas / Projetos

Frentes de Atuação

Integração dos ODS na estratégia empresarial 

Para maior impacto, os ODS devem estar integrados à estratégia das organizações, e não apenas vinculados a ações pontuais. Para isso, o Pacto Global possui ferramentas, treinamentos presenciais e online, e incentiva a troca de experiência e benchmarking entre seus integrantes.

Dentro do GT ODS, há um subgrupo para debater apenas este ponto. Neste ano, o foco é incentivar a integração dos ODS por parte das pequenas e médias empresas - PMEs.

Organizações que integram este subgrupo no GT ODS:

ABIQUIM, Ação Social para Igualdade das Diferencas (Social Action for Equality of Differences), BRF, Copel, FACISC, FIEP, FIRJAN, GS1, Natura, PWC, Report Sustentabilidade, Sebrae MT, Sumitomo Chemical do Brasil, Techmail, Telefonica

Saiba mais:

1) Acesse o SDG Compass - 5 passos para integrar os

ODS em seu modelo de negócio

2) Faça o curso online “Como Alinhar Sua Estratégia de

Negócios Com os Objetivos Globais”

(para participantes do Pacto Global)

3) Contrate um workshop in-company

 

Reporte e financiamento com foco em ODS

Há uma demanda cada vez maior por reportes corporativos alinhados aos ODS, tanto por parte das empresas quanto por parte dos investidores, que têm prestado cada vez mais atenção à sustentabilidade e aos objetivos globais. 

De tal modo, o Pacto Global atua nas duas frentes: apoiando as empresas na elaboração dos relatórios, e ampliando a conscientização dos investidores para a agenda. Dentro do GT ODS, há um subgrupo com este foco, que está construindo uma metodologia de workshop para reporte e atraindo os investidores para a conversa. 

Organizações que integram este subgrupo no GT ODS: ABIQUIM, AES, B3, Bradesco, BTG Pactual, Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI), Clariant, CPFL, Grupo Pao de Acucar - Companhia Brasileira de Distribuicao, Localiza, Natura, NotreDame, Novozymes Latin America Ltda, NTICS Projetos, Report Sustentabilidade, Petrobras

Saiba mais:

                   

 

Assuma a liderança e conheça as plataformas de ação do Pacto Global da ONU: Business reporting on the SDGs (com GRI e PRI) e Financial Innovation for the SDGs (com PRI e UNEP FI) 



Jovens e inovação

A Agenda 2030 traz um conjunto de objetivos e metas que mostram o que devemos fazer para alcançarmos um mundo mais justo, igualitário e sustentável. Para solucionar os desafios presentes, que são complexos, precisamos de soluções inovadoras - não é mais o momento do business as usual. 

Por isso, incentivamos um ambiente de inovação em nossas empresas para desenvolvermos soluções disruptivas e precisas, e chamamos para essa jornada as gerações que já estão construindo esse futuro, os jovens profissionais. Um subgrupo dentro do GT ODS trabalha nesta frente.

Organizações que integram este subgrupo no GT ODS,  ABIQUIM, Acao Social para Igualdade das Diferencas (Social Action for Equality of Differences), Clariant, Duratex, EDP, FACOP, Fox Time, Grupo Pao de Acucar - Companhia Brasileira de Distribuicao, Insituto CO2, ISAE, Natura, Promon, PWC, Sicredi, Techmail, Telefonica, Votorantim Cimentos

 

Saiba mais

Assuma a liderança e integre a plataforma de ação do Pacto Global da ONU: Breakthrough Innovation for the SDGs

Participe do programa Inova 2030 (a ser lançado em agosto de 2019).

 

Articulação

A Rede Brasil do Pacto Global atua em parceria com outras organizações e coalizões, com as quais compartilha o desafio de engajar o setor privado brasileiro no alcance da Agenda 2030.

Articulação com setor público

Câmara Temática Parcerias e Meios de Implementação (CTPMI) / Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (CNODS) - Segov (atualmente suspensa)

Frente Parlamentar ODS - Assembleia Legislativa de São Paulo

Comissão dos ODS - Governo do Estado de São Paulo

Articulação com sociedade civil

GT ODS - FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro)

CORES - FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo)

 

Treinamentos

Treinamentos presenciais

O Pacto Global oferece treinamentos abertos e in-company a fim de capacitar os funcionários das empresas a trabalharem com os ODS. Saiba mais.

 

Academy

A Global Compact Academy é o maior e-learning em sustentabilidade do mundo, com cursos de curta e longa duração voltada para os funcionários de empresas participantes do Pacto Global. Acesse aqui (o login é o mesmo do sistema www.unglobalcompact.org/login).

Ferramentas

SDG Compass

Aborda os 5 passos para integração dos ODS na estratégia empresarial. O documento  é considerado uma publicação fundamental e básica para a atuação empresarial com os ODS, independentemente do porte e setor de atuação da empresa. O guia também é customizável para ONGs e agências governamentais. (site interativo inglês)

 

Integrando os ODS nos

Relatórios Corporativos

Mostra como integrar os objetivos globais nos reportes corporativos. Em sintonia com os Princípios Orientadores da ONU para empresas e Direitos Humanos, se aprofunda no processo de análise de impacto, necessária para etapa de priorização.

 

 

Business Reporting on The SDGs:

Uma Análise dos Objetivos e Metas (2017) 

Inventário de indicadores empresariais para cada meta dos ODS, desenvolvido por um grupo de especialistas, empresas e redes locais do Pacto.

 

 

 

Em foco: as necessidades

dos investidores (2018) 

Traz recomendações de como o reporte empresarial alinhado com os ODS pode endereçar as necessidades de quem investe.

 

 

Blueprint for Business

Leadership on the SDGs (2017) 

Apresenta as 5 qualidades das lideranças empresariais (de qualquer porte e segmento) que contribuem para o alcance dos ODS. (site interativo inglês)