Embora a sustentabilidade no setor empresarial tenha tenha evoluído significativamente nos últimos anos, ainda há muito trabalho pela frente.
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) não apenas identificam os grandes desafios que a humanidade precisará equacionar, como também apontam as oportunidades de negócios e as tendências da atualidade. Assim, para o setor empresarial, acompanhar os Objetivos Globais e, a partir disso, repensar a forma de atuação, devem ser atividades inseridas dentro do dia a dia e um caminho necessário quando se busca perpetuidade e adaptação aos novos cenários e demandas da sociedade.
Por esse motivo, o Pacto Global apresenta o SDG Action Manager, ferramenta que oferece a todos os tipos de empresas a oportunidade de aprender, gerenciar e melhorar diretamente seu desempenho.
Acesse a ferramenta aqui.
O SDG Action Manager reúne a Avaliação de Impacto do B Lab, os Dez Princípios do Pacto Global das Nações Unidas e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para fomentar a ação de empresas por meio de autoavaliação dinâmica, benchmarking e melhorias. Essa ferramenta foi elaborada com o apoio ativo de diferentes partes interessadas, incluindo especialistas em sustentabilidade empresarial, sociedade civil, Nações Unidas e mundo acadêmico, e teve como inspiração a comunidade de Empresas B e as empresas que participam do Pacto Global das Nações Unidas.
Características do SDG Action Manager
Acesse a ferramenta.
P: O que são os ODSs, ou os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável?
R: Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (também conhecidos como Objetivos Globais ou pela sigla ODSs) são o resultado de uma consulta internacional inclusiva, são um conjunto de 17 objetivos inter-relacionados acordados em 2015 por 193 estados-membros das Nações Unidas. Os ODSs servem como orientação para melhorar as condições de vida das pessoas e do planeta até 2030.
P: Qual é o papel das empresas na implementação dos ODSs?
R: Os ODSs incentivam as empresas não só a participar como também a liderar uma transformação profunda, que vai além de apenas adaptar as práticas tradicionais aos ODSs, para também repensar os modelos de negócios e incentivar a ação a partir de uma voz coletiva.
P: Quem usará o SDG Action Manager?
R: O SDG Action Manager é uma solução online de gerenciamento de impacto para empresas de todos os tamanhos e em todo o mundo que buscam melhorar significativamente seu progresso nos ODSs.
P: É possível acompanhar os impactos de indivíduos em relação aos ODSs com o SDG Action Manager?
R: Não, essa ferramenta é voltada somente para empresas.
P: Essa ferramenta pode ser usada por fundações e organizações sem fins lucrativos?
R: Pode. Embora tenha sido desenvolvido para empresas, o SDG Action Manager pode ser usado como uma ferramenta pública gratuita da mesma maneira que seria usada por uma empresa.
P: Por que o B Lab e o Pacto Global das Nações Unidas uniram forças para criar o SDG Action Manager?
R: Percebemos que as empresas conhecem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, mas não possuíam as ferramentas e orientações necessárias para agir. Com essa necessidade em mente, nos unimos para criar, a partir da nossa experiência com desenvolvimento do conteúdo e nossa abordagem única da sustentabilidade empresarial, o SDG Action Manager.
P: Como o SDG Action Manager foi desenvolvido?
R: O SDG Action Manager apresenta perguntas selecionadas da Avaliação de Impacto B que foram mapeadas levando-se em conta os ODSs e complementada por novas medições de desempenho baseadas na Dez Princípios do Pacto Global das Nações Unidas e com os ODSs, e também com a experiência de nossos assessores de conteúdo.
P: O que é a Avaliação de Impacto B (BIA) e de que forma ela se diferencia do SDG Action Manager?
R: A Avaliação de impacto B é uma ferramenta usada pelas empresas para gerenciar seu impacto em seus funcionários, na comunidade, nos clientes e no meio ambiente. Obter um alto desempenho no BIA é um dos três requisitos que as empresas que desejam certificar-se como Empresa B devem cumprir. Desenvolvido pelo B Lab e pelo Pacto Global das Nações Unidas, o SDG Action Manager incorpora os 10 princípios do Pacto Global das Nações Unidas e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) para ajudar as empresas a identificar áreas de risco, monitorar melhorias, acessar recursos e gerenciar o impacto – referente aos ODSs – de suas operações, cadeia de suprimentos, modelo de negócio e ações coletivas. O SDG Action Manager permitirá que os usuários integrem a visão abrangente da BIA, que leva em conta as partes interessadas, com uma visão mais focada em seu desempenho em termos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
P: O que é o SDG Compass e como ele é diferente do SDG Action Manager?
R: O SDG Compass, desenvolvido pelo Pacto Global das Nações Unidas em parceria com a GRI e o Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável, orienta as empresas sobre a forma como podem alinhar suas estratégias, assim como medir e gerenciar sua contribuição para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O guia apresenta cinco passos que ajudam as empresas a maximizar sua contribuição para os ODSs. O SDG Action Manager é uma solução online de gerenciamento de impacto que auxilia as empresas a adotar medidas para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável até 2030. Ela possibilita que as empresas adotem ações comerciais significativas por meio de autoavaliação dinâmica, benchmarking e aprimoramento.