#ACEITAESTACANETA  #TAKETHISPEN    #ACTION4CLIMATE

Agências das Nações Unidas e organizações empresariais e sociais se uniram para fazer uma chamada coletiva para que as empresas reduzam suas emissões de gases de efeito estufa para limitar o aumento da temperatura global em 1.5°C acima dos níveis pré-industriais. O chamado para a ação pode ser encontrado neste link.

Esses compromissos são feitos com base em critérios científicos, estabelecidos pela Science Based Targets Initiative (SBTi).

SBTi é resultado de uma parceria entre CDP, Pacto Global da ONU, World Resources Institute (WRI), WWF e We Mean Business. 

 

COMO FUNCIONA?

Engajamento formal com a Campanha Our Only Future

A principal liderança da empresa deve assinar o compromisso global com a campanha e com a SBTi: encontre as duas cartas aqui

Uma cópia digital dos documentos firmados deve ser enviada para ambition@sciencebasedtargets.org 

Dúvidas?

 

Reconhecimento internacional

No site oficial da campanha, sua empresa será reconhecida, assim como o CEO

Divulgações realizadas no Brasil, pela Rede Brasil do Pacto Global, e no exterior, pelo Pacto Global – imprensa, mídias sociais e para integrantes da iniciativa

 

#ACEITAESTACANETA

 

Recrutamos influenciadores dispostos a aderir ao projeto – CEOs, celebridades, influenciadores digitais.  Essas pessoas recebem a caneta e fazem um chamado em suas mídias sociais, mostrando que com esse simples instrumento as empresas podem ajudar a conter as mudanças do clima. 

Queremos engajar para esta causa muitas empresas brasileiras, estimulando-as a assinar o compromisso pelo clima!

"Cada 0.1 grau importa. Juntos, podemos evitar uma catástrofe climática. Tire uma foto ou faça um vídeo com esta caneta e poste no Instagram (ou outra rede social) usando a #aceitaestacaneta. Junte-se à Rede Brasil do Pacto Global e mobilize CEOs de todo o mundo, para mais empresas assinarem o compromisso pelo clima. Com a ajuda deles, podemos limitar o aumento da temperatura global em 1,5 °C. Todos sabemos que é hora de agir.  Ofereça sua caneta para alguém e ajude a espalhar a mensagem. E você? Aceita esta caneta?"

 
 

QUEM JÁ ADERIU NO BRASIL?

 

 

 

 

ADAPTAÇÃO ÀS MUDANÇAS DO CLIMA: AÇÃO PARA AUMENTAR A RESILIÊNCIA NO BRASIL

Justificativa: O Brasil está na 18ª posição dos países com mais perdas econômicas decorrentes de desastres climáticos – como tempestades, inundações, ciclones, furacões, ondas de calor. As perdas anuais passam de US$ 1,7 bilhão (aproximadamente R$ 6,4 bilhões).

Objetivos: Identificar impactos e vulnerabilidades decorrentes de cenários climáticos para o setor empresarial, com foco no setor produtivo em escala nacional; realizar análise econômica, em setores selecionados, dos principais impactos gerados pela mudança do clima; tornar os impactos públicos e acessíveis. 

Ações: Criar planos de adaptação para PMEs selecionadas; capacitar rede empresarial em conceitos básicos e metodologias para desenvolvimento de planos de adaptação; lançar publicação com as lições aprendidas, oportunidades e desafios.

 

CAPACITAÇÃO EM PRECIFICAÇÃO DE CARBONO

Justificativa: Considerando o cenário político atual, marco regulatório nacional e sub-nacional, panorama internacional, compromissos assumidos pelo governo brasileiro (i.e. INDCs) identificou-se uma necessidade de um aprofundamento conceitual sobre os principais instrumentos e respectivos impactos positivos e negativos para a competitividade empresarial.

Objetivos: Capacitar  integrantes da rede empresarial brasileira no tema Precificação de Carbono para possibilitar um posicionamento esclarecido frente a uma proposta de instrumento de precificação de carbono para o Brasil (Projeto PMR).

Turmas abertas:

São Paulo |  Data/horário: 29/10/2019, das 08:30 às 18:00 | Local: Sede Pacto – Av. Faria Lima 1744. São Paulo - SP

Curitiba | Data/horário: 31/10/2019, das 08:30 às 18:00 |    Local: ISAE - Av. Visc. de Guarapuava, 2943. Curitiba – PR

Recife |  Data/horário: 05/11/2019, das 08:30 às 18:00 |    Local: Centro de Treinamento Celpe - Rua Isac Marckman, 421, Bairro do Bongi. Recife - PE

INSCRIÇÕES