Mostrar Aviso

Notícias

Rede Brasileira do Pacto Global no Leaders Summit 2013

Em NY, Rede Brasileira do Pacto Global mostra conquistas e projetos futuros no primeiro dia do 4º Encontro de Líderes.

Em NY, Rede Brasileira do Pacto Global mostra conquistas e projetos futuros no primeiro dia do 4º Encontro de Líderes.
Empresários brasileiros se reúnem com participantes e autoridades de diversos países em evento que marcou o início do Encontro de Líderes do Pacto Global

Diretor-executivo do Pacto Global, Georg Kell, durante evento da Rede Brasileira do Pacto Global no Encontro de Líderes, em NY.
Foto: Daniel de Castro/PNUD Brasil
 
Nova York, 19 de setembro – Representantes de empresas brasileiras e autoridades políticas do país marcaram presença no primeiro dia Encontro de Líderes do Pacto Global – Arquitetos de um Mundo Melhor, em Nova York. No início da manhã, a ministra do meio ambiente, Izabella Teixeira, participou do encontro promovido pela Rede Brasileira do Pacto Global, que reuniu cerca de 50 participantes e contou também com a presença do diretor-executivo mundial do Pacto Global, Georg Kell.
O diretor de desenvolvimento sustentável da Braskem e presidente do Comitê Brasileiro do Pacto Global, Jorge Soto, foi o anfitrião do encontro. “Nosso objetivo é o de mostrar o que a Rede Brasileira tem feito – mostrar nossas conquistas – e também o que pretendemos alcançar nos próximos anos”, disse o executivo na abertura do evento. “Outro elemento importante de nossa presença aqui neste encontro é o de fortalecermos o intercâmbio e as parcerias da Rede Brasileira do Pacto Global com outras Redes redor do mundo”, acrescentou.
Entre os participantes, estavam representantes de outras redes do Pacto Global, como Portugal e França, bem como autoridades brasileiras entre as quais os embaixadores Regina Dunlop, Representante Permanente Adjunta do Brasil junto às Nações Unidas, José Antonio Marcondes de Carvalho, Subsecretário para Meio Ambiente, Energia, Ciência e Tecnologia do Ministério das Relações Exteriores, o Ministro Fernando Coimbra, Chefe da Assessoria de Assuntos Internacionais do Ministério do Meio Ambiente e o Senador Jorge Viana (pelo PT do Acre).
Em sua intervenção, a ministra do meio ambiente, Izabella Teixeira, falou sobre a importância de se estreitar os laços entre os setores público e privado, em linha com compromisso assumido pela Rede Brasileira do Pacto Global na Rio+20 através da Carta de Compromissos. “As pessoas no Brasil querem acesso a serviços e querem desenvolvimento, mas com qualidade”, disse a Ministra durante sua intervenção. “E para isso, é preciso que pensemos juntos em questões como transparência e respeito aos direitos humanos, elementos essenciais para o desenvolvimento sustentável e para qualquer democracia”, acrescentou.
O diretor-executivo do Pacto Global, Georg Kell, reforçou uma das principais mensagens do Encontro de Líderes deste ano ao convocar os empresários presentes no evento a promover  investimentos conjuntos que contemplem três dimensões essenciais do desenvolvimento sustentável: ambiental, social e governamental. “Nós encorajamos todos aqui presentes a tratar com prioridade a questão do co-investimento”, disse Kell.
Durante as discussões, Gualter Crisóstomo, diretor de governança corporativa do Centro de Engenharia e Inovação Português, falou sobre a importância que a Rede Brasileira do Pacto Global tem para o Brasil e para os países de língua portuguesa.
“A Rede Brasileira é muito ativa e tem grande poder de influência. Além disso, é um grande referencial para o que nós, em Portugal, estamos a implementar”, disse o executivo. “Temos que unir nossas experiências e boas práticas na área de sustentabilidade para promover um intercâmbio ainda maior entre as Redes de países de língua portuguesa para que, juntos, possamos ter mais voz dentro do Pacto Global, tornando este grupo num referencial mundial”, sugeriu.
Representantes da Rede Brasileira do Pacto Global participaram de um almoço oferecido pela Petrobras no Hotel Grand Hyatt, local onde acontece o Encontro de Líderes. Representantes do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento em NY  também estiveram presentes no almoço. Entre eles Gerardo Noto, diretor do grupo de Governança Democrática do Escritório do PNUD para América Latina e Caribe, e Marcos Neto, diretor do grupo de Inovações e Alianças para o Desenvolvimento, do Escritório do PNUD em NY para Relações Públicas e Advocacy. O primeiro dia do encontro foi encerrado com um jantar no Museu de Arte Moderna (MoMa) de Nova York.
O 4º Encontro de Líderes – Arquitetos de um Mundo Melhor (Leaders Summit – Architects of a Better Future) teve as empresas da Rede Brasileira do Pacto Global como principais patrocinadores do evento: Petrobras, Braskem, CPFL, Abril e a própria Rede Brasileira do Pacto Global., além da chinesa Sinopec. O primeiro dia do evento contou com a participação de mais de mil pessoas, entre empresários, representantes de governos, da sociedade civil, das Nações Unidas e imprensa.
Presidido pelo ONU Secretário-Geral Ban Ki-moon, o encontro tem como objetivo reunir executivos e representantes empresariais com os líderes de sociedade civil, governos e Nações Unidas para desvendar uma nova arquitetura global para a sustentabilidade empresarial.
Como a proximidade do prazo final para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, em 2015, abordagens prazo, o Encontro de Líderes vai contribuir para as discussões em torno da contribuição efetiva do mundo dos negócios para o avanço da agenda de desenvolvimento pós-2015 – propondo um quadro de referência para que as empresas possam contribuir, de forma inédita, para as prioridades globais, tais como mudança climática, água, alimentos, empoderamento das mulheres, direitos das crianças, empregos dignos e educação.
 

Acesse aqui o arquivo da apresentação da Rede Brasileira do Pacto Global no Leaders Summit 2013 – versão em inglês
 
Abertura do Leaders Summit 2013 com Ban Kin-moon, Secretário-geral da ONU.

Acesse aqui a cobertura em vídeo do evento na UN WebTV.
Álbum de fotos oficial do evento.