Mostrar Aviso

Notícias

Rede Brasil do Pacto Global lança metodologia de sustentabilidade para o setor de Alimentos e Agricultura

Iniciativa inédita visa aumentar o engajamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, e preparar o setor para produzir de forma mais equilibrada

 
Iniciativa visa aumentar o engajamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, e preparar o setor para produzir de forma mais equilibrada 
31 de julho de 2019 – A Rede Brasil do Pacto Global, programa de sustentabilidade corporativa da ONU, quer aumentar o engajamento dos setores de alimentação e agronegócio com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Para isso, o Grupo de Trabalho em Alimentos e Agricultura da Rede lançou nesta quarta-feira, 31 de julho, o Manual do Replicador, um guia de utilização da metodologia SDG Compass aplicado de forma inédita a uma cadeia produtiva setorial.  
A metodologia SDG Compass é um roteiro de 5 passos já utilizado por empresas para incorporar os ODS em sua estratégia de negócios. O SDG Compass incentiva as organizações a mapear os ODS relacionados à sua cadeia de valor e estabelecer metas e indicadores de sustentabilidade. Para elaborar o Manual do Replicador, foram adicionados à esta metodologia temas específicos do setor, como os Princípios Empresariais para Alimentos e Agricultura (PEAAS), guia de sustentabilidade lançado pela Rede Brasil em 2016 que, entre outros assuntos, aborda as questões de segurança alimentar e responsabilidade ambiental.
Desta forma, o Manual do Replicador SDG Compass para Alimentos e Agricultura orienta as empresas destes setores sobre como treinar funcionários e fornecedores a integrar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em sua atividade. O conteúdo do treinamento inclui casos de sucesso de empresas que têm conseguido lidar com os ODS no ambiente de negócios.
Um relatório recente do World Ressources Institute em parceria com Banco Mundial, ONU Meio Ambiente, PNUD e as agências CIRAD e INRA, levantou a necessidade de adequações na produção de comida para que possamos alimentar de forma correta uma população mundial de 10 bilhões de pessoas prevista para 2050. Além disso, dados nacionais também indicam a importância do agronegócio para o Brasil: o setor corresponde a 25% do PIB de acordo com o Ministério da Agricultura e, segundo a Confederação Nacional de Agricultura, emprega 1 a cada 3 trabalhadores brasileiros.
Cerca de 800 empresas compõem a base de signatárias do Pacto Global no Brasil, entre elas, há gigantes do setor de alimentos e agronegócio. A Rede Brasil, como principal porta-voz dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável junto ao setor privado, pretende aumentar o engajamento do setor com este tema para garantir a sustentabilidade em um contexto de produção crescente.
O lançamento do SDG Compass para Alimentos e Agricultura e seu manual do replicador aconteceu em evento na sede da BASF, em São Paulo, e contou com o engajamento de empresas apoiadoras do projeto, como BASF, Amaggi, Nestlé e Novozymes, representação do Ministério da Agricultura e da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). O documento pode ser acessado neste link.
Sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Em 2015, a ONU propôs aos seus países membros uma nova agenda de desenvolvimento sustentável para os próximos 15 anos, a Agenda 2030, composta pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os ODS buscam assegurar os direitos humanos, acabar com a pobreza, lutar contra a desigualdade e a injustiça, alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento de mulheres e meninas, agir contra as mudanças climáticas, bem como enfrentar outros dos maiores desafios de nossos tempos.