Notícias

Para combater desinformação, Pacto Global da ONU no Brasil lança série de vídeos sobre mudanças climáticas no YouTube

A webserie foi elaborada por especialistas em Clima e serão apresentados pela atriz e empresária Isabella Santoni, que entra como porta-voz do projeto

A webserie foi elaborada por especialistas em Clima e serão apresentados pela atriz e empresária Isabella Santoni, que entra como porta-voz do projeto.
Agosto de 2023 – Nesta quarta-feira, 30 de agosto, o Pacto Global da ONU no Brasil lança uma série em seu canal no Youtube, com informações sobre as mudanças climáticas. Ao todo, a “Um Pacto pelo Clima” terá 17 vídeos, cada um deles será publicado quinzenalmente. Todos os roteiros foram avaliados e estruturados por especialistas do instituto e estarão disponíveis de forma gratuita. Isabella Santoni é porta-voz e apresentadora da webserie.
Assista ao primeiro episódio:

“A comunicação é uma ferramenta muito poderosa para combater a desinformação, as fake news e para apontar para a situação de urgência em que nosso planeta se encontra. A crise climática é uma realidade, temos exemplos disso todos os dias. E a informação é crucial para a ação. Para isso é necessário que ela chegue cada vez mais longe”, comenta Carlo Pereira, CEO do Pacto Global da ONU no Brasil. 
Cada vídeo segue macrotemas escolhidos para, primeiro, darem um panorama sobre as mudanças climáticas, suas consequências e implicações e, depois, estabelecerem a relação do clima com a realidade empresarial.  
“Estimular a produção de conteúdo de qualidade na plataforma é uma das abordagens do YouTube para conectar as pessoas a fontes de informação confiáveis. Estamos felizes em termos encontrado no Pacto um parceiro para seguirmos nessa missão. Com total liberdade editorial, o Pacto poderá trazer o seu olhar sobre questões cada vez mais urgentes de sustentabilidade, com conteúdos relevantes que poderão ajudar as pessoas a ficarem bem informadas “, afirma Indiana Torretta, gerente de parcerias estratégicas do YouTube Brasil. 
Dentre as temáticas estão: Fundamentos da ciência do clima, água, oceanos, biodiversidade, florestas. Amazônia, segurança alimentar, justiça climática, corrupção e o papel das empresas na agenda de clima em: mitigação/SBTI, energia, adaptação, agropecuária, transportes e cadeia de valor. Há ainda dois vídeos que trarão o papel das instituições financeiras e as convenções e negociações internacionais em clima.  
O objetivo da produção é trazer informações de forma simples para que todos possam entender e se conectar. A escolha da atriz, empresária, influenciadora e, agora, apresentadora Isabella Santoni, também é importante para que se possa falar com um público mais amplo. 
“Como empresária, sempre tive a preocupação de reduzir o impacto que a produção pode causar no planeta, e esse é um dos objetivos do projeto, mostrar como as empresas podem contribuir para um mundo melhor, mais sustentável. Ter recebido o convite para ser porta-voz de um projeto como este foi um prazer enorme, pois compartilhamos de valores semelhantes empresarialmente. Espero que possamos trazer mais visibilidade pro tema, para que mais pessoas tenham acesso à informação”, comenta Santoni. 
Os vídeos da série têm em média 5 minutos de duração e o primeiro episódio terá como tema “Fundamentos da ciência do Clima”.