Mostrar Aviso

Notícias

Painel na AgriZone destaca cooperação para transformar a agricultura brasileira em vetor de soluções climáticas

Durante a COP30, o painel “Do Debate Global à Cooperação Local: Implementando a Agenda de Sharm el-Sheikh na Agricultura Brasileira”, realizado na AgriZone, reuniu representantes de diferentes setores para discutir caminhos que conectem os compromissos climáticos globais às realidades e desafios do campo brasileiro. O encontro foi uma oportunidade importante para aproximar o debate internacional […]

Durante a COP30, o painel “Do Debate Global à Cooperação Local: Implementando a Agenda de Sharm el-Sheikh na Agricultura Brasileira”, realizado na AgriZone, reuniu representantes de diferentes setores para discutir caminhos que conectem os compromissos climáticos globais às realidades e desafios do campo brasileiro.

O encontro foi uma oportunidade importante para aproximar o debate internacional das práticas locais e discutir como empresas podem traduzir compromissos climáticos em ações concretas, especialmente em cadeias produtivas que impactam diretamente o uso da terra, a conservação da biodiversidade e a segurança alimentar.

Rubens Filho, gerente executivo de Meio Ambiente do Pacto Global da ONU – Rede Brasil, destacou que o Pacto tem trabalhado para apoiar o setor privado na implementação de práticas regenerativas e de baixo carbono, em parceria com organizações públicas e multilaterais. “Essa troca de experiências na AgriZone reforça a importância da cooperação entre todos os atores – empresas, produtores, ciência e governo – para que a agricultura brasileira seja um vetor real de soluções climáticas e não apenas parte do problema”, afirmou.

O painel reforçou o papel estratégico da colaboração entre os diferentes elos do sistema alimentar para impulsionar uma transição justa e sustentável, capaz de posicionar o Brasil como protagonista na agenda global de clima e agricultura regenerativa.