Notícias

Pacto Global da ONU vai criar banco de soluções em baixo carbono e abre edital para organizações cadastrarem seus dados

Empresas, ONGs, startups e institutos interessados podem se inscrever. Dados ficarão disponíveis para companhias comprometidas com movimento Ambição Net Zero

Maio de 2023 – A partir desta quarta, 3 de maio, organizações de todo Brasil poderão cadastrar soluções de baixo carbono para um banco de dados que tem como objetivo acelerar a mitigação de gases de efeito estufa do setor empresarial e fomentar a pesquisa, inovação e o mercado de soluções já consolidadas de baixo carbono.
Acesse o Edital
O Pacto Global da ONU no Brasil busca produtos e serviços que apoiem na descarbonização das empresas de diversos setores econômicos, considerando diferentes estágios de escala e desenvolvimento das soluções.
O edital ficará aberto até 22 de maio e todas as empresas, ONGs, Startups, Institutos e outros modelos de negócio do país podem participar. Soluções baseadas na natureza, tecnologias indígenas, quilombolas e periféricas poderão ser selecionadas com destaque.
Em parceria com a Future Carbon, serão selecionadas as organizações que terão o nome divulgado publicamente pelo Pacto Global da ONU no Brasil, sendo que as informações completas de cada solução e seu potencial de redução de emissões ficarão disponíveis para as empresas comprometidas com o Movimento Ambição Net Zero.
“O Banco de Soluções de Baixo Carbono pretende auxiliar as empresas a acelerar suas mudanças rumo ao Futuro Net Zero, conectando e dando visibilidade para quem oferece soluções mais sustentáveis e facilitando a busca das empresas que estão em sua jornada de descarbonização no Movimento Ambição Net Zero”, comenta Alexander Rose, Gerente Sênior de Meio Ambiente no Pacto Global da ONU no Brasil.
A redução da emissão de carbono é crucial e crítica para a existência de futuras gerações. E o Movimento Ambição Net Zero, hoje com 59 empresas, pretende colaborar para a Redução de 2 Giga toneladas de CO2e em emissões acumuladas até 2030, apoiando empresas em suas jornadas de descarbonização e no estabelecimento de metas baseadas na ciência.
Para isso, trabalhar com fornecedores e soluções locais, além de fomentar o investimento em inovação é indispensável para impactar positivamente a sociedade brasileira e o meio ambiente global, dentro do ODS 13 (Ação contra mudança global do clima), hoje com o apoio do Grupo Ambipar e da Future Carbon.
A Future Carbon, plataforma de soluções em descarbonização, é a mais nova embaixadora do Movimento Ambição Net Zero e o banco de soluções é o primeiro de uma série de produtos técnicos que serão realizados durante a parceria.
“O Banco de Soluções de Baixo Carbono é a primeira entrega da parceria com da Future Carbon com o Pacto Global da ONU no Movimento Ambição Net Zero. Teremos um comitê técnico transversal que, mediante critérios técnicos, organizará para as empresas signatárias do Pacto, com acesso total às empresas membros do Movimento Ambição Net Zero, uma plataforma digital com as mais diversas soluções de descarbonização. Cada empresa está em um estágio de maturidade na agenda climática, e o banco organizará as soluções em categorias para cada etapa da jornada climática das empresas rumo ao Net Zero. Com alegria, essa é mais uma iniciativa pro bono em que a Future Carbon realiza seu compromisso de contribuir com a aceleração da transição para uma economia de baixo carbono”, festeja Fabio Galindo, CEO da Future Carbon.