Notícias

Pacto Global da ONU, UNICEF, MTE e parceiros lançam Educa2030 no Brasil, com capacitação para auxiliar empresas na inclusão de jovens

Movimento ganha lançamento nacional no Museu de Arte Moderna, em São Paulo, com palestras de Benilda Brito e da astrônoma Carolina Assis;

São Paulo, 8 de maio de 2024 – O Educa2030, décimo Movimento da estratégia Ambição 2030 do Pacto Global da ONU – Rede Brasil, terá lançamento nacional no dia 8 de maio, no Museu de Arte Moderna, em São Paulo. O Movimento tem como objetivo engajar as empresas para que contribuam para a empregabilidade no país e trabalha em três pilares principais: aumento da escolaridade de funcionários e terceiros nas empresas, inclusão produtiva de jovens, com foco em Jovem Aprendiz, e desenvolvimento profissional de mulheres em áreas STEM (grupo de carreiras em ciências, tecnologia, engenharia e matemática). O Educa2030 tem como parceiros estratégicos o UNICEF e o Ministério do Trabalho e Emprego. As embaixadoras são Globo e Yduqs.

No evento, especialistas falarão sobre cada um dos pilares do Movimento: Benilda Brito (Mútua Consultoria), Gustavo Heidrich (Unicef), Rebeca Otero (Unesco), Patrícia Mota (Fundação Itaú Social ) e João Alegria (Fundação Roberto Marinho) participarão de debate sobre a escolaridade no Brasil e o papel do setor privado; a astrônoma Carolina Assis falará sobre desenvolvimento profissional de mulheres no STEM; e Gustavo Silva (MTST) trará a inclusão produtiva das juventudes, com foco no jovem aprendiz.

Além disso, a programação terá na abertura a presença de Paulo Marinho, diretor-presidente da Globo, Claudia Romano, presidente do Instituto Yduqs e vice-presidente do grupo educacional Yduqs, Adriana Alvarenga (Chefe do Escritório da Unicef em São Paulo), Rebeca Otero (Coordenadora do Setor de Educação, da Unesco) e Magno Lavigne (Secretário de Qualificação e Fomento à Geração de Emprego e Renda, do Ministério de Trabalho e Emprego).

Durante o evento, será apresentada a Jornada do Conhecimento do Educa2030 Jovem Aprendiz, que visa capacitar empresas para a inclusão de jovens aprendizes, não apenas atendendo às obrigações legais, mas também promovendo práticas sustentáveis e socialmente responsáveis, visando o fortalecimento de empregos verdes dentro das empresas.  A Jornada busca criar uma plataforma colaborativa, envolvendo empresas, instituições qualificadoras, organizações da sociedade civil e entidades governamentais para troca de conhecimento e criação de soluções conjuntas para fomentar o emprego de jovens aprendizes no Brasil.

Como o Brasil ainda enfrenta um cenário distinto do restante do mundo em que o envelhecimento da população é uma realidade, há o entendimento de que trata-se de momento decisivo para o investimento na formação e qualificação da geração que acaba de ingressar no mercado de trabalho.

“Com mais de 49 milhões de pessoas entre 15 e 29 anos, o Brasil tem uma grande oportunidade pela frente: é a hora de aproveitar a sua maior e última geração de maioria jovem. A formação profissional é fundamental para a inclusão produtiva dessa parcela da população. Pesquisa da Fundação Roberto Marinho mostra que 68% dos jovens em programas de aprendizagem conseguem empregos formais, destacando sua importância na transição para o mercado de trabalho”, explica Gustavo Heidrich, oficial de educação do UNICEF e líder da iniciativa 1 Milhão de Oportunidades. “Apesar dos desafios, como a pobreza afetando mais de 60% das crianças e adolescentes, a participação nesses programas pode fazer a diferença, capacitando jovens e gerando um impacto positivo em suas vidas e na sociedade”.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), parceiro estratégico do Educa2030, desenvolveu a iniciativa Um Milhão de Oportunidades (1MiO), uma parceria intersetorial entre empresas, governos, sociedade civil e jovens que tem como objetivo fomentar oportunidades de aprendiz, estágio, primeiro emprego e formação profissional para jovens em situação de vulnerabilidade de 14 a 29 anos em todo Brasil.  Através da plataforma ( https://1mio.com.br/), é possível fazer a conexão entre os jovens aprendizes e vagas disponíveis nas grandes empresas, além de formação para os jovens em diversas competências. 

“O setor privado é fortemente associado à geração de empregos, mas ele também tem um papel fundamental na empregabilidade no país. Por meio de três pilares de atuação, como propomos no Educa2030 – o aumento da escolaridade de funcionários e terceiros nas empresas, inclusão produtiva de jovens, com foco em Jovem Aprendiz, e o desenvolvimento profissional de mulheres em áreas STEM -, as empresas têm a oportunidade de impactar positivamente a vida daqueles que fazem parte de seu ecossistema, sobretudo dos mais vulneráveis”, comenta Carlo Pereira, CEO do Pacto Global da ONU – Rede Brasil.

As ações estão sendo construídas através da mobilização de parceiros estratégicos, como o UNICEF e o Ministério do Trabalho e Emprego, e viabilizadas por empresas embaixadoras, que são a Globo e a Yduqs. O Movimento se propõe a impulsionar o aumento da escolaridade no Brasil e promover uma agenda de inclusão socioprodutiva para todos e todas requer um esforço coordenado em várias frentes para superar os desafios existentes.

O Educa2030 foi apresentado pela primeira vez em novembro do ano passado, em evento internacional durante o Fórum Mundial de Direitos Humanos, em Genebra, como o mais recente Movimento da Estratégia Ambição 2030, criada pelo Pacto Global da ONU – Rede Brasil há dois anos. A iniciativa é um chamado urgente para o setor privado assumir metas públicas para o avanço dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Os outros nove Movimentos são: +Água, Ambição NetZero, Conexão Circular, Elas Lideram 2030, Impacto Amazônia, Mente em Foco, Raça é Prioridade, Salário Digno e Transparência 100%.