Notícias

Pacto Global da ONU reúne lideranças empresariais, cientistas e sociedade em evento especial na COP27

Business & Climate Ambition acontece no dia 14 de novembro, em Sharm El-Sheikh, e conta com grandes nomes do setor privado brasileiro para falarem sobre justiça climática e outros temas

Novembro de 2022 – Descarbonização da operação, Justiça Climática, resiliência hídrica, meio ambiente, finanças, agro sustentável, Amazônia… alguns dos principais temas debatidos na COP27 terão espaço no Business & Climate Ambition, evento organizado pelo Pacto Global da ONU, no dia 14 de novembro, no Hub Culture Climate Pavillion at The Park Regency, no Regency Park Resort, em Sharm El-Sheikh, no Egito. Os painéis terão as presenças de grandes lideranças empresariais do Brasil, representantes da ONU e da sociedade civil, além de autoridades e cientistas.
Essa é a primeira vez que o Pacto Global da ONU no Brasil terá um evento próprio durante a Conferência do Clima, a mais importante sobre o tema no mundo, que é realizada anualmente por representantes de diversos países com o objetivo de discutir as mudanças climáticas e encontrar soluções para os problemas ambientais que afetam o planeta e negociar acordos. O Business & Climate Ambition tem apoio da Ambipar, e como parceiros BRK, CBA, Klabin, Raízen e Lojas Renner.
“As empresas têm ganhado cada vez mais protagonismo nas COPs e precisamos realmente delas para cumprir os acordos e compromissos estabelecidos. Sabemos que temos um caminho difícil pela frente, mas precisamos agir e já. O setor privado brasileiro já entendeu que precisa fazer parte dessa agenda e está avançando nela. Ainda falta muito, por isso é tão importante trazermos os líderes para os debates, integrar diversas visões dentro do que podemos fazer e também mostrar os avanços que tivemos nos últimos anos. E é justamente isso que o Pacto Global da ONU no Brasil busca com o Business & Climate Ambition. Todo mundo na mesa, sem deixar ninguém para trás”, afirma Carlo Pereira, CEO do Pacto Global da ONU.
Entre os especialistas nos temas, o evento contará com Thelma Krug, vice-presidente do IPCC, Txai Suruí, liderança indígena que discursou na abertura da COP26 e Conselheira Jovem do Pacto Global da ONU no Brasil, Gonzalo Muñoz, High Level Climate Champion da UNFCCC, Carlos Nobre, cientista e membro da Academia Brasileira de Ciências, Denise Abdul Rahman, defensora internacional dos temas de energia, meio ambiente e Justiça Climática, Raull Santiago, ativista.
O Pacto Global da ONU no Brasil é a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do país, e a segunda maior rede da organização com mais de 1800 organizações participantes, criada em 2000. Localizado em um território complexo e de dimensões continentais, com grandes desafios da preservação dos biomas originais, em especial a Amazônia, aliado a desafios na produção agropecuária, da indústria e serviços, o Pacto Global da ONU no Brasil não poderia deixar de zelar e agir pelo ODS 13, de combate às mudanças climáticas.
Confira a programação completa:
Abertura
·        Rodolfo Sirol, Diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CPFL Energia e Presidente do Conselho do Pacto Global da ONU no Brasil·        Carlo Pereira, CEO, Pacto Global da ONU no Brasil·        Txai Suruí, liderança indígena e Conselheira Jovem do Pacto Global da ONU no Brasil
Painel Estratégias de Descarbonização no Setor PrivadoKeynote Speaker: Thelma Krug, Vice-presidente do IPCC
·        Davi Bomtempo, Gerente Executivo de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Confederação Nacional da Indústria.·        Lilian Taise Beduschi, Gerente de Sustentabilidade do Grupo Malwee.·        Paulo Pianez, Diretor de Sustentabilidade e Comunicação Corporativa da Marfrig.·        Rodolfo Sirol, Diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CPFL Energia e Presidente do Conselho do Pacto Global da ONU no Brasil.·        Lígia Ramos, Coordenadora de Engajamento para América Latina da iniciativa Science Based Targets (SBTi).
Painel Justiça Climática: como a geografia e gênero impactam pessoas de forma desigual
·        Amanda Costa, Diretora Executiva do Instituto Perifa Sustentável e Jovem Conselheira do Pacto Global da ONU no Brasil.·        Jean D´Cunha, Consultora Global sobre Imigração da ONU Mulheres.·        Patricia Pinho, Diretora Adjunta de Ciências do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM).·        Puyr Tembé, Coordenadora Executiva da FEEPIPA.·        Patricia Iglecias, Diretora-Presidente da CETESB.·        Raull Santiago, Ativista e Jovem Conselheiro do Pacto Global da ONU no Brasil.
Painel Finanças: mobilização de capital para transição climática/econômica: mitigação e adaptaçãoKeynote Speaker: Gonzalo Muñoz, High Level Climate Champion da UNFCCC
·        Rafael Tello, Diretor de Sustentabilidade da Ambipar.·        Gustavo Montezano, CEO do BNDES.·        Solange Ribeiro, Vice-Presidente da Neoenergia.·        Rebeca Lima, Diretora Executiva do CDP América Latina.
Painel Agricultura de Baixo Carbono: mitigação e resiliência
·        Marcos Jank, Professor sênior de Agrobusiness Global e coordenador do Centro de Agrobussiness Global do Insper.·        Evandro Gussi, Presidente do Única.·        Alessandra Fajardo, Diretor da América Latina deFood Value Chain Partnership da Bayer.·        Paula Kovarsky, Vice-Presidente de Sustentabilidade da Raízen·        Karen Oliveira, Diretora de Políticas Públicas e Relações Governamentais da TNC Brasil.
Painel Amazônia: aliando preservação à oportunidades de negóciosKeynote Speaker: Carlos Nobre, Cientista, Academia Brasileira de Ciências
·        Marina Ferro, Gerente-executiva de Empresas e Responsabilidade Social do Instituto Ethos.·        Denise Hills, Diretora de Sustentabilidade da Natura &Co América Latina.·        Tasso Azevedo, Coordenador Técnico Observatório do Clima do Mapbiomas.·        Patricia Ellen, Co-fundadora da Aya Earth Partners.·         Camila Valverde, COO do Pacto Global da ONU no Brasil.
Painel Resiliência Hídrica e Adaptação Climática: risco hídrico e impacto financeiro, incluindo cadeia de valorKeynote Speaker: Denise Abdul Rahman, defensora internacional dos temas de energia, meio ambiente e Justiça Climática
·        Andre Ferretti, Gerente Sênior de Economia da Biodiversidade da Fundação Grupo Boticário.·        Cristiano Teixeira, CEO da Klabin.·        David Canasa, CEO da Reservas Votorantim.·        Teresa Vernaglia, CEO da BRK Ambiental.·        Cheryl Hicks, Sênior Advisor do Water Resilience Coalition.
 O evento não será transmitido, porém em breve compartilharemos a gravação dos painéis.