Notícias

Pacto Global da ONU – Rede Brasil promoveu Diálogos Oceânicos com foco em transição energética e combate à poluição marinha

Em parceria com o Porto do Açu, evento faz parte de iniciativas do G20 e é o segundo realizado no Rio de Janeiro

São Paulo, 02 de julho de 2024 – Como parte da estratégia do Oceans 20, o Grupo de Engajamento de Oceano do G20, o Pacto Global da ONU – Rede Brasil, em parceria com o Porto do Açu, promoveu no dia 1º de julho, o evento ‘Diálogos Oceânicos’, na Casa de Cultura Laura Alvim, no Rio de Janeiro. A proposta foi que as ideias trazidas durante os debates realizados ao longo da tarde fossem incorporadas em um documento oficial, com os principais desafios e oportunidades nessa temática, que foi entregue aos líderes do G20 e outros stakeholders.

“Estamos em um momento único para o Brasil. Ocupamos a presidência do G20 e o país é um dos líderes quando os assuntos são transição energética e combate à poluição marinha. É importantíssimo que essas de discussões ocorram e que mostremos a nossa importância para que as mudanças necessárias sejam aplicadas e efetivas” – comenta Carlo Pereira, CEO do Pacto Global da ONU- Rede Brasil.

O encontro se somou a outros que ocorreram em outros países no âmbito do G20, e tratou principalmente da transição energética e do combate à poluição marinha em três painéis: ‘Transição Energética: O Papel dos Portos’, que discutiu como os portos se tornaram cruciais na implementação de tecnologias verdes, na redução das emissões de carbono e podem se transformar em hubs de energia limpa, facilitando a adoção de combustíveis alternativos e práticas sustentáveis no setor marítimo. Com participação do Porto do Açu, complexo porto-indústria localizado no Norte Fluminense, o painel abordou ainda como o setor está contribuindo para descarbonização marítima e detalhou o case do Açu de transformação em hub de energias renováveis e indústria de baixo carbono.

“O Porto do Açu possui diferenciais e vocação para atrair o desenvolvimento da indústria de baixo carbono para o país. Temos a visão de sermos reconhecidos como o Porto da Transição Energética no Brasil, contribuindo para o desenvolvimento regional e promovendo uma transição justa e sustentável, e estamos investindo e direcionando esforços nesse caminho.”, afirma Vinicius Patel, diretor de Administração Portuária do Porto do Açu.

Em seguida, especialistas seguiram no tema na mesa ‘Transição Energética: o Papel dos Países do G20 e de Múltiplos Atores’, em que falaram sobre a implementação de políticas, tecnologias e práticas que promovem a descarbonização, a eficiência energética e a adoção de energias renováveis, ressaltando a importância da cooperação internacional e do compromisso coletivo.

Para fechar a tarde, o painel ‘Conservação Marinha: Acelerando Projetos para Combater a Poluição Marinha’ discutiu a implementação de programas eficazes para combater a poluição marinha, destacando iniciativas como o Blue Keepers, do Pacto Global da ONU – Rede Brasil, que mobilizam comunidades e empresas para a conservação do oceano e a redução da poluição por resíduos.