Notícias

Pacto Global da ONU – Rede Brasil promoveu ações de fomento à empregabilidade e aumento da escolaridade durante o Festival LED – Luz na Educação, no Rio de Janeiro

No evento, que aconteceu nesta sexta e sábado, foram realizadas séries de oficinas e palestras no estande Espaço 1MiO - Pacto Global da ONU

Rio de Janeiro, 23 de junho de 2024 – Fomentar a empregabilidade jovem por meio de ações junto ao setor corporativo é um dos pilares do Movimento Educa2030, e esse foi o foco das ações que o Pacto Global da ONU – Rede Brasil promoveu no Espaço 1MiO – Pacto Global da ONU no Festival Led – Luz na Educação, que aconteceu nesta sexta-feira (21 de junho) e sábado (22 de junho) no Museu de Arte do Rio (MAR) e no Museu do Amanhã.

As palestras e oficinas foram realizadas ao longo dos dois dias do evento, das 9h30 às 18h, que teve a participação da COO e Diretora de Impacto do Pacto Global da ONU – Rede Brasil, Camila Valverde, na abertura do segundo dia do evento, 22 de junho, ao lado de representantes do MAR (Museu de Arte do Rio) e do Museu do Amanhã. Camila Valverde falou sobre o Movimento Educa2030, que tem como objetivo engajar as empresas para que contribuam para a empregabilidade jovem no país.

Entre as atividades do Espaço 1MiO – Pacto Global da ONU, no Museu do Amanhã, ocorreu a Roda de Conversa com o tema ´Juventude e Empregabilidade – Diversidade e Oportunidades no Mundo do Trabalho´, com a participação da Diretora de Responsabilidade Corporativa e Direitos Humanos da L’Oréal Brasil, Helen Pedroso; Jordane Vieira, HR Talent Acquisition; Daniela Redondo, diretora executiva do Instituto Coca-Cola Brasil; e Daniely Gomiero, vicepresidente e diretora de Desenvolvimento Humano e Organizacional, Cultura e Sustentabilidade do Instituto Claro, na sexta-feira. E, no sábado, Oficina Interativa sobre Tecnologia e Inteligência Artificial na Educação e no Mundo do Trabalho, ministrada pelo
Instituto Oportunidade Social e TOTVS.

Confira a programação abaixo:

Dia 21
9h30
– Boas-vindas e acolhimento dos jovens
10:15 – 11h – Atividade Cultural: Poesia e história de vida – transformação de vidas no território por meio da educação e arte, com participação de poeta e empreendedor social Anderson Gonçalves Vieira – Jedai.
11h30 – 12h30 – Roda de Conversa: Juventude e Empregabilidade – Diversidade e Oportunidades no Mundo do Trabalho, com a participação da Diretora de Responsabilidade Corporativa e Direitos Humanos da L’Oréal Brasil, Helen Pedroso; Jordane Vieira, HR Talent Acquisition; Daniela Redondo, diretora executiva do Instituto Coca-Cola Brasil; e Daniely Gomiero, vice-presidente e diretora de Desenvolvimento Humano e Organizacional, Cultura e Sustentabilidade do Instituto Claro.
13h30 – 14h – Atividade Cultural – Som que Brilha – Celebrando a Potência da Juventude com Música.
14h – 15h – Oficina Interativa sobre Tecnologia e Inteligência Artificial na com participação da cantora e compositora Thalia Araújo, do coletivo Fala Akari. Educação e no Mundo do Trabalho.
15:30 – 16:30 – Roda de Conversa – Juventudes no Plural – Reconhecer e celebrar a diversidade e a inventividade das juventudes no Brasil. Destacando o papel ativo e inovador dos jovens na construção de soluções de impacto social, com participação de Lucena Ferreira, mobilizadora municipal do NUCA (Núcleo de Cidadania de Adolescentes do UNICEF) e de Thaís Hellen Sousa da Silva (Aimará Pitaguary, seu nome indígena), também é membro do NUCA e representa o Ceará como indígena no Conselho Jovem do UNICEF.
16:40 – Atividade Cultural – Sarauzão Led: lançando luz nas poesias e artes das juventudes: Momento dedicado à expressão da força e criatividade dos jovens através da cultura, com o promotor cultural Mattheus Oliveira.

Dia 22
9h30 – 10h – Boas-vindas e acolhimento de jovens
10:15 – 11h – Atividade Cultural: Poesia Indígena, com Thaís Hellen Sousa da Silva (Aimará Pitaguary, seu nome indígena), também é membro do NUCA e representa o Ceará como indígena no Conselho Jovem do UNICEF.
11h30 – 12h30 – Roda de Conversa – Como Mobilizar Jovens para a Transformação Social por Meio da Educação entre Pares, com participação de Karina Santos da Silva, participante do NUCA (Núcleo de Cidadania de Adolescentes do UNICEF) e de Erick Soares, morador de favela, ator, diretor, roteirista e pesquisador dos direitos humanos.
13h30 – 14h – Atividade Cultural
14h – 15h – Oficina de Saúde Mental: Respiração e Autocuidado, com Leandro Gonçalves, cofundador do Coletivo Favela Terapia e Jovem Mentor na ASEc+, e Grazielle Serafim Nogueira, psicóloga, Defensora dos Direitos humanos e promoção da saúde pela FIOCRUZ, participante e uma das fundadoras do Projeto Favela Terapia.
15h30 – 16h30 – Roda de Conversa – Justiça climática: impacto das mudanças climáticas para as juventudes da Amazônia às periferias do Sudeste, com Mattheus Oliveira, acadêmico de Gestão Pública, é cofundador da ONG COJOVEM, dedicada ao advocacy sobre juventude e meio ambiente no estado do Pará, e Raull Santiago, ativista brasileiro, conselheiro Jovem do Pacto Global da ONU no Brasil e um dos fundadores da “Coletivo Papo Reto”.
16h40 – 16:40 – Atividade Cultural Som que Brilha – Celebrando a Potência da Juventude com Música, com participação da cantora e compositora Thalia Araújo, do coletivo Fala Akari.