Notícias

Pacto Global da ONU – Rede Brasil marca presença na abertura do G20 e reunião inaugural da Task Force de Integridade e Compliance 

Durante a abertura da Força-Tarefa de Integridade e Compliance do B20 (ICTF), que ocorreu na sexta-feira, dia 23, o Pacto Global da ONU - Rede Brasil marcou presença na reunião inaugural online. Com mais de 120 membros, a organização destacou seu compromisso contínuo na luta anticorrupção por meio das ações promovidas pela Plataforma de Ação Contra Corrupção.

A Plataforma de Ação contra Corrupção reforça seu compromisso com a ética e a transparência, participando da Task Force e promovendo práticas comerciais responsáveis. 


Março 2023 – O B20 Brasil tem como foco principal a elaboração e apresentação de documentos que contenham recomendações de políticas públicas para o G20. Conhecidos como Policy Papers, eles serão apresentados na última cúpula do B20 Brasil — a ser realizada em data próxima à última cúpula do G20.

Durante a abertura da Força-Tarefa de Integridade e Compliance do B20 (ICTF), que aconteceu no dia 23 de fevereiro, o Pacto Global da ONU – Rede Brasil marcou presença na reunião inaugural online. Com mais de 120 membros, a organização destacou seu compromisso contínuo na luta anticorrupção por meio das ações promovidas pela Plataforma de Ação Contra Corrupção. A reunião teve início com um agradecimento especial a todos os participantes pelo apoio no retorno do ICTF sob a presidência brasileira, reconhecendo a importância do tema. 

A Plataforma de Ação contra Corrupção do Pacto Global da ONU participa da Task Force (Força Tarefa) de Integridade & Compliance, que desenvolve discussões cruciais sobre medidas anticorrupção, práticas comerciais éticas, conformidade, governança corporativa e padrões de comportamento ético no setor empresarial. 

No âmbito desta Task Force, foi enfatizada a necessidade de transformar a luta contra a corrupção em um movimento em prol da transparência e da integridade, visando promover uma cultura corporativa ética e uma sociedade mais igualitária. 

Claudia Sender, membro do conselho e presidente do ICTF, juntamente com Fabiana Leschziner, vice-presidente e conselheira geral de Compliance da Embraer e vice-presidente do ICTF, e Reynaldo Goto, diretor de Compliance da BRF e gerente de programa do ICTF, lideraram a reunião inaugural do ICTF. Todos os co-presidentes também participaram e fizeram discursos de apresentação. 

No decorrer da reunião, eles apresentaram a estrutura do B20, suas diretrizes, o ciclo e calendário do B20 e as principais entregas do grupo. Essas informações foram fundamentais para estabelecer a direção e os objetivos do ICTF sob a nova liderança. A Deloitte, atuando como parceira de conhecimento do ICTF, apresentou tendências globais sobre o tema de integridade e compliance. 

Fiquem por dentro de tudo que está acontecendo no B20 e no Pacto Global em 2024. Todos que desejam se manter informados, não deixem de conferir nossa agenda! 

Temas prioritários 

Com base nisso, a Força-Tarefa de Integridade e Compliance definiu quatro temas prioritários para orientar seu trabalho. Primeiramente, a equipe se concentrará em incentivos e ações coletivas para combater a corrupção verde, um problema emergente na era da sustentabilidade. Em segundo lugar, a governança da sustentabilidade e a gestão da cadeia de suprimentos serão examinadas para garantir práticas éticas e responsáveis. 

Em terceiro lugar, o grupo abordará o desenvolvimento responsável e a utilização de Inteligência Artificial generativa, um campo em rápido crescimento com implicações significativas para a ética empresarial. Por fim, a liderança ética será promovida, com foco especial na criação de um ambiente de trabalho seguro e saudável. 

G20 e B20 

Em 2024, o Brasil assumiu pela primeira vez a liderança do G20, hospedando a XIX Cúpula no Rio de Janeiro, com o tema “Crescimento Inclusivo para um Futuro Sustentável”. Além do Pacto Global da ONU – Rede Brasil estar presente durante a abertura do G20, também contribuiu ativamente em várias Task Forces. 

O Grupo dos Vinte (G20) desempenha um papel crucial como o principal fórum para a cooperação econômica internacional, influenciando significativamente a governança global em questões econômicas de importância internacional. 

Por sua vez, o Business 20 (B20) representa o canal oficial de diálogo entre o G20 e a comunidade empresarial global, dedicando-se principalmente à formulação de recomendações políticas específicas para o G20. 

Para saber mais sobre os avanços das empresas em anticorrupção, acesse a página de Ação contra Corrupção! 

Texto: Brener Pompêo – Foto: Divulgação