Notícias

Pacto Global da ONU – Rede Brasil lança campanha anticorrupção para a Agroindústria

Série de vídeos “No fundo você já sabe” contou com um lançamento internacional no evento paralelo do Pacto Global da ONU – Rede Brasil em Paris

Abril de 2024 – A Plataforma de Ação Contra a Corrupção do Pacto Global da ONU – Rede Brasil lançou a versão em inglês da série de vídeos da campanha “No fundo você já sabe” da Ação Coletiva Anticorrupção da Agroindústria no dia 25 de março em Paris, França. Os oito vídeos animados que compõe a campanha abordam dilemas do dia a dia empresarial destacando as melhores práticas de integridade em conformidade com o Guia Anticorrupção da Agroindústria desenvolvido em 2022 pela Ação Coletiva Anticorrupção da Agroindústria.

A série de vídeos busca indicar, em episódios curtos, qual é a melhor forma de agir diante de situações cotidianas que podem envolver riscos de corrupção. Desde dezembro de 2023, os vídeos disponíveis em português, agora, também contam com versões em inglês. O lançamento internacional aconteceu durante a segunda edição do evento paralelo ao Fórum Anticorrupção e Integridade da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em Paris, “Integridade & Negócios no Brasil: promovendo a confiança e a cooperação” realizado pelo Pacto Global da ONU – Rede Brasil em parceria com o ICC Brasil e com o apoio da Aegea.

“O audiovisual é uma ferramenta importante de disseminação de informação para a sociedade. Os vídeos curtos de linguagem prática e direta possuem um alcance muito maior do que guias escritos. Inovar na apresentação do conteúdo é uma das nossas estratégias de promoção de transparência e integridade no ambiente corporativo”, comenta Chantal Castro, gerente Anticorrupção do Pacto Global da ONU – Rede Brasil.

A Ação Coletiva da Agroindústria é uma iniciativa baseada em princípios da qual participam empresas do setor comprometidas com uma série de valores norteadores de conduta íntegra que buscam mobilizar o setor na consolidação de um ambiente de negócios cada vez mais ético e transparente. O grupo discute e implementa estímulos para a prevenção e combate à corrupção no setor e geração de oportunidade em bases sustentáveis.

Além do lançamento internacional da campanha “No fundo você já sabe”, o evento paralelo realizado em Paris buscou debater os desafios e as tendências brasileiras e internacionais na luta contra a corrupção especialmente no setor privado. Os painéis apresentados foram: ‘Qual é o papel do setor privado na promoção da integridade e da credibilidade do país?’; ‘Cenário global da luta contra a corrupção – avanços e tendências’; e ‘O Brasil na Presidência do G20 – desafios e expectativas para os negócios’ e contaram com a participação de Renato Machado, da CGU, Delia Rubio, da Transparência Internacional, Nicola Bonucci, do Basel Institute, Ana Aranha, do Pacto Global e empresas brasileiras como Eletrobras, Aegea, BRF, Schneider, Pinheiro Neto Advogados e Unilever. O evento foi encerrado com uma fala da keynote speaker Froukje Boele, Head de Políticas Públicas e Programas Regionais da OCDE.

“O Fórum de Anticorrupção e Integridade da OCDE tem grande relevância global, ainda mais no ano em que a Convenção da OCDE Antissuborno completa 25 anos e o 10o princípio do Pacto Global completa 20 anos. Este princípio joga luz sobre a importância de o setor privado combater todas as formas de corrupção, inclusive extorsão e propina. Para as empresas da rede brasileira é importante participar desses momentos de discussão global que promovem a integridade nas organizações e em suas cadeias de valor.” comenta Camila Valverde, Diretora de Impacto e COO do Pacto Global da ONU – Rede Brasil.

Confira alguns dos vídeos, disponíveis em português, aqui e aqui.