Notícias

Pacto Global da ONU no Brasil revela indicadores das empresas em metas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Contra a Corrupção

Relatório ‘1 Ano de Ambição 2030’ traz resultados das organizações comprometidas com os Movimentos da estratégia lançada para acelerar a agenda de sustentabilidade

Relatório ‘1 Ano de Ambição 2030’ traz resultados das organizações comprometidas com os Movimentos da estratégia lançada para acelerar a agenda de sustentabilidade
Agosto de 2023 – O Pacto Global da ONU – Rede Brasil apresenta nesta segunda-feira, 21 de agosto, o relatório ‘1 Ano de Ambição 2030’, a primeira publicação com os indicadores da estratégia formada por oito grandes Movimentos, criados para acelerar as metas propostas pela Agenda 2030 da ONU. Alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) é uma prioridade e a adesão do setor privado é fundamental para isso. Essa primeira mensuração já oferece os resultados das organizações que se comprometeram com os Movimentos, mostrando, entre outros resultados, que a participação nas iniciativas da Ambição 2030 contribuíram na mudança de políticas e práticas organizacionais e no avanço das metas.
Acesse o relatório na íntegra:

Português
Inglês
Espanhol

Os indicadores foram calculados com base em dados fornecidos por mais de 200 organizações, que assumiram cerca de 300 compromissos em sete dos oito movimentos: Mente em Foco, Elas Lideram 2030, Salário Digno, Raça é Prioridade, Ambição Net Zero, +Água e Transparência 100%. O oitavo Movimento, o Conexão Circular, foi criado em março de 2023 e, por isso, ainda não teve indicadores mensurados.
“Esse relatório traz o resultado da Ambição 2030 e é um retrato do quanto podemos ajudar a acelerar a transição necessária para um planeta mais justo e sustentável, pois mostra que só é possível avançar por meio de metas ambiciosas. Precisamos celebrar esse um ano com o primeiro levantamento dos indicadores, mas ainda há um caminho longo pela frente para percorrer”, comenta Carlo Pereira, CEO do Pacto Global da ONU – Rede Brasil. “Para uma empresa participar de um Movimento da Ambição 2030, é preciso que as lideranças empresariais assumam compromissos públicos e precisamos que mais empresas se juntem a nós”.
Os dados fornecidos pelas empresas permitiram observar, por exemplo, o quanto já estão inseridas nos temas e avançaram nas metas de cada movimento, os principais desafios para alcançá-las e o quanto participar da Ambição 2030 está contribuindo para o desenvolvimento dos temas em suas organizações. Entre os principais desafios apontados para alcançar as metas em cada movimento está a questão orçamentária. No Salário Digno, por exemplo, foi o principal motivo indicado por 69% das participantes. Já no Mente em Foco, além deste fator, questões relacionadas ao engajamento das lideranças foram destacadas por 25% das empresas.
As organizações ainda têm muito a evoluir, mas o fato de terem assumido compromisso público ajuda a avançar nas metas. A comunicação dos indicadores é um diferencial que as empresas participantes passam a ter de posicionamento junto à sociedade. Assim, a expectativa do Pacto Global é que este relatório cresça a cada ano, com números cada vez melhores, mais impacto positivo e com mais empresas comprometidas.
Conheça alguns indicadores de cada um dos Movimentos e suas metas até 2030:
+Água – É uma iniciativa para aceleração da universalização do saneamento e segurança hídrica do Brasil e tem a ambição de impactar a vida de mais de 100 milhões de pessoas. A definição de metas é tida como uma maneira poderosa de impulsionar as empresas com vantagem competitiva na transformação da sociedade, para a universalização do saneamento e a segurança hídrica no País, avançando no ODS 6 (Água Potável e Saneamento).
Entre as participantes do Movimento:
· 72% têm integração do ODS 6 na estratégia de negócios e de gestão da organização.· 56% das respondentes estão comprometidas com as metas 1 e 2 (ter 99% de pessoas com acesso à água potável e 90% com coleta e tratamento de esgoto).
Ambição Net Zero – A redução da emissão de carbono é uma das principais temáticas mundiais dentro da Agenda 2030. E o Movimento Ambição Net Zero pretende colaborar para a Redução de 2 Giga toneladas de CO2e em emissões acumuladas. Para isso, trabalhar localmente com reduções de emissões de gases de efeito estufa é indispensável para impactar positivamente a sociedade brasileira e o meio ambiente global, dentro do ODS 13 (Ação contra mudança global do clima).
Os indicadores colhidos mostram, por exemplo, que:
· 47% das respondentes assumiram o compromisso de publicar o inventário de gases de efeito estufa e possuem compromisso com SBTi a nível local.· 10,5% assumiram o compromisso de divulgar publicamente o inventário de gases de efeito estufa e possuem compromisso com a SBTi em nível internacional (incluindo operações no Brasil).
Elas Lideram 2030 – Para Igualdade de Gênero (ODS 5), o Movimento Elas Lideram 2030 busca ajudar as empresas a assumirem e atingirem metas concretas pela equidade de gênero, tendo ao menos 50% de mulheres em cargos de alta liderança. O objetivo final é ter mais de 1.500 empresas comprometidas, promover 11 mil mulheres para esses cargos até 2030 e ter pelo menos 150 lideranças de alto nível engajadas com esta ambição.
Veja alguns indicadores mensurados:
· Entre as respondentes, 41% já têm entre 30% e 50% de mulheres no quadro de alta liderança e 35% têm entre 30% e 50% de mulheres em cargos de liderança.· Em 70% das companhias, o número de mulheres que compõem a força total de trabalho fica entre 30% e 80%.· O número de mulheres negras nas companhias participantes é inferior a 15%, independente da função e cargo.· Mulheres com deficiência são menos de 1% em mais de 50% das empresas participantes, independente de cargo e função.· 40% das respondentes não aplicam nenhuma metodologia de transversalidade de gênero nas políticas de remuneração e benefícios.
Mente Em Foco – Com o propósito de promover Saúde e Bem-estar (ODS 3), a iniciativa convida empresas e organizações brasileiras a trazerem para o centro das decisões a pauta da saúde mental, estimular a discussão sobre o tema, estabelecer ações concretas e de suporte aos seus colaboradores e criar um ambiente de trabalho saudável.
Alguns indicadores do Movimento mostram que:
· 85% das participantes informaram oferecer um ou mais profissionais de referência para aconselhamento e atendimento em saúde mental;· Mais de 80% das empresas não registram os atendimentos por identidade de gênero e raça/cor· 60% das empresas indicam realizar ao menos 1 avaliação anual dos(as) colaboradores(as) no aspecto saúde mental· Mais de 25% dos respondentes apontaram questões relacionadas ao engajamento da alta liderança entre os principais desafios/dificuldades para evolução do tema.
Raça É Prioridade – Dentro da busca pela Redução das Desigualdades (ODS 10), a iniciativa trabalha para alcançar mais de 15 mil pessoas negras (negras, indígenas, quilombolas, ou pertencentes a outro grupo étnico minoritário) em cargos de liderança até 2030, mais de 20 mil pessoas negras capacitadas, com mais de 1.500 empresas comprometidas com esse tema fundamental para o Brasil.
Entre as empresas respondentes:
· 18,68% é a média de pessoas negras em cargos de liderança e 33%, no quadro funcional;· 81,25% já realizaram censo racial, em sua maioria autodeclarado;· Mais de 50% das participantes avaliam que o Movimento tem contribuído para mudanças de políticas e práticas, no engajamento da alta liderança e no avanço das metas com relação ao tema. 
Salário Digno – Tem a ambição de garantir 100% de salário digno para funcionários e funcionárias, incluindo operações, contratados(as), e/ou terceirizados(as) e engajar toda a cadeia de suprimentos para desenvolver metas de salário digno, aspecto essencial para a promoção das garantias para que trabalhadores e trabalhadoras, suas famílias e comunidades possam viver com dignidade e ter um padrão de vida decente na busca pelo ODS 8 (Trabalho decente e crescimento econômico).
Confira alguns indicadores deste Movimento:
· 37% das participantes informaram que já oferecem um salário digno;· 47% responderam que estão em fase de implementação de um salário digno.· 31,5% empresas estão em processo de identificação de metodologia para cálculo de salário digno;· 519% é a diferença entre a pessoa mais bem remunerada e todos os colaboradores.
Transparência 100% – A iniciativa tem o objetivo de desenvolver instituições eficazes, responsáveis e transparentes em todos os níveis, encorajando e capacitando as empresas para ir além das obrigações legais, fortalecendo mecanismos de transparência e integridade, dentro do ODS 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes).
As informações colhidas até o momento mostram que entre essas organizações:
· 70% não publicam as interações relevantes com agentes públicos;· 40% informaram que publicam sobre a existência de critérios de integridade na política de remuneração variável para a alta administração.· 10% divulgam o percentual de fornecedores/terceiros de alto risco treinados em integridade.
Conexão Circular – O Movimento, ligado ao ODS 12 e economia circular, busca assegurar padrões de produção e de consumo responsáveis. A iniciativa convida as empresas a assumirem e implementarem metas, garantindo até 2030 que zero resíduo seja mandado para aterro sanitário; e que tenham modelo de negócio circular implementado. Para isso, as empresas precisam definir e pôr em prática iniciativas e projetos que criem processos alinhados com a eliminação de resíduos e da poluição desde o princípio, manutenção do uso de produtos e materiais e regeneração de sistemas naturais.
Acesse o relatório na íntegra:

Português
Inglês
Espanhol